Pages

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Prefeituras aderem ao programa "Um computador por aluno"

O governo federal já vem desenvolvendo o programa "Um computador por aluno", desde 2007, voltado para equipar as crianças da rede pública de ensino com computadores notebooks educativos.

Após uma fase experimental, em escolas de São Paulo, do Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Rio de Janeiro e de Tocantins, já foram distribuídos 150 mil computadores para 300 escolas.

Com o maior volume de compras, queda de preços da tecnologia, e dólar desvalorizado, o preço caiu para valores de até R$ 344 no último pregão eletrônico de compra.

Com isso, o governo federal, além de seu cronograma próprio de compras, ofereceu às prefeituras e estados com programas próprios de inclusão digital dos alunos, a oportunidade de aderir à ata de preço do Ministério da Educação. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), abriu linha de crédito para as prefeituras realizarem estas compras.

As cidades do Rio de Janeiro, Uberaba (MG) e São Bernardo do Campo (SP) foram as primeiras do país a aderir, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Lula e do o ministro da Educação, Fernando Haddad.

O Rio de Janeiro comprará 112 mil computadores, com projeto pedagógico focado para os 246 mil estudantes do 6º ao 9° anos, terem laptops para uso em da sala de aula. As escolas localizadas em área de risco (e regiões mais carentes), terão atenção especial, e cada aluno terá seu próprio laptop (um computador por aluno). Nas demais escolas, haverá um computador para cada três alunos (da 6ª à 9ª série).

A prefeitura de Uberaba, adquirirá 1.020 computadores para 5 escolas, também para alunos da 6ª à 9ª série.

Já São Bernardo do Campo comprará 15 mil computadores para estudantes, com projeto pedagógico focado nos alunos de 8 a 10 anos. Comprará mais 5 mil unidades para professores.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração