Pages

sábado, 19 de março de 2011

Por que Lula é "o cara" e FHC é personagem da revista "Caras"

O Itamaraty convidou todos os ex-presidentes brasileiros para o almoço que será oferecido ao presidente dos EUA, Barack Obama, no sábado, em Brasília.

O presidente Lula, segundo sua assessoria, declinou do convite, entendendo que o encontro é mais apropriado aos chefes de Estado.

Lula é ciente da responsabilidade de seu papel e de sua dimensão política. Haveria um gesto carregado de simbolismo político se ele fizesse uma distinção especial ao presidente dos EUA e não fizesse o mesmo às dezenas de presidentes africanos, latino-americanos e asiáticos que visitam o Brasil.

É como aquela história que ele conta, quando estava na presidência e no primeiro encontro de presidentes, todos se levantaram da cadeira quando Bush chegou, e ele não, afinal ninguém havia se levantado quando ele (Lula) havia chegado, então por que fazer um distinção especial ao presidente dos EUA? E não houve nenhum atrito nas boas relações por isso.

Voltando ao almoço do Itamaraty, se Lula fosse, compareceria como líder político, e estaria ali prestigiando não a pessoa de Obama, com quem sempre se relacionou bem pessoalmente, e sim as políticas que Obama carrega na bagagem, onde há contenciosos bilaterais e multilaterais com o Brasil em disputa.

E que sentido político haveria num encontro destes? Falar o quê, se Dilma dirá tudo o que o Brasil e ele teriam a dizer?

Só faria sentido fazer tal distinção especial, se Obama viesse ao Brasil anunciar alguma mudança de posição no protecionismo comercial, na flexibilização da posição dos EUA na rodada de Doha ou na conferência do clima; enfim, algum acordo importante para o Brasil ou para os países mais pobres, negociado ao longo do governo Lula, que estivesse sendo destravado. Fora isso, estaria apenas prestigiando indiretamente e sem querer, as posições estadunidenses travadas nas mesas de negociação internacionais.

Já FHC fez a mala e desembarcou em Brasília ainda na sexta-feira, a tempo de ser o primeiro da fila na "boca livre".

FHC não tem esse problema, porque ele também é ciente de sua dimensão política. No caso, da pouca dimensão que tem, pelo legado sofrível que deixou do seu governo e pelo próprio correr do tempo. FHC não vai prestigiar, vai atrás de prestígio para si. Com isso, animará metade da platéia de leitores demo-tucanos do PIG com suas fotos para revista "Caras", e irritará a outra metade ao ir, mais uma vez, bajular a presidenta Dilma Rousseff.

20 Comentários:

MA_Jorge disse...

O grande problema do esterco é ficar sempre remechendo nele, o cheiro volta a aparecer. FHC é deste tipo, sempre a lembrar o cheiro nauseabundo com sua presença.

Ana Cruzzeli disse...

O Lula é muito cuidadoso, com gestos minimamente pensados, sabe porque veio ao mundo, orgulho para todos nós.
Dilma recebe o povo dos EUA na pessoa do Obama com toda a diplomacia que o momento exige é outra que só nos enche de orgulho, mas principalmente de esperança que a nova crise que se avizinha já está sendo cuidada. Esta sim, pior que de 2008, que vai causar muita dor e sofrimento aos estadunidense e aos mais pobres em todo o mundo.
O que estamos testemunhando é só o começo. Uma nova bolha se forma uma nova crise já dá noticias de como chegará. O Obama não fez a correção de rumo na sua politica economica, todos os estadunidense só queriam isso que outra quebradeira não acontecesse. O Obama falhou, não fez o minimo e errou o máximo que pode.
O Obama não é Roosevelt, o Obama não é Lula. Quem é Obama? Infelizmente para todos nós, infelizmente para todo o mundo é pior que seu antecessor.
Temos que fortalecer a ONU, temos que reformular a ONU. Essa mudança é urgente para o bem de todos, mas principalmente para o próprio povo estadunidense,quando a segunda bolha estourar e o caos nos EUA se instalará. Esse povo não vai aguentar salvar os bancos privados pela segunda vez.
Não sei onde o Obama está com a cabeça que não percebe nada disso.

Malu cpv disse...

Aí que saudade do Lula o melhor presidente e a melhor pessoa nascida em solo brasileiro.

ana db cruz disse...

Sensacional artigo de PHA no Conversa Afiada, que deu um pouco da monumental dimensão do nosso LULA, O NUNCA DANTES.

VERA disse...

DESPEITADO é vc, seu ANÔNIMO TUNGANOTÁRIO!!!

O problema dos DIREITALHAS DEMOS-TUCANALHAS é sempre achar que os gringos são melhores que nós!!! Vá morar no país deles, pra aprender a valorizar o seu, TUNGANOTÁRIO ridículo!!! São acostumados a TIRAR OS SAPATOS e LAMBER A BUNDA dos ianques e acham que todo mundo tem que fazer o mesmo!!! Para mim, o Presidente LULA é MUIIITO MELHOR que o fantoche Obama!!! E o FgagáC-rei-da-privataria não passa de um puxa-sacos, que fala muito mal o português e PENSA que sabe falar inglês!!! Kiá kiá kiá kiá kiá kiá

ana db disse...

Eu confio tanto no Lula, mas tanto que tenho certeza que o NUNCA DANTES esta com a razão sempre e que o tempo provará isso. LULA, estou contigo e não abro nem pro Obama!

Baixando na Faixa disse...

Da boca livre é ótimo. :)

Documentário - O Problema não é o Irã?
O Irã é uma ameaça aos EUA e seus aliados?
http://bit.ly/cSvfhv

Daniel Alencar disse...

Ele foi lá para ver se existe algo que ele ainda possa fazer para entregar o pré-sal aos americanos. Ledo engano. Eles, se quiserem alguma vantagem, terão que oferecer contrapartidas... Ela já disse o que quer (eliminar barreiras comerciais.

Anônimo disse...

FH é aquele que levou bronca pública de Clinton pela incompetência de gerir os destinos do país.

armando do prado

MauMauquirino disse...

Os documentos divulgados pelo Wikileaks sobre a política externa dos EUA,seja com os aliados ou com os adversários, dão a exata dimensão de com quem estamos lidando,eles estão se lixando para o resto do mundo.E o FHC está se lixando para o Brasil,sua preocupação é não continuar no ostracismo que vem vivendo, por isso para ele é fundamental ser contra tudo de positivo que foi construído nos últimos 8 anos,sua subserviência aos americanos vem de longa data,época da ditadura.Lula não é FHC,nunca precisou do PIG,ao contrário do FHC,superlativo de PHD,que além de ser escuhambado por Bill Clinton,depende do PIG para aparecer bem na foto.

Anônimo disse...

Coitado do FHC.

Calilo disse...

Com o Fernando Henrique o Obama pode falar. Já com o 'outro' precisa convidar mais um: O Tradutor

Zé Augusto disse...

Calilo...
Pois é, o Obama é monoglota, só sabe falar inglês. Quando vem ao Brasil não sabe falar português, e precisa de tradutor, como Lula quando ia aos EUA.
Pobre FHC que, fracassado como chefe de estado e como político, só serve para fazer o papel de tradutor.

Rasil disse...

Naquele tempo, o recado vinha de lá para cá e a turma de cá só tinha que obedecder e fazer. Agora eles tem que vir aqui para negociar...Sinal dos tempos!... O Brasil mudou e eles tem que mudar a postura. Isso é bom. Só não é bom pra quem temo complexo de vira-latas. Com a queda do muro de Berlim e da URSS, eles, os EUA estão sozinhos com a batata quente nas mãos para manter o Status quo.São forçados a ser mais competentes naquilo que sempre se arvoraram ser:"Os papas do capitalismo".Só que,pobres, sem potencial energético para tocar o seu imperialismo econômico; só lhe resta apelar para o butim no pais alheio. Até quando?... Até quando em meio ao lixo a humanidade decidir optar por outra forma de viver. Se ainda houver tempo pra decidir. Foc...

Anônimo disse...

Potttaaaaakkkeeeeeppparrrrrreuuu!

Revistaram os ministros brasileiros, e dentro do Brasil.

Mantega, Lobão, Pimentel e Mercadante foram revistados. Bem feito, Os americanos sabem que membros do governo brasileiro são perigosos.



Que humiliação!!!!!!!

HELENA CATIN disse...

I LOVE LULA FOREVER!!!

AND AMORIM TOO!!!

Anônimo disse...

graças a Deus que há um terceiro quando a entrevista é com lula, pois dá emprego para mais um, e valoriza a lingua portuguesa, por que temos que aprender inglês, para o americanos ficarem cd vez mais com o monopolio do mundo;;

Luiz disse...

Potttaaaaakkkeeeeeppparrrrrreuuu? Potttaaaaakkkeeeeeppparrrrrreuuu ao cubo!!!!!!!!!!!!

Esta foi a notícia mais humilhante sobre subserviência na história do país: ministros brasileiros sendo revistados por americanos... no Brasil! LULA, O NUNCA DANTES, não deve ter saído de casa de tanta raiva que ele esta sentindo da Dilma e desse Patriota, que deveria ser demitido no meio da visita.

I LOVE LULA FOREVER!!!

AND AMORIM TOO!!!

Vania disse...

PODE SER VERDADE?!? Quem pode me informar?
- Seguranças americanos quase tiram as calças de ministros do PT. E em solo brasileiro! Apalparam mesmo!;
Esta é a chamada do Reinaldo Azevedo na sua coluna da Veja. Fez uma sátira aos nossos ministros e autoridades, colocou até o vídeo do Lula falando sobre tirar os sapatos nos EUA.
Que saudades do meu presidente ALTIVO.Perdemos a moral diante dos americanos e da oposição. Estou de luto...

Paulo disse...

Huahuahuahua. Muito bom este site. To dando mais risada que no KibeLoco... Bora ganhar premio de Blog de Humor do Ano.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração