Pages

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Búlgaros enviam cartas e poemas para Dilma através da embaixada


O entusiasmo dos búlgaros com a vitória de Dilma Rousseff na eleição à presidência da República do Brasil é tanto que os fãs da petista estão enchendo a embaixada do Brasil em Sófia de cartas, poemas e emails. Os búlgaros pedem que a representação diplomática brasileira no País faça as correspondências chegarem às mãos da presidente eleita.

"Estão enchendo a nossa caixa de correspondências. Já recebi mais de 20 cartas e não sei quantos emails", disse uma funcionária da embaixada. "Os textos mais bonitos são os poemas, cheios de admiração por ela e desejando muito sucesso. Eles estão acompanhando as notícias da política brasileira como se fossem da própria Bulgária".

O problema, relata a fonte, é que todas as correspondências enviadas até agora estão em búlgaro, uma língua indecifrável para os ocidentais. A embaixada afirmou que vai traduzir algumas cartas e remetê-las à Dilma. Na eventualidade de receber uma resposta da futura presidente, a embaixada também fará o possível para endereçá-la ao remetente búlgaro.

Dilma  virou uma celebridade instantânea desde que começou a disparar nas pesquisas de intenções de voto nas eleições. A partir de setembro, os meios de comunicação do País falam cotidianamente sobre a petista e chegaram a enviar correspondentes ao Brasil para acompanhar as eleições, tudo porque Dilma é filha de um advogado búlgaro que migrou para o Brasil nos anos 30. Para eles, Dilma é, incontestavelmente, uma "meio búlgara" que chegou ao poder em um dos mais importantes países.

O consulado do Brasil explicou ao Terra, no entanto, que obter a nacionalidade búlgara não é tão fácil, embora Dilma tenha direito a adotá-la. A regra mais rigorosa impõe que o pretendente abdique da sua nacionalidade original para se tornar búlgaro. "Tenho certeza de que, no caso dela, os búlgaros abririam uma exceção e a deixariam ser búlgara e brasileira", comentou outra fonte.

A comunidade brasileira no País é mínima: há apenas 30 brasileiros registrados no consulado, e a metade deles é formada por jogadores de futebol que defendem as cores de algum time búlgaro. Com a fama de Dilma, virou um privilégio ser brasileiro na Bulgária: basta anunciar a nacionalidade para que os nativos se desmanchem em sorrisos e se disponibilizem para ajudar com o que for necessário. "Dilma Rousseff! Dilma Rousseff!", falam, entusiasmados e por repetidas vezes, em meio a frases incompreensíveis em búlgaro. Eles esperam que a futura presidente um dia visite o País natal de seu pai, Petar Russev, mas estão conscientes de que este dia pode demorar.

Na onda da "febre Dilma", também os empresários esperam que as oportunidades de negócios com o Brasil sejam ampliadas. O consulado relatou que, desde o início da semana, aumentaram os contatos de empresários querendo estreitar relações, entre eles um fabricante de vinhos búlgaros que gostaria de vender a bebida na América do Sul e um fabricante de materiais de construção que gostaria de importar produtos brasileiros.

Dilma será exemplo para mulheres búlgaras na política, diz socióloga

Em um País em dificuldades como a Bulgária - um dos mais debilitados economicamente da União Europeia -, o exemplo de uma pessoa com origens no País que alcançou sucesso internacional melhora a auto-estima dos habitantes, avalia a socióloga Yvara Gancheva. Para ela, o sucesso de Dilma se reflete sobretudo nas mulheres búlgaras, que há cerca de 10 anos brigam por melhores posições tanto na política búlgara quanto no setor privado. Conforme a estudiosa, mesmo se as mulheres estão em maioria na população, as diferenças salariais e de postos de trabalho entre elas e os homens ainda são grandes na Bulgária. "Não tenho a menor dúvida de que o exemplo dela vai ser usado para as mulheres búlgaras chegarem mais alto nas suas profissões", afirmou a pesquisadora do Instituto de Sociologia de Sófia. "Ainda existe muita desigualdade oportunidades entre homens e mulheres, mas pouco a pouco a mulher búlgara está conquistando o seu espaço".

Gancheva destacou que a política búlgara já conta com duas mulheres fortes no poder, uma na prefeitura da capital e outra que é líder da oposição no Parlamento. Ela julga que qualquer uma das duas está no caminho para um dia se candidatar à Presidência, posto onde uma mulher jamais chegou perto no país do pai da primeira presidente do Brasil.No Terra

2 Comentários:

Geysa Guimarães disse...

Um grande VIVA à Bulgária, de onde veio o pai de nossa Dilma. Foi aí que um novo capítulo da história brasileira começou.
E promete ser glorioso.

Rosa Figueiredo disse...

Estivemos na Bulgária em outubro - precisamente em Sofia - e as pessoas nos perguntavam sobre a Dilma, todos sabem que a futura presidenta do Brasil tem pai búlgaro, que emigrou para o Brasil. Foi muito interessante observar o carinho e interesse deles pelo nosso País e por sua "descendente" ilustre.
Rosa

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração