Pages

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Oposição pega na mentira: Itamar e FHC reajustaram Salário Mínimo até por portaria

Por falta de ter o que fazer, a oposição criou uma falsa celeuma em torno da palavra "decreto" na Lei do reajuste do Salário Mínimo recém-aprovada, que fixa reajustes pelo INPC + crescimento do PIB, até 2015.

Entraram até no STF (Supremo Tribunal Federal) contra os trabalhadores teram a garantia do aumento real nos próximos anos.

O que a memória seletiva da oposição "se esquece", é que o ex-presidente Itamar Franco (PP/MG) e seu ministro da fazenda, FHC, com apoio de todo o demo-tucanato, também fixou valores do Salário Mínimo por portaria, sem que o valor de cada reajuste passasse pelo crivo do Congresso Nacional.

Itamar e FHC reajustaram o Salário Mínimo por portaria

Durante o governo Itamar Franco (PPS/MG), no ano de 1993 e início de 1994, antes do Plano Real, o Brasil vivia período de hiperinflação, e o salário mínimo era reajustado todo mês... por portaria interministerial (ato administrativo semelhante ao decreto), assinado pelo então Ministro da Fazenda FHC:

Observe que a portaria (assim como decretos), obedece às leis 8.542 e 8.700, assim como os futuros decretos que a presidenta Dilma assinar reajustando o Salário Mínimo obedecerão à lei nº 12.382/2011, recém aprovada.

Durante o Plano Real

Em 27 de maio de 1994 (O ministro da fazenda já era Rubens Ricúpero), Itamar sancionou a Lei Nº 8.880, que criava a URV.

No artigo 18 da referida lei está dizendo com todas as letras, que o salário mínimo seria reajustado nos meses de março, abril, maio e junho de 1994, utilizando a URV e, na mesma lei, o Poder Executivo era quem calcularia o valor da URV. Portanto, era o executivo quem fixaria o valor do Salário Mínimo em Cruzeiros Reais (a moeda corrente).

E agora? O que tem a dizer o ministro falastrão do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio de Mello, que andou "testando a hipótese" da oposição?

E o senador Itamar Franco (PPS/MG)? Vai imitar FHC e pedir para esquecerem o que fez?

8 Comentários:

ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRA disse...

>>

É BRINCADEIRA ... >>

SÃO UNS PASPALHOS, MESMO ! >>

A OPOSIÇÃO, INCLUSIVE ALGUMAS EXCELÊNCIAS, SÃO CANALHAS MESMO ...>>

QUEREM, PORQUE QUEREM CONTINUAR ENGANANDO AO POVÃO DE MEU DEUS . >>

>>

Andre Luis disse...

Itamar é um demagogo, canastrão típico. No seu diálogo com Romero Jucá faltou perguntarem a ele como as famílias sobreviviam no seu Governo, onde o Salário Mínimo era ridículo.

Napoleão de Oliveira disse...

Por favor, meus amigos, enviem estes posts para o Senador Itamar Franco!
Eu pensei que fosse só rabigice dele naquela discussão do plenário, mas o coitado está é desorientado, desmemoriado.

TAIGUARA disse...

Ô Pessoal; um maluco de sambódromo, que manda colocar um fusquinha na sala de visitas do seu apartamento no oitavo andar, pode ter algum crédito? Ele surta desde outros carnavais. Adora namorar "as fardas desse meu Pais". A alma da modelo assassinada em um apart hotel, em bh, anda, até hoje, arranstando correntes nas dependências do Palácio da liberdade e, agora, nas despendências do Palácio Tiradentes, na Neveslândia. Esse lelé da cuca é acometido de incontrolável ereção de topete toda vez que se toca no crime da modelo.
Tinha uma tal de mala preta.........

luiz pinheiro disse...

Deve-se lembrar que o líder do presidente Itamar no Congresso era o deputado Roberto Freire, que hoje, indignado, liderou na Câmara os protesto contra o salário "por decreto".

X-MAN disse...

O malloci acabou de dizer que não tem grana pra comprar os aviões, mais uma pantomima que ainda bem se acaba, mas se continuar assim esse chororo dessa turma acho que vamos passar o pires no fmi de novo.

Anderson Martyns disse...

Zé, Helena e colaboradoes, vcs são demais, sem dúvida o melhor blog de política da net, se o pessoal do PT lesse esse blog teriam mais argumentos para combater essa cambada que se diz oposição.

Humberto Borges disse...

A MAIOR INFLAÇÃO ANUAL DA HISTÓRIA DO BRASIL NAO FOI NO GOVERNO SARNEY E SIM NO GOVERNO ITAMAR
Falando em Plano Real no Governo Itamar Itapior, somente quem viveu a época sabe como custou caríssimo para o povo a sua implementação, com as escandalosas conversões da URV rebaixando o valor dos salários e o estímulo ao aumento dos preços e à hiper-inflação pela própria equipe econômica do então ministro FHC no período prévio ao lançamento do Plano.
Num trabalho acadêmico sobre o plano Real e sua implementação pelo Banco Central, realizado em curso de pós graduação “latu sensu” da Fundação Instituto de Administração da FEA/USP, consta que O MAIOR ÍNDICE DE INFLAÇÃO ANUAL DE TODA A HISTÓRIA DO BRASIL ocorreu na gestão de FHC como ministro da Economia do governo Itamar Franco, para “preparar” o lançamento do Plano Real em Julho de 1994 e garantir a eleição de FHC dali a 3 meses, em outubro de 1994.
A INFLAÇÃO ENTRE JUNHO-1993 e JUNHO-1994 foi de 5.167% segundo o IPC-FIPE, 5.153,5% segundo o IGP-DI da FGV, 5.517,1% segundo o IPC-Brasil, também da FGV, 4.932,7%, segundo o IPCA do IBGE.
Todos estes índices foram obtidos no Boletim do Banco Central do Brasil, na época.
E depois ainda vieram as privatarias, as quebradeiras governamentais, enfim, a destruição do estado brasileiro, “tirando os sapatos” e implorando empréstimos ao FMI.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração