Pages

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Encontro com blogueiros: perguntas duras, mas francas

Quem esperava um evento chapa-branca, se surpreendeu com os blogueiros que entrevistaram o presidente Lula no Palácio do Planalto.

Deram uma aula de bom jornalismo, cada um buscando a informação que interessa ao leitor, sem hostilizar, nem fazer armadilhas para o entrevistado.

Não faltaram perguntas duras, mas francas e honestas, ou seja, buscando a informação, e não pegadinhas e armadilhas para deturpar e tirar do contexto.

Leandro Fortes, do blog "Brasília, eu vi" questionou alguns recuos no PNDH-3 (Plano Nacional dos Direitos Humanos) e ações na Corte Interamericana de Direitos Humanos, pelo Brasil não ter julgado os torturadores:



Altino Machado, do Blog de mesmo nome, perguntou sobre o mau desempenho do PT no Acre, nas últimas eleições:



Miro (Altamiro Borges), do Blog do Miro, perguntou porque faltou empenho no governo pela redução da jornada de trabalho para 40hs semanais, e porque vetou a revogação do fator previdenciário:



Pierre Lucena, do blog Acerto de Contas, de Pernambuco, questionou o afastamento de Paulo Lacerda [da ABIN], após a operação Satiagraha:



O presidente elogiou o trabalho de Paulo Lacerda e Luiz Fernando Correa na PF, dizendo que, no caso da PF, o afastamento foi natural, pelo tempo que já estava no cargo e pela troca de ministro. Da ABIN não explicou, mas deixou uma frase no ar, de que tudo será explicado a seu tempo:

"... tenho coisas que não posso dizer como presidente da República... até porque o processo está andando, tem um processo em andamento..."

Afirmou que os dois chefes da Polícia Federal receberam orientação da Presidência da República de que era preciso investigar até o fim o banco do Daniel Dantas e afirmou:

"Você pode ficar certo de que não haverá meio milímetro de vacilação nessa e em qualquer outra investigação".

Fez um balanço dos avanços da Polícia Federal, da CGU, do Portal da transparência, afirmando que criou um robusto sistema de combate a corrupção, e que ninguém deve ficar impune, nem livre de investigações, só não pode expor inocentes como se fossem culpados.

"... quanto mais você combate a corrupção, mais ela aparece!... Seria mais fácil jogar embaixo do tapete!...

... a Polícia Federal nunca trabalhou 20% do que ela trabalhou nos meus dois mandatos...

... no meu governo, no meu mandato a minha família foi investigada. Entraram na casa do meu irmão... Eu falei: bom, quem está sendo investigado, quem recebeu o comunicado é o presidente da República, não é o irmão do Vavá; então, que vá investigar...

... quero... Que faça tudo o que tiver que fazer, que investigue tudo. Na hora que tiver provas, escancare...".

Outra pergunta foi feita pela Conceição Oliveira, do Blog da Maria Frô, através da webcam. Ela considera que a lei para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira "não pegou", e pergunta o que falta para a lei pegar e para o desenvolvimento educacional de todas as crianças, de todas as etnias, ser igual:

2 Comentários:

ADRIANO ALMEIDA disse...

Não consigo ouvir o audio.
O Presidente Lula, como sempre, um grande estadista. Parabéns ao presidente e a todos os Blogueiros que participaram.

Marlos Pessoa disse...

Focp admirado elogiarem o tucano Pierre Lucena

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração