Pages

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Globo faz "laudo" do governo Lula no padrão de jornalismo da "bolinha de papel"

O jornal "O Globo" é tão ruim, mas tão ruim, que é imprestável para se ler. É pura perda de tempo. Funciona como se fosse um lenço para lamentações de quem odeia Lula. Só fico sabendo das "reporcagens" pelos outros.

Hoje o blog do Planalto traz uma série de respostas ao "balanço" extremamente negativo do governo Lula feito jornal em um caderno "especial" - que não li e não gostei, mas publicamos as respostas do governo, que são mais interessantes e fiéis à realidade, com números e fatos incontestáveis.

Se você procurar onde estão os 4% de brasileiros que acham o governo Lula ruim e péssimo, boa parte está dentro das redações das Organizações Globo.

É compreensível: governo bom para a Globo era o demo-tucano, que oferecia generosas tetas governamentais para a Globo mamar dinheiro público. No governo Lula a mamata acabou.

A "reporcagem" do Globo foi tão ruim, que o governo produziu 13 respostas, separadas por tema. Publicamos a primeira abaixo, uma introdução geral, e no final tem a lista das outras 12 com o link para acesso:
Resposta ao Caderno Especial de O Globo sobre A Era Lula, de 19 de dezembro de 2010

Os principais jornais, revistas e sites eletrônicos de notícias realizam um balanço dos últimos oito anos.

Na maior parte as análises têm sido objetivas, como uma relação das principais conquistas e dificuldades, bem como da evolução natural na política econômica em face das mudanças nos contextos nacional e internacional nos últimos oito anos.
No entanto, alguns analistas apresentam uma análise parcial do governo Lula, na qual uma série de mitos é propagada sem uma análise cuidadosa dos fatos subjacentes.

A análise é bastante parcial: quando interessa, faz comparações com o passado e quando não, não o faz. Ex.: Miriam Leitão faz uma análise sintética da atuação do governo Lula. PIB de 2010 foi o maior em 25 anos, mas credita em parte à recessão de 2009. Ao analisar o déficit em transações correntes de US$ 50 bilhões em 2010, não credita igualmente à crise internacional. Ao falar do desmatamento, soma toda área desmatada no governo Lula, de 2003 a 2010, que equivale a 82 vezes a cidade de São Paulo. Não fala que o desmatamento tem se reduzido ano a ano, e alcançou, em 2010, o menor nível em 22 anos.

As chamadas das matérias sempre puxam para o lado negativo, embora vários analistas apontem avanços. No geral, os destaques creditam ao governo Lula a responsabilidade de não ter resolvido problemas seculares do país. Embora vários analistas entrevistados nas matérias apontem avanços nestes desafios. A chamada é sempre para o lado vazio do copo, e não do lado cheio.


Segue a lista das outras12 respostas por área de governo:

1 Comentários:

Ruy Acquaviva disse...

A Globo é um câncer que precisa ser extirpado da sociedade brasileira.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração