Pages

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Lula visita o Alemão para testar teleférico do PAC


O Presidente Lula será o primeiro passageiro do teleférico que integrará as comunidades do Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro. Nesta terça-feira (21), ele fará uma viagem simbólica de inauguração do novo sistema de transporte, que só estará disponível para os moradores da região a partir de março de 2011. A visita de Lula ao conjunto de favelas é tida como passo estratégico de afirmação da política de segurança do Estado, que recentemente, em conjunto com as Forças Armadas, realizou uma megaoperação para acabar com o domínio do tráfico de drogas na área.

Na última quinta-feira (16), agentes da Presidência visitaram o local para checar as condições de segurança e definir o planejamento da visita. De acordo com o cronograma, Lula deve embarcar em um trem da Central do Brasil por volta de 9h em direção à estação de Bonsucesso. De lá, o presidente segue em uma gôndola para uma das bases do teleférico, instalada no morro da Baiana. No local, Lula terá um encontro com lideranças das comunidades do Alemão e com representes do grupo "Mulheres de Paz" (previsto para ocorrer às 10h30).

Às 12h, o presidente se encaminha para outra comunidade carioca, a Rocinha, região na qual participará da inauguração de 144 casas populares construídas pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Saiba mais sobre o teleférico

O teleférico, que também integra a lista de empreendimentos do PAC, custou R$ 125 milhões. O sistema de transporte, inspirado no "Metro Cable" de Bogotá, na Colômbia, possui 152 gôndolas com capacidade para dez pessoas cada. A capacidade prevista é de 3.000 passageiros por hora e 30 mil por dia. São, no total, seis estações entre Bonsucesso e a favela da Fazendinha.

Nesta fase final de testes, sete gôndolas circularão por duas estações para checar a eletromecânica do sistema. Estima-se que o tempo médio de viagem por todo o Alemão será reduzido para 16 minutos (atualmente, é de quase uma hora e meia).

A passagem presidencial pelo Rio de Janeiro é mais uma demonstração pública de união entre as três esferas de poder no Rio: municipal, estadual e federal. Nesta segunda-feira (20), Lula esteve ao lado do governador Sérgio Cabral (PMDB) e do prefeito Eduardo Paes (PMDB) no lançamento da pedra fundamental da nova sede da União Nacional dos Estudantes (UNE). Em breve discurso, ele enalteceu o trabalho em conjunto e se disse feliz com a hospitalidade com a qual foi recebido na cidade.

Esta será a sexta visita de Lula ao Complexo do Alemão e a primeira após a ocupação no conjunto de favelas.

Durante o processo de tomada do Alemão, o presidente se colocou mais de uma vez à disposição do governador para dar apoio logístico e chegou a enviar à cidade o ministro da Defesa, Nelson Jobim, a fim de articular a operação integrada com as Forças Armadas. Pelo menos 2.000 homens do Exército, da Marinha e da Aeronáutica participaram da força-tarefa, além do uso de tanques de guerra e outros equipamentos cedidos pelo governo federal. A ação foi uma resposta a mais uma onda de violência orquestrada pelo crime organizado (a terceira nos últimos oito anos), na qual mais de cem carros e ônibus foram incendiados.

Com a chegada do teleférico e a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Complexo do Alemão e na Vila Cruzeiro –previstas para o primeiro semestre de 2011–, a ideia do governo estadual é transformar a comunidade.

O Complexo do Alemão ocupa espaço nobre na distribuição de obras do PAC: até agora foram construídas 728 casas populares, com gasto total de R$ 725 milhões, segundo o governo. O PAC também construiu no local o colégio estadual Jornalista Tim Lopes, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e um centro de educação tecnológica e profissionalizante.Uol

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração