Pages

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

“Bom Dia Brasil” evoca a princesa Isabel para falar de Dilma

Segundo a jornalista Miriam Leitão, em comentário na manhã desta segunda-feira no “Bom Dia Brasil”, na Globo, não há nenhum ineditismo no fato de uma mulher ser eleita para presidir o Brasil. A princesa Isabel fez isso antes, no final da monarquia.

Primeira filha de D. Pedro 2º, Isabel (1846-1921) foi regente do império por três ocasiões, na ausência do pai. Numa delas, em 1888, promulgou a Lei Áurea. Miriam Leitão usou uma imagem republicana para comparar a monarca com a presidente eleita: “Ela exerceu o mandato em partes, né?”

A integra do comentário pode ser visto aqui. Um resumo pode ser lido abaixo:

Renato Machado: “Miriam Leitão, pela primeira vez uma mulher é eleita presidente da República. Qual é o significado deste fato?”

Miriam Leitão: “Importantíssimo. A última vez que uma mulher governou o Brasil foi no século 19. E agora no século 21 uma mulher vai governar o Brasil. (…)

Alexandre Garcia: “A Miriam me deixou com uma curiosidade. Que mulher governou o país no século 19?”

Miriam Leitão: “A princesa Isabel, em nome do seu pai, quando ele viajava pra… Somado, dá quase quatro anos. Ela exerceu o mandato em partes, né?”Do blog do Mauricio Stycer

26 Comentários:

Ary disse...

Em tua homenagem, óinc, óinc...

Foi em diamantina onde nasceu j.k.
E a princesa leopoldina lá resolveu se casar
Mas chica da silva tinha outros pretendentes
E obrigou a princesa a se casar com tiradentes
Laiá, laiá, laiá, o bode que deu vou te contar

Joaquim josé, que também é da silva xavier
Queria ser dono do mundo
E se elegeu pedro segundo
Das estradas de minas, seguiu p’rá são paulo
E falou com anchieta
O vigário dos índios
Aliou-se a dom pedro
E acabou com a falceta
Da união deles dois ficou resolvida a questão
E foi proclamada a escravidão

Assim se conta essa história
Que é dos dois a maior glória
A leopoldina virou trem
E dom pedro é uma estação também
Oô, oô, oô, o trem té atrasado ou já passou.

Essa é a velha Miriam PiGão: Doidinha de pedra!

ASP disse...

Miriam Leitão (Leitoa) esta com inveja da DILMA, desdenha a importância de temos a primeira mulher presidente do Brasil.

VIVA DILMA.

Carlos M. disse...

Putz, se a Miriam Leitoa dissesse que a Princesa Isa foi eleita eu nunca mais ligava minha televisão.

eliz disse...

Todas essas perguntas estão no script, tudo combinado.

Silvia Brusco Marques disse...

ehehehe
Só faltou ela dizer que:

Nosso Lula é a reencarnação de D.Pedro II

e Dilma da Princesa Isabel....


eheheheh
bjs

tania disse...

A mirian esqueceu uma coisa importante DILMA FOI ELEITA - escolhida pelo povo a princesa Isabel substituia o próprio pai.
E se isto tem valor agora porque a globo nao lembrou de comparar Dilma à princesa que assinou a Lei Aurea durante a disputa, quando insistiam em iluminar o serra com holofotes, closes e até ensaiaram um bolinhagate???

Cicero Pereira da Costa disse...

Realmente esta comentarista tem uma inteligência das mais privilegiadas. Que comparação, muito boa mesmo. Comparar uma mulher eleita pelo povo brasileiro em uma eleição livre e democrática, com a princesa Isabel chaga a ser ridículo. Miriam Leitão, porque será que você é assim?

vinícius disse...

Inveja!
Será que existe outra palavra para definir a razão do diálogo entre estes "jornalista"?
É inacreditável a intensidade com a qual eles procuram diminuir a vitória sa Dilma.
Quanto mais eles pressinarem, melhor será o desempenho da Dilma.
Percebo que ela e o Lula crescem quando pressionados.
Eles sabem do potencial da Dilma...

Ana Martins disse...

Ôxi, se a uruburóloga tentou diminuir o mérito da acachapante vitória da Dilma, o tiro lhe saiu pela culatra. Realmente, a eleição da Dilma é uma veradeira segunda Lei Áurea, só que com muito mais propriedade.

Luana disse...

Comentário mais idiota que já vi. Ela simplesmente veio com essa estorinha de Isabel, para não falar daquilo que realmente importa, pois já estão a criticar, ou seja, Dilma é a continuidade do governo Lula.

Luana disse...

Comentário mais idiota que já vi. Ela simplesmente veio com essa estorinha de Isabel, para não falar daquilo que realmente importa, pois já estão a criticar, ou seja, Dilma é a continuidade do governo Lula.

Jose ricardo disse...

Mírian Leitão inaugura a era da Monarquia eletiva! Fenômeno.

Quincas disse...

A princesa Isabel, pela herança de um rei. A nossa Dilma, pela herança de um plebeu, o Presidente Lula. A princesa Isabel libertou o povo afro da escravidão. A minha esperança é que a presidente Dilma liberte os pobres do domínio dos burgueses que já estão dizendo que 52% do governo está nas mãos do PSDB/DEM, o que é uma grande mentira. O correto é: Os governistas tem o Governo Federal, o Governo Estadual(16 governadores)e o poder legislativo, o congresso nacional, com 80%. A oposição apesar de ter conquistado Minas, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, tem apenas 08 governadores do PSDB e 02 do DEM. Isto sem contar o número de prefeitos em exercício. Portanto, uma derrota flagorosa. Quem vai governar o Brasil é Dilma, lá de Brasília, não é nem São Paulo, nem Minas, nem Parará, nem Santa Catarina, nem tão pouco o derrotado nas urnas José Serra.

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Parabéns Brasileiros Blogueiros “Sujos”, vocês são os verdadeiros heróis destas eleições, o Povo Brasileiro não poderia ter um retrocesso tão grande, e graças a vocês houve um equilíbrio de forças com o PIG, Viva o Brasil, Viva Dilma, Viva a Internet, Viva o Sujos que lavaram a alma do Povo Brasileiro.

Anônimo disse...

O que a jornalista esqueceu é que a princesa não foi eleita pelo povo e, além disso, só substituía interinamente o pai porque ele não teve filhos homens. Acho que foi uma forçada da urubóloga para distorcer a conquista obtida pela Dilma.

Montanha Mágica Livros disse...

Miriam Leitão poderia ser considerada a primeira mulher calhorda jornalista. Mas, assim como a ignorância, a calhordice só é menos abundante no Universo que o hidrogênio.

Malú disse...

KKKKKKKKKKKKKK Só rindo mesmo do ridículo desse PIG. Qual foi a presidente republicana que governou este país? Esse PIG não sabe o que fazer para diminuir a Dilma. São ridículos!

V disse...

O PIG não para. Essa é nossa próxima fornteira, libertar a imprensa da mão de um baronato decadente.

Unknown disse...

A DILMA NÃO SÓ GANHOU DA VEJA/GLOBO/ESTADÃO ETC , MAS GANHOU DO PAPA QUE TENTOU DAR UMA FORCINHA AO SERRA, E GANHOU DO TAL DE MALAFAIA, EU REBI UM VIDEO DO MALAFAIA FALANDO E APOIANDO O SERRA, GANHAMOS DE PARTE DA IGREJA QUE ELE PRESIDE, E GANHAMOS DE PARTE DOS CATOLICOS TB, PQ TEM BISPO Q EDITARAM FOLHETOS CONTRA A DILMA, E SE ELES NÃO FIZERAM ELES AGORA DEVERIA TER A GENTILEZA E A GRANDEZA DE PROCESSAR QUE FEZ EM NOME DA IGREJA CATOLICA, ENFIM ESTE POVO DEU TRABALHO PARA NOS, E GANHAMOS ATÉ DO PAPA, KKKKKKKKK, VIVA A DILMA, NÃO ESQUECE DOS ANCIOES APOSENTADOS!

Anônimo disse...

BURRICE PURA... Sempre foi burra essa essa Mírian: Não deveria ser M... Leitão, mas Míriam BURRA (dos muares)

Luciana disse...

É por isso que hoje eu não assisto mais a Rede dos Bobos. Nada, absolutamente nada. Nem debate com a Dilma. Nem comercial da minha manteiga favorita. Nada.
Simplesmente porque eles são patéticos. Ridículos. Essa míriam leitoa é uma imbecil, que se acha inteligente o suficiente pra discutir contas públicas com economista do porte da Dilma.
Há tempos, quando quero me informar pela manhã, ligo na TV Brasil ou na Record News. Nunca mais deixo a indecência, a desfaçatez, a cara de pau, o desrespeito da Rede dos Bobos entrar na minha casa.

josé lopes disse...

Me descupem o impropério mas, essa Miriam Leitão é muito babaca. A princesa Isabel não foi eleita pelo povo. A Dilma foi.

ALFREDO disse...

TENHO ORGULHO DE SER MINEIRO,POIS DEMOS TANTOS PERSONAGENS PARA O ENGRANDECIMENTO DELA "PÁTRIA " E DE VEZ EM QUANDO DAMOS UMA C,, DESCULPE EU QUERO DIZER ESCORREGADELA,ESTA -COISO- NASCEU EM MURIAÉ MG, AINDA BEM QUE É QUASE DIVISA COM O RJ.

SérgioFerraz disse...

A urubóloga e sua dor de cotovelo, que coisa patética.
Coitados dos "colonistas" da Globo não formam opinião de mais ninguém, foram desmoralizados pelo povo.

João Paulo disse...

Mirian Leitão deveria jogar o seu diploma no lixo, comparar uma monarquia com a república é um total desconhecimento do direito.
Além disso, Monarquia não tem MANDATO, ou seja, mais uma para ela jogar o diploma no lixo.
Por fim, DILMA foi ELEITA com o voto democrático do povo.
A Globo vai fechar as portas, com um desserviço desses à nação.

Vilar disse...

Há muito não vejo o "Bom dia, desgraça" com os "Carcarás Globais" por recomendação do meu hepatologista. Pessoal...inveja mata...Mais ainda quando em dose dupla (Dilma e Lula).

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração