Pages

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Dilma com Ana Maria Braga: a estratégia, a imagem e a notícia

A estratégia política

Quando a presidenta Dilma foi à cerimônia de 90 anos da Folha de São Paulo, na semana passada, causou mal-estar em todos nós que apoiamos o governo Lula e a candidatura dela, contra o jornalão. Mas, como estratégia política, ela estava certa.

Ela colocou no bolso a oposição demo-tucana paulista e o PIG (Partido da Imprensa Golpista). A oposição, que já está na UTI, ficou menor ainda, foi desarmada, com ela sendo o centro da festa em pleno reduto oposicionista. De quebra, Dilma tomou a bandeira da liberdade de imprensa, daqueles que a criticavam justamente por isso.

Se nós sentimos mal-estar, pior foi para os reacionários demo-tucanos verem FHC, Alckmin, José Serra fazerem fila para beijar a mão da presidenta. Pior para eles foi ver FHC pedir audiência àquela que ele chamava de "poste". A oposição sentiu o golpe, tanto que enquanto nós aqui discutimos abertamente, eles simplesmente abafaram o caso, tratando com descrição para reduzir danos.

O que dá prestígio a um jornal não é cerimônias como estas, por mais gente importante que compareça. O que dá prestígio a um jornal são notícias exclusivas. É preciso notar que Dilma não concedeu ao jornalão nenhuma entrevista exclusiva, nem antecipou nenhuma notícia do governo que pudesse ser manchete.

Dilma também será vista na Rede TV, onde gravou entrevista para a estréia do Programa da Hebe Camargo; e na TV Globo, no programa de Ana Maria Braga, gravado hoje, e que deve ir ao ar amanhã, em comemoração pelo Dia Internacional da Mulher.

Desta vez a Presidenta gravou entrevista (diferente do que fez na Folha), mas de novo, dosou a "ração" que oferece ao PIG. Pelo que antecipa o G1 (das organizações Globo), também não haverá "furos", sendo uma conversa sobre amenidades, inclusive culinárias.

Obviamente que a Globo gostaria de uma entrevista da Presidenta no horário nobre, em um programa como o Fantástico, mas Dilma concedeu para um programa de nicho e para uma apresentadora que manteve-se isenta durante a campanha eleitoral (mesmo que tenha servido à oposição no passado como militante do fracassado movimento Cansei).

A imagem

Os telespectadores (na maioria telespectadoras) terão a oportunidade de prestar atenção no que ela diz, em vez do que dizem dela. Para o perfil da audiência desses programas, não é uma má decisão a Presidente aparecer como ela é.

É bastante provável que uma boa parte das telespectadoras destes programas tenham formado uma imagem deturpada da Presidenta pelo que ouviram dizer de homens que acompanham a política, e passem a ficar com uma boa imagem dela.

O problema é conseguir ganhos de imagem pelo lado do PIG, e perda da imagem junto à militância aguerrida do outro lado do PIG, que tem se sentido preterida, conforme inúmeros comentários sinceros na última semana, aqui e em diversos outros blogs.

O governo que Dilma está fazendo é, em essência, o que Lula faria se tivesse um terceiro mandato. As decisões que Dilma está tomando, tirando uma escolha ou outra, são as mesmas que Lula tomaria. Então, por que essa percepção não está chegando à militância?

Alguma coisa precisa ser feita para não baixar o moral da militância e não desestimular a mobilização conquistada, sem querer.

A notícia

A democratização dos meios de comunicação passa pela democratização da interlocução, e isso independe de novos marcos regulatórios. Depende da comunicação governamental diversificar os interlocutores com a sociedade.

Quantas vezes vimos no governo Lula, o presidente e a própria Dilma quando ministra, concederem entrevistas coletivas, e todo o PIG pinçarem trechos fora do contexto para usarem contra eles?

Era a blogosfera quem tinha que procurar a entrevista inteira e desmentir as artimanhas do PIG, travando uma verdadeira guerra pelo livre fluxo das notícias, sem a censura e manipulação do PIG.

O PIG teve sua lua-de-mel até com Lula no início do mandato, em 2003, quando as empresas de mídia estavam falidas e tentavam socorro no BNDES. Depois detonou-o, quando não conseguiram socorro, e conspiraram abertamente com um noticiário seletivo no "mensalão".

É natural que o PIG tenha sua lua-de-mel com Dilma, agora no início do mandato, e que Dilma explore bem essa boa relação neste período, até como estratégia de fortalecer-se para batalhas futuras.

Mas é importante nunca perder o foco de fortalecer as outras mídias que fazem contraponto ao PIG, nem desmobilizar a militância, porque elas serão necessárias na hora em que a oposição sair da UTI, já nas eleições de 2012, e mais ainda quando despontar um candidato das elites realmente viável para 2014 (até mesmo dissidente da base governista), certamente apoiado pelo PIG.

51 Comentários:

Malu cpv disse...

Caro Zé Augusto, faz muito tempo que frequento este blog e lhe digo com toda sinceridade que não concordo com as atitudes da Dilma indo nesses programas do Pig. Não vou assistir pois não assito mais a globo.Só quero ver se na próxima campanha eleitoral Dilma terá apoio desse pessoal que ela está bajulando.Sinto muita saudade do Lula e também do Brizola Neto, que aliás desapareceu para tristeza minha.

Bemvindo Sequeira disse...

Muito bem colocado compa. Porque do jeito que foi feito o que fica é a Presidenta nos dsautorizando a atacar o PIG, defendendo sua Presidência.A mkilitância que se indispôs contra o PIG, não pode e não deve ser preterida na informação de que movimento é este, sob pena de passar que ela está fazendo média às custas da nossa luta.

Bemvindo Sequeira disse...

Corrigindo minha dislexia quando digito: "Muito bem colocado compa. Porque do jeito que foi feito o que fica é a Presidenta nos desautorizando a atacar o PIG, defendendo a sua Presidência.A militância que se indispôs contra o PIG, não pode e não deve ser preterida na informação de que movimento é este, sob pena de passar que ela está fazendo média às custas da nossa luta. Com que autoridade eu agora posso criticar em nome da nossa luta pela eleição e manutenção da Dilma o PIG, se ela vai lá e sorri e canta parabéns? Ela me desautoriza. Assim é que me sinto. Abs.

José Henrique disse...

Caro Zé Augusto e Helena, há mais de 4 anos frequento diariamente este blog, e estou enojado com a atitude da presidenta Dilma, formar este minnistério podre, cortar o orçamento em 80 bilhões quando já sabemos que teremos receita suficiente para atender as despesas, aprovar uma merreca de salário mínimo de R$ 545,00 muito embora foi este o acerto com as Centrais Sindicais, cortar dentro do orçamento verba do MINHA CASA MINHA VIDA um programa essencial para o pobre brasileiro.
Outra coisa é o de juros que será aumentado pela segunda vêz
Visitar Ana Maria Braga, Hebe Camargo e com que cara nós ficamos em criticar essas damas do Cansei.
Cansei eu, já há muito tempo venho pensando em ser mais radical e sair do PT e escolher um outro partido de esquerda que tenha mais coerencia que o PT.
Colocar o Palloci no governo de novo é chamar nós eleitores de idiotas, um homem que promovia orgias em Brasília e para se defender violou sigilo bancário de pessoas.
Quero ver com que cara vocês criticando a TV Globo, O Estadão, a Folha e a alite brasileira.
Para Da. Dima meus pesames.

Sonia/ABC! disse...

Como afirmei em vários posts no meu blog e de outros blogueiros, a presidenta poderia ter ido à festança da Folha, mas não era necessário elogiar o jornal e seu fundador, que todos conhecemos muito bem. Quanto a encontros e entrevistas com Hebe e Ana Maria Braga, sem querer a presidenta colocou os três "prestigiados" com sua visita no mesmo nível, o que diminui a pretensa importância do "maior jornal do País"...

Anônimo disse...

Tudo bem não publicar, mas gostaria que você soubesse que sou um leitor atento assíduo do blog e que gostei muito desta análise sobre a relação entre a presidenta e a grande imprensa (provavelmente a mais convincente até agora).
Seu blog é muito bom!
Parabéns!
Anônimo

Geysa Guimarães disse...

Excelent post, lamento que a ala radical não se convença. Ainda que critiquem o episódio da festança Foia, vá lá.
Mas pretender que a Presidenta não faça uso de programas femininos líderes de audiência como o da Hebe e o Mais Você, é exagero.
Foi bom ter vindo aqui, acabei de falar no Cidadania o mesmo sobre a Ana Maria Braga. Foi isenta sim e até pró-Dilma, pois recebeu a então candidata em sua casa e deixou o marido, Marcelo, sair falando maravilhas da convidada.

Malú disse...

O nosso pessoal criticando os ministros da Dilma é tudo o que o PIG queria e está acontecendo, porque já vejo muitos do pessoal nosso repetir o que o PIG quer: criticar o Palocci e outros ministros e até a Dilma. É pena que a imprensa oposicionista está conseguindo fazer a cabeça de muitos de nós. Quanto a atitude da Dilma para com o PIG, acho que está corretíssima e é verdade Zé Autusto, que o Lula faria a mesma coisa se tivesse continuado. Nós precisamos aprender a ver as coisas para além das atitudes da Dilma e não ficar levando tudo ao pé da letra,como se ela estivesse passando para o lado de lá. A situação toda melindrada desse jeito é tudo o que o PIG quer.

Gessy disse...

Prezado Zé Augusto,

Por enquanto, para mim, é D, Dilma. Faço coro aos outros descontentes. Quando li o discurso e soube que D. Dilma iria visitar essas duas múmias paralíticas, me senti uma palhaça, envergonhada e traída. De que adiantou adiar meus projetos, em parte por causa da campanha eleitoral. Quantos fígados de miliante não sofreram com cada ida da FSP para descobrir alguma coisa "podre", ou seja, uma bala de prata. Quantas vezes, aos sábados, as pessoas ficavam com os nervos à flor da pele com a Revista Veja ?
E agora a D. Dilma ou o PT vem ocm essa cara de pau dizer que é estratégia. Segundo as más línguaas, ela ainda vai almoçar com os filhos do Roberto Marinho. Olha, não dá para engolir !! Convidar o FHC para ter uma conversa e depois vcs vem com a notícia aqui no blog de que ela quer ex-presidentes como embaixadores. Está querendo enganar quem ? Elementar meu caro Watson !!! Será que o FHC vai ser embaixador do USA e do ABUSA? Não duvido !!!
Estou num momento de aguardar somente. É muito decepcionante.Fora o minstério tacanho, fora os aumentos de juros...

Gessy disse...

Anyway... agradeço seu esforço, aliás sobrehumano diga-se de passagem, de nos dar uma satisfação !!!!
Diga a D. Dilma que vou continuar chamando a Ana Maria Ameba e Hebe Amargo de múmias paralíticas !!
É a minha liberdade de expressão !!

Fátima13 disse...

Zé, parabéns pela sua análise. Em sã consciência acredito que muitos de nós sentimos certa revolta; só que não podemos ser radicais, a nossa presidenta, com sua sabedoria sabe o que está fazendo, ela não dar ponto sem nó. Quem viver verá.

polaco disse...

Caro Zé Augusto, não vejo porque Dilma tenha que levantar bandeira branca para o PIG, isso é um tremendo erro de avaliação que só posso atribuir ao tipo de assessoramento que Dilma escolheu (Palocci, Cardozo...)

Um presidente da república não tem que se preocupar com o que a mídia pensa ou deixa de pensar, quem julgará um governo será o povo (nas urnas) e a história.

E digo mais, o que a história demonstra é que quanto mais um governo é preseguido pela mídia mais popular e nacionalista ele foi.

Cuidado Dilma e PT, depois que perderem o apoio da militância (petista, esquerda em geral e simpatizantes) vai ser difícil recuperar.

Anônimo disse...

A história política deste país está recheada de alianças a principio estranhas, que, depois de bem analisadas,são inteiramente compreensíveis pelos fins que perseguiam. Um exemplo muito citado é o de Prestes ter subido no palanque de Getulio, o responsável, durante seu governo anterior, pela expatriação e pela consequente morte de Olga Benário. Era outro momento, que requeria tal atitude. Por isso, não consigo entender que eleitores supostamente tão entusiastas de Dilma, em princípio ideologicamente alinhados com Lula e sua candidata, adotem o mesmo discurso da direita e dos serristas disfarçados que frequentam este e outros blogs, por conta de sua ida a certos programas e de entrevistas a determinados meios de comunicação. Se não confiavam em sua capacidade estratégica, porque desperdiçaram seu voto? O Serra estava bem ali, concorrendo com ela e explicitandso suas (más) intenções. Se se trata de não se decepcionar, ele era o candidato mais indicado para os "arrependidos".
E deixem a mulher trabalhar!

Anônimo disse...

Parabéns pela análise! Sabe-se que no jogo que assistir o programa, serão muitas mulheres e esses votos se somarão, esperamos.
A "Nunca Dantes de Saia" (como a parodiar um ansioso blogueiro, PHA), conquistará pela competência quem tiver capacidade de valorizá-la (ambas), mais votos..., enfim, podemos deixar o tempo seguir sem alardes.

Unknown disse...

Caro Anônimo,

Dilma, foi, é e será opção melhor que Serra, mas isso não nos obriga a engolir essa estranha estratégia de mandar flores ao inimigo.

Gostaria de saber quantas mulheres do povo, esquerdistas, tem tempo de ver televisão no meio da manhã. Seguramente, 99% estarão se esfalfando em seus trabalhos. Dilma vai aparecer para um outro público.

A presidenta (ou virou agora presidente?) faria melhor seguindo o exemplo de suas eleitoras e trabalhar nesse horário, em vez de engolir sapos e prestigiar essas 'celebridades'.

De todo modo, ainda espero estar errado.

X-MAN disse...

Muito pior do que ir a esses regabofes de madames é dar essa tunga nos trabalhadores, nem parece que estamos num governo do "partido dos trabalhadores" por que se corta de tudo quanto é lado, desde o seguro desemprego ao SM e agora o minha casa minha vida enquanto daqui a algumas horas veremos mais alguns bilhões irem pro bolso de meia duzia de gatos gordos. E a explicação do malocci de que não temos dinheiro pra comprar os csças? depois de anos discutindo quais seriam as opoções essa afirmação chega a ser uma bazófia, estão tirando um pelo com a nossa cara não?

Paulo disse...

Também discordo da atitude da Dilma, prestigiando os lixos globais.
A Rede Golpe deveria ser boicotada, como aconteceu no governo Lula.

NA ESCUTA disse...

Olha, quando o Lula tomou posse, muita gente queria que ele nao fizesse acordos politicos, que nao pagasse as dividas feitas anteriormente,e coisas assim. Mas ele pagou e acertou. Porque ficou com muita moral por ter honrado o compromisso como governo, assim acho que sera com as atitudes da Dilma, vc tem que conhecer o inimigo olhando nos olhos para saber seu ponto fraco, assim como deu entrevista na record, e logico que um dia seria cobrada para uma entrevista na rede bobo, se nao fosse seria outro prato cheio para a oposição. Vamos esperar para ver a estrategia. Ela tem muita visao.

Edson Júnior (Aracaju / SE) disse...

Essa movimentação midiática é correta. A presidenta Dilma não fica descaracterizada e muito menos tem a ilusão de que o PIG vai suavizar o tom as críticas. Acontece que ela é superior a ele. É assim que ela está aparecendo. Não comparecer a uma ou outra entrevista, solenidade, colocaria nossa presidenta numa falsa idéia de que ela age com o fígado, com revanchismos. Seu pensamento é íntegro, ela é íntegra. O PIG será sempre o PIG e Dilma será sempre a Dilma. Nossa presidenta não está em defensiva, nem no ataque, ela apenas está governando e sendo a presidenta plural. Quanto ao PIG, não devemos esperar gentilezas, no entanto, sou mais Dilma. Nós, que militamos, que fazermos enfrentamentos diários, gostaríamos de ver o PIG no esquecimento, claro. Continuemos vigilantes e prontos para os desarmes. O post do Zé Augusto é cirúrgico nessa avaliação. Parabéns!

Anônimo disse...

Apesar de achar que há uma estratégia nisso de Dilma ficar aparentemente se bandeando pro lado do PIG, espero que ela esteja pronta para um belo contrapé. Como diz o Alejandro Jodorowsky, "Quem muito te lisonjeia é um inimigo em gestação". Do lado do PIG, já sabemos que podemos esperar tal coisa. Espero que Dilma seja esperta o bastante para que seja inimiga em gestação do PIG.

Agora, é muito otimismo seu dizer que o governo que Dilma está fazendo agora é o governo que Lula faria. Isso, só porque você quer, Zé Augusto (e, te juro, bicho, eu também queria muito que assim o fosse). Porque, o Lula não faria esse corte de gastos absurdo, um retrocesso digno de FHC - veja que as contratações públicas estão suspensas indefinidamente e indiscriminadamente, com a desculpa de economias no custeio. No entanto, revogar o auemento absurdo que foi dado aos nossos queridos políticos no apagar das luzes do governo Lula, neca, não é mesmo? Eu já não tenho mais cara de apoiar a presidenta Dilma. Daqui a pouco até passo a chamá-la de presidente, se a carruagem continuar nessa marcha.

Faço parte da militância que foi aguerridíssima durante a campanha presidencial. Moro no norte da Espanha e, nos dois turnos da votação, peguei avião para ir votar na Dilma, em Madrid, e cinco horas de trem na volta. Para que, para ver aumento de juros transferindo renda pra banqueiro, e erros estratégicos como cortes no orçamento das universidades públicas, suspensão de contratação de professores e outras cagadas mais? Junto-me ao coro do que se sentem traídos, ainda que não pelos mesmos motivos do resto da militância.

Estupefato! disse...

Mas, qual PIG?
O "Partido da Imprensa Golpista" ou o "Partido da Imprensa Governista""??

Adriano Magesky disse...

Ah pelo amor de deus, gente... Vcs parecem uns desertores da tropa ! Pensar "fora da caixa", eis a questão !!!

Eu apóio a presidenta em se movimentar em direção aos eleitores do Serra sim. Ou vcs acham que 44 mi de votos é pouco e não deve ser considerado hein ...

Tenho certeza que todos aqui já leram Dom Casmurro e tiveram leituras diferentes da Capitu ne..

Dissimular bem faz parte da estratégia política. Os soldados seguem com confiança e assim vamos aprovar essa Ley de Medios.

Sinto uma certa decepção nas opiniões dos compas...

Abraços !

Antonio disse...

Quero agora, neste momento extender a minha mão a todos os brasileiros, mesmo aqueles que nao estiveram conosco destes do primeiro momento, pois apartir de agora eu sou a presidenta de todos os brasileiros.
Snif.. snif.. snif.... snif.... snif... snif..... snif.
Eu tambem chorei com ela, se ela não tivesse feito isso, chorado nesta hora, eu não teria acreditado na sinceridade das palavras dela.

Terezinha Sanches disse...

Prestemos atenção no conto De Chiquinha Gonzaga para Dilma Rousseff: “Ô Abre alas...”

Sim, é literatura, do blog Tá Lubrinando - escritos da Chapasda do Arapari (onde mora Dona Lô, uma mulher com Dilma e que é Lula até debaixo d'água)
....

"Quero dizer como estou vendo essas coisas. Um olhar mais sociológico. Penso que é uma bobagem jogar Dilma nos braços da matilha sempre que ela não agir conforme desejamos. Nem sempre chefia de Estado pode fazer só o que quer. Tem de visar em primeiro lugar os interessses do Estado que, no Estado burguês, nem sempre coincidem com os interesses populares. Aliás, regra geral o Estado buguês é contra o povo. É da natureza dele ser assim. Ou podemos nos dar o luxo do esquecimento que Dilma se elegeu para chefiar um Estado burguês? Evidente que não, sob pena de sofrimentos inúteis. Ou seja, para mim o nó não é a Dilma, mas o Estado! E ela tem de atuar nos limites da legalidade do Estado burguês.
– Meu Deus, ser marido de mulher inteligente, intelectual, não é nada fácil!
– Ah, é Pedro? Então larga o osso. Vai roer mulher burra!
– Calma, minha gente! Bebamos com moderação! Ainda nem jantamos. Concordo com Estela. Dilma tem lado. E por enquanto nós somos o LADO dela! Eu não tenho e jamais tive ilusões com Dilma ou com Lula. Nem com PT, que é um partido socialdemocrata. O PT só aspira ser um bom gerente da crise do capitalismo. Nem mais e nem menos. E eu não posso esperar dele mais que isso. Cada um dá o que tem. Na discussão da ida da presidenta à Folha, quem está contrariado tem suas razões, embora eu não as considere com a importância que eles estão querendo dar. Dão a impressão, mas estão redondamente enganados, de que sem eles Dilma não teria sido eleita. Isto é passar dos limites, não é democrátrico e é um insulto à autonomia da presidenta, ao seu direito de ir e vir. Falam tanto em democracia e querem colocar a presidenta dentro de uma bolha ideológica particular. Que diacho de democracia, hein? Assim não dá!

LEIA O CONTO COMPLETO em
http://talubrinandoescritoschapadadoarapari.blogspot.com/2011/02/de-chiquinha-gonzaga-para-dilma.html

Avelino disse...

Caro Zé Augusto
A ida da Dilama esses locais está rompendo o isolameno que eles criaram, para os representantes da esquerda.
A Dilma tem mais é que ir mesmo, para que a direita saiba que a esquerda quer ampliar o leque de participação na construção de um outro Brasil, que essa direita ajudou a criar na desigualdade e injustiça.
Não é Dilma que deve ter medo, ams a direita é que deve respeitar um outro Brasil.
Saudações

Malú disse...

Confio na Dilma como confiava no Lula. As medidas econômicas que ela está tomando são necessárias e temporárias, para que não passemos no futuro tudo que passamos no governo do FHC. A Dilma não vai governar somente esse ano gente, tem mais 4 anos. Ela está fazendo de tudo para nosso país não quebrar 3 vezes como no governo tucano.

Cátaro disse...

Prezado(a)s leitores deste blog,

Fico impressionado com a facilidade que vcs mudam de opinião sobre uma pessoa com tanta história baseando-se em duas ou três atitudes.

Vcs acham que a Dilma ficou bobinha só porque ganhou as eleições?

Vcs conseguem imaginar a Dilma pensando em abandonar os trabalhadores e passar a ajudar os tucanos?

Vcs acham que uma guerrilheira torturada vai se tornar uma madame ligada em programa de fofocas?

Caramba. Pensem um pouco com o cérebro e não com o fígado. Está na cara que ela está seguindo uma estratégia planejada, e os resultados demonstram os acertos da decisão. Vcs acham errado tirar o PIG do calcanhar e ter sossego para governar?

Quanto ao assunto do mínimo ela está seguindo a mesma linha de pensamento do Lula, que declarou estarem os sindicalistas desrespeitando um acordo firmado. Então qual é o pó? Vamos dizer que o Lula também está nos decepcionando?

Vão deixar de votar no PT? Tá bom, vão votar em quem? No PSDB, no PSOL?

O PIG pode voltar a atacar? E daí? Vai estar enfraquecido, tentando convencer que aquela que amavam agora é outra.

Caiam na real, sejam criativos e façam propostas ao invés de ficarem se lamentando por não terem os seus sonhos pessoais atendidos pela presidente de todos os brasileiros.

Muita Paz, muita Luz.

SPIN disse...

Estão acusando o governo de "maolicismo" (mistura de Pedro Malan com Palloci) e citam o Altamiro Borges e a CUT, nem um dos são isentos em suas análises de conjuntura, pois o Miro e do PC do B, que disputa espaço com o PT, embora aliados de sempre, e a CUT também não é isenta, por ter que entoar um discurso sindical, para sua base, e não para o eleitorado brasileiro como um todo

São precipitados em suas análises, temos que ter cuidado, em muitos países os avanços tiveram que retroceder por causa do umbigo do movimento sindical, eu que já fui diretor de sindicato, falo com conhecimento de causa

E olhe lá que o Judiciário está indo mesmo embalo, vide blog do Ricardo Kotscho, salários de até 90 mil reais no STJ, se abrir a porta o país arrebenta,

Necessito de análises isentas sobre o tal “malocismo”, no resto discordo totalmente, Dilma está acertando em todas as áreas do governo, repito, minha dúvida é apenas o tal “malocismo’ mas,é claro, preciso de análises isentas, as da CUT e Miro não me servem

Não se trata aqui de nenhuma depreciação com relação ao Miro e a CUT, claro que não, só estou dizendo que a análise deles não é totalmente isenta, pelos motivos já expostos

Ary disse...

Bem, ao visitar Ana Maria e Hebe, não se pode dizer que Dilma não esteja "por cima da carne seca".

Decio_A disse...

"O que dá prestígio a um jornal não é cerimônias como estas, por mais gente importante que compareça"

O que dá prestígio a um jornal é Presidente se vergando perante seus detratores. Imagino como devem ter celebrado depois da cerimônia...

Haroldo Azevedo disse...

Que foco? aguardo ansiosamente a participação dela no BBB 11, 12 ou talvez o 13, se já não tiver indo pro Saco!

Lulista. disse...

1) Qdo eu votei na Dilma, eu votei na continuação de um governo que eu acreditava.
2) Qdo eu votei na Dilma, achei que ela ia seguir a linha do Lula.
3) qdo eu votei na Dilma, achei que estava votando numa candidata que ia ser adversaria do governo FHC.
4) Qdo eu votei na Dilma, achei que estava votando em alguém que não ia se dobrar p/ a imprensa.
5) Qdo eu votei na Dilma, jamais pensei que iria ve-la no programa da Hebe, que tanto mal falou do Lula e do seu governo.... Chegou a ser a principal figura do movimento das dondocas cansadas.
(Pra quem não sabe. Lula disse que esse foi o pior momento na sua vida politica, qdo houve acidente e essas dondocas fizeram o movimento cansadas).
6) Tb nunca pensei ver a Dilma no programa da Ana Maria Braga, que junto com a Hebe falou mal do Lula e do seu governo e, tb participou das dondcas cansadas, mas com um agravante. No dia da eleição do Lula, Ana Maria apareceu de luto. vestindo preto e uma cara de velorio, inconformada pelo fato de Alckmin ter menos votos no 2º turno.
7) Qdo votei na Dilma, não achava que ela ia fazer elogios aos donos da folha, convidar FHC p/ ir sozinho ao palacio. sabendo que isso magoaria Lula.
8) qdo votei na Dilma, não achava que ela ia mudar algumas coisa do governo Lula. Como os projetos do Franklin Martins, a lei dos medios.
10) hj estamos sendo debochados em alguns blogs tucanos, estão dizendo que Dilma pode ir p/ o partido do Kassab, pqe os petistas não vão aceitar essa mudança tão repetina.
Em nada lembra a Dilma da campanha, que enfrentou a folha, qdo essa disse sobre o prejuizo, qdo Dilma era ministra das Minas e Energia.
Nada lembra a dilma que processou a folha por causa da ficha falsa e fez criticas sobre a ditabranda.

Se fosse pra votar numa Dilma que na campanha se dizia um continuidade do Lula e hj vemos que ela está se distanciado do que foi prometido em campanha, seria melhor ter votado na oposição.

PS. Sou Lulista, qualquer coisa que venha magoar o Lula, ou não continuar o que ele fez, ficarei contra, seja quem for.

Anônimo disse...

Primeiro os banqueiros e o PIG.
Os restos ela guarda pra militância, trata-nos como cachorros vira-latas que podem ficar com os restos.

Pois pra mim, chega. Tô fora D.Dilma. Na próxima eleição peça votos ao pig e aos seus seguidores. Nós não somos cachorros pra nos contentar com restos e migalhas.
ADEUS.

alexandre cerqueira disse...

porque não chega a militância? Porque estamos acostumados saber e ver que temos quem nos defenda, porque sabemos olha sou brasileiro e o presidente do meu país é.lula. Assim foi durante os anos de lula, um soberano a quem nos representava e o mundo sabia quem era, era lula é do Brasil. Lula conseguiu a auto estima do povo brasileiro e olha que mesmo nas criticas da oposição, o mundo sabia que era dor de cotovelo da imprensa e oposição. Dilma e seu marketing não tem conhecimento de povo.
Os ministro de lula constatemente apareciam para discutir, falar com o povo, o governo Dilma esses em sua maioria se acham, não gostam de ser questionados, fazem pouco da opinião do povo.

A vitória e crescimento dos blogs progressistas foi um sinal que a imprensa estava frágil e um caminho deveria ser construído, sim, os blogs progressistas, opiniões de esquerda, que chegaram forte no Brasil haja visto o congresso eleito, ou então nós estamos errados? vitória da esquerda requer no mínimo pontos a serem discutidos e que a população estava a favor, como a política externa, como a regulação da mídia etc

alexandre cerqueira disse...

aliás uma outra coisa que me deixou insatisfeito foi com a autorização de Dilma, o ministro paulo bernardo dizendo que pode haver besteira no projeto de regulação de franklin martins. Ele deveria pedir desculpa e não falar mais nada. alias Dilma fala tanto em liberdade de imprensa, como se o governo lula, no qual ela participou, tivesse algum ato de censura por parte do governo. Não entendo essa insistência de Dilma dando a entender algo diferente no governo lula. Sobre Paulo Bernardo outra coisa, assim como Dilma enche para falar de liberdade, não se esqueça ela q Franklin martins tb viveu na ditadura no entanto seu projeto não tem nada de censura. Mais respeito Paulo Bernardo

Lulista disse...

Zé Augusto, só queria saber uma coisa. A Dilma fica sabendo de todos esses comentários?.]
Alguém comunica ela sobre isso?. Ela deveria saber o que pensam as pessoas que votaram nela, sobre essas atitudes dela.
Se é o Palcci quem está pr tras disso, é lamentavel.

Anônimo disse...

Carlos/Americana

Boa noite Zé Augusto,
nossa estou assustado com o numero de comentários (fuxicos) nesse blog; nossa acompanho faz tempo e nunca vi tantos.A Presidenta esta corretissima em recebendo convites atende-los seja de quem for pois é Presidenta do BRASIL e não do PT.Da mesma forma ki LULA não deixou SARNEY (vide twitter STF)pois era estratégico,nossa presidenta pisa em ovos com tremenda habilidade pois tbém no momento é estratégico.
EM TEMPO bloqueie as VIUVAS do Padim Pade Cerra pois aki ta cheio pior ki na Hebe e Ana Maria juntas.

Saudações ao mais democrata Blogueiro Sujo.O TEMPO È SR DA RAZÃO.
Carlos.

X-MAN disse...

Não sei qual o espanto de alguns com a revolta dos eleitores da Dilma; o eduardo guimarães foi pra porta da trolha protestar não foi? O mello lembra que uma das companheiras de cela da dilma era justamente uma jornalista que trabalhava na trolha e que foi demitida por abandono de emprego, então o que a dilma faz? Vai lá e elogia o jornal, o jornal da ditabranda, da ficha falsa, do estupro, do factoide do dossie, da morte dos 200, das c-14 e de quebra ainda eleogia o seu dono; Vai na hebe que pegou pesado com com a D. Marisa, nem minha mãe assiste a hebe por causa disso e nunca viu a D. Marisa de perto, o que dirá uma pessoa que conviveu com ela? E a anamaria? bateu no Lula enquanto pode e no dia seguinte ao da eleição estava de luto. Mas nem são esses os problemas, o ruim é o governo sem imaginação e com o receituario neoliberal, se esquecem que votamos contra essa formula? Que está tomando a tunga são os trabalhadores, por todos os lados. Ou a turma desse governo são uns genios imcompreendidos e precisam aprender a explicar as suas mirabolantes soluções.

MARCOS BICALHO disse...

A formação na escola capacita o indivíduo tecnicamente mas não o conecta com o mundo. Os grandes veículos de comunicação conectam o cidadão com o governo. N democracia com liberdade. Quando se torna governo, as responsabilidades aparecem e tem eleitor que não as assume, não quer ser presidente junto com seu eleito. Muitos petistas alucinados saíram do governo para virar candidatos celebridades. Como sempre jogou pedra, não quer ser a vidraça, tem medo de errar. A Dilma agora é presidenta de todos os brasileiros e não pode se dar ao luxo de, como fazem os reaças, governar para um punhado de interesseiros e eleitores. O pior para o PIG é receber a presidenta que tentaram descarnar, durante a ditadura, durante o governo Lula e durante as eleições. E o governo tem que usar toda a comunicação disponível para falar com o povo brasileiro e calar os paranóicos da direita. Se a direita luta com espada, por que a esquerda tem que lutar com canivete?

Malú disse...

Estou sentindo o cheiro de lobo que está escrevendo aqui com pele de cordeiro tentando disseminar o desentendimento entre nós e o governo. E tem gente caindo na falácia desses perdedores. Gente, campanha política se faz com o próprio partido, mas o governo é para todos. O Lula governou para todos, para os pobres e os ricos ou alguém vai dizer que no governo dele banqueiro passou fome? Nós passamos o tempo todo reclamando que a oposição desanca o governo, tanto o Lula quanto a Dilma. Quando eles ensaiam para falar bem, nós vamos ficar enciumados? A Dilma precisa de tranquilidade para governar, o Lula sofreu muito porque era paulada o tempo todo. Vamos raciocinar gente!

ALMO disse...

Estou me lembrando do Baba e da Heloísa Helena que tanto falaram, tanto falaram que sumiram do mapa político.. A Blgosfera tem um limite.. A presidência não é da Blogosfera, é da Dilma... E a Dilma segue num projeto político de união...O engraçado é ver que tem gente aqui que acha que foi ele o eleito e não uma coligação de centro esquerda, com Sarney, Collor e Michel Temer na vice presidência e que 44 milhões de brasileiros votaram contra Dilma...Concordo com a estratégia da Dilma e peço moderação aos "vermelhinhos pirracentos" de plantão..

Anônimo disse...

Precisamos cuidar para não engrossar o caldo sem necessidade. Este eleitor da Dilma, militante de computador, não espera reconhecimento algum nem tem nenhum interesse particular em benesses do governo.

Sou contrário à visita da presidenta no aniversário daquele jornal e nesses programas de televisão.


Dilma governa para todos; há necessidade de cortes orçamentários; é preciso conter o salário mínimo: tudo bem.

Só que ninguém ainda explicou o que tem a ver o Estado (Dilma) com o aniversário do jornal ou com esses programinhas de passa-tempo.

Pelamordedeus, será que ninguém vê que tentam estabelecer cizânia, encher a bola de Dilma só porque ela é muito mais 'derrotável' que Lula em 2014? Alguém acredita que Dilma terá mais votos em 2014 (necessariamente extraidos da direita, madura ou verde), com Lula fora do poder e sob quatro anos de cacete, do que agora, com o apoio/prestígio de Lula e da máquina?

À Dilma não basta estar afinada com Lula, ela precisa PARECER afinada com Lula. Ou o risco de retrocesso em 2014 será exponencial. Parece que a direita e o pig perceberam isso.

Edemar Motta

graça fontelles disse...

Não acho legal a ida da Presidenta Dilma em programa do PIG.
Não concordo!!!!Estou me sentindo uma "M".
Eu, que há anos não vejo a globo, e td que vem de lá, me agride e me deixa mal.
Não gostei, e não concordo.Só quem lutou pela eleição da Dilma,sabe, o quanto de sofrimentos e angustia passamos.

Anônimo disse...

Será que a Record não a convidou pra nada, ou ela não quer ir lá?
Ela prefere ir no PIG, ela tá pensando que eles gostam dela e que vão votar nela em 2014.
Coitada... Nem vou falar mais nada...

Estupefato! disse...

Vale lembrar, aos revoltosos de plantão, que a presidenta Dilma concedeu sua primeira entrevista, depois de eleita, para a Rede Record de Televisão.
Portanto, esquerdistas de boutique, ela está sendo coerente e tratando a imprensa com imparcialidade e igualdade, apesar de não ter o mesmo tratamento em tempo de eleições.

X-MAN disse...

Só mais este comentario e depois me calo: com certeza os "petistas alucinados" foram aqueles que não abandoram O LULA E O PT quando entraram na fase mais negra, nem o zeeduardocardoso teve a coragem de defender o PT e o Lula num debate da bandeirantes naquela epoca, hoje esse politico é ministro do governo, sem merito algum a meu ver; tambem não vejo o que ajuda ir a programas meia boca como o da hebe e da anamaria, mais seria util uma entrevisrta em que fossem debatidos essas medidas impopulares que o governo anda tomando, esclareceriam mais a todos nós, militantes e o povo em geral. talvez a Dilma seja uma estrategistas de primeira grandeza, só o tempo dirá,se ela para maquiavel ou o obama de saias. Aguardemos.

Anônimo disse...

Enquanto a Presidenta frequenta os programas melosos do PIG, os empregados de empresas como a Petrobras, que ajudaram decisivamente na ascensão do PT e na chagada de Lula e Dilma à presidência, são perseguidos e até transferidos de palataforma, na Bacia de Campos, por questionarem métodos ditatoriais de seus gerentes.

Leonardo Vasconcelos disse...

O único problema é o seguinte... Todo mundo sabe que cedo ou tarde os jornalões retomarão seus ataques ferrenhos ao governo atual, isso se a Dilma de fato der continuidade ao governo Lula. Será que quando isso ocorrer os militantes estarão empenhados em defender a presidenta ferrenhamente contra as armações, manipulações e ofensas? A pergunta é a seguinte... Por que eu devo escrever milhares de e-mails para toda a minha lista rebatendo cada uma das acusações absurdas contra o governo (pois o PT não sabe usar a internet, como ficou claro ao longo da campanha), já que ela insiste em confraternizar com os autores de tudo isso? Como o Bemvindo postou logo no começo, me sinto desautorizado pela própria presidenta.

Anônimo disse...

Neuza- RS- Vovó Neuzinha
Pois, acreditem que eu ajudei o ibope da rede bobo!
ASSISTI o programa.Todo!Até o fim.
E gostei! A Presidenta, esteve ótima. Vamos aguardar a repercussão
Já não estou tão temerosa...

Ana disse...

Dou meu apoio a Presidenta Dilma, essa mulher é porreta, ela esta certa tem que comer o PIG com farinha e ir sim a todos os eventos do PIG, desmitificar a imagem que fizeram dela nas eleições, imagem muito negativa e olha que tem tucano de carteirinha que conheço já esta me perguntando sobre a história da Presidenta nos tempos da ditadura e que está achando muito bom a presença dela nos programas Ana Maria Praga e Hebe Amargo Botox. Quanto ao discurso feito no velório do Jornalão, sugiro que leiam com mais cuidado pois a presidenta não elogiou ninguem, muito pelo contrário.Agora parem de resmugar e com esse trololó e não se sintam traidos não, pois ela não fez nada de errado muito pelo contrario.Apóio a Presidenta e sempre vou apoia-la.

Tita Dias disse...

Acho que Dilma não deveria ter ido no anoversário da Folha. Mas nos programas sim. Particularmente no de Ana Maria Braga que com a entrevista da Presidente abria a comemoração da semana/mês da mulher e para isso dedicou o programa inteiro, de cabo a rabo. Assisti ao programa e fui uma das centenas de pessoas que se manifestaram por email após a entrevista. Hoje, dia seguinte ao programa, Ana Maria Braga mostrou parte das centenas de mensagens recebidas. Disse que o programa com Dilma bateu o record de mensagens, e que também recebeu dezenas de telefomas de amigos e amigas, gente da TV. Rasgou elogios à Dilma. Confesso a vocês que ao final do programa med emocionei. Sim, fiquei emocionada com a beleza do programa, com a sinsera troca de gentilezas e solidariedade. Achei du caralho Ana Maria Braga fazer de um trecho do discurso de Dilma na posse a sua "mensagem do dia", fato inédito, e foi assim que encerrou o programa. Foi muito bom.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração