Pages

quinta-feira, 10 de março de 2011

Wikileaks:Serra prometeu mais alinhamento aos EUA e criticou Lula

Era 18 de dezembro de 2009. No dia anterior, o então governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), divulgara nota desistindo da candidatura à Presidência da República. No Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, seu correligionário, José Serra, que se recusava a tratar de uma eventual candidatura publicamente, sugeria ao secretário-assistente para o Hemisfério Ocidental do Governo dos EUA, Arturo Valenzuela, que como presidente conduziria uma política externa mais alinhada com os Estados Unidos.

É o que revela o novo lote de telegramas vazados pelo site Wikileaks para blogs, cujo recorte é a eleição presidencial de 2010. Durante os 90 minutos do encontro, Serra criticou a política externa do governo Lula, disse que as referências do governo americano a uma "relação especial" com Lula não agradavam a todos os segmentos do Brasil e "poderiam ser manipuladas pelo PT". A conversa parece não ter impressionado o secretário: "Serra pareceu em geral mal informado ou desinformado sobre recentes desdobramentos no Cone Sul, inclusive sobre a situação do presidente [Fernando] Lugo do Paraguai [então às voltas com uma série de reconhecimentos de paternidade], parecendo imerso principalmente na política brasileira provinciana", relata o documento.

Então líder nas pesquisas de intenção de voto, Serra  disse a Valenzuela que o Brasil estava alcançando níveis nunca vistos de corrupção e que o PT e sua coalizão de apoio usavam os crescentes gastos públicos para construir uma máquina eleitoral. Somado ao fato de o PSDB, segundo o ex-governador, Serra ser relativamente mais pobre, Serra deu a Valenzuela a impressão de não estar firmemente convencido de que venceria as eleições presidenciais.

Em sua passagem pelo Brasil, Valenzuela já havia participado de um almoço com analistas políticos e econômicos, entre eles o ex-ministro de Relações Exteriores Celso Lafer, o ex-embaixador do Brasil nos EUA Rubens Barbosa e o ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Jose Goldemberg, entre outros. As opiniões deste último aparecem com destaque no documento vazado pelo Wikileaks. Segundo o relato, Goldemberg teria classificado a performance do presidente Lula na Conferência sobre o Clima (COP-15), como "medíocre" e sugerido que os países de ponta deveriam reunir-se em pequenos grupos para fazer avançar questões de financiamento e fiscalização.

A assessoria de José Serra informou ao jornal Valor Econômico que o ex-governador tucano está em viagem no exterior e, por ora, não se pronunciará a respeito.

6 Comentários:

X-MAN disse...

nos livramos do demo em pessoa, essa turma queria fazer no Brasil o que fazem em sp, seria o fim do Brasil como país independente e livre. Se hoje não está bom, com a multi deitando e rolando no´país e os investidores internacionais embolsando uma grana preta imagina com esses entreguistas descarados? Só isso sobrar a fome a miseria pro povo, como bem tentou o fhc. E vem aí mais um entreguistas disfarçado de bom moço e com cara de galã de filme b, cuidado com ele!

Da Vida e Alem disse...

Formação de quadrilha: alckimin odiava serra, que odiava aécio, que odiava a folha, que odiava o estado de minas, que odiava o estado de são paulo, que amava fhc, que amava os EUA, que amava bill clinton, que odiava fhc. Serra perdeu as eleições. Alckimin se livrou de Serra. Aécio, quietim, morria de rir. O Brasil, que não havia entrado na história, não se casou com nehum deles, e foi feliz para sempre.

Baixando na Faixa disse...

Medíocre? Está mais pra esquizofrênico.



Documentário - Honduras: Semente de Liberdade
conheceça os fatos que a imprensa corporativista (incluindo a brasileira) esconde sobre o golpe em Honduras.
http://snipurl.com/261wc4

Anônimo disse...

Esse monstro queria dar o PAÍS ( BRASIL ), com fizeram com São Paulo, mas não entendo o povo paulista, sofrem o ano todo, mas votam nesses CANALHAS.

MARCOS disse...

Prometeu também alterar o marco regulatório do Pré-sal para doar aos EUA nossa riqueza!!!

Geysa Guimarães disse...

Bateu continência para o Tio Sam mas se esqueceu de combinar com o povo brasileiro.
E deu DILMA. Viva Lula!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração