Pages

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Oposição rachada entre o grupo paulista de Serra e o resto do Brasil

O discurso da derrota feito por José Serra ontem, continuou o tom agressivo que teve na campanha, e ameaçou a população brasileira e até tucanos moderados com um "até breve".

Serra fez jus à sua fama de desagregador quando só agradeceu seu núcleo duro paulista, e alguns fiéis escudeiros (como Sérgio Guerra, Jarbas Vasconcelos). Na prática, com sua costumeira truculência, mandou um recado para Aécio ao ignorá-lo: o PSDB é dele (quando muito aceita dividir com Alckmin, na cabeça de Serra). É claro que falta combinar com o resto do PSDB do resto do Brasil mas, enfim, isso é problema dos demo-tucanos.

O que interessa é que o clima beligerante que José Serra quis impor, já no primeiro discurso, contra o governo Dilma, não encontrará eco nem entre os demo-tucanos.

O PSDB saiu da eleição com poder regional, elegeu mais governadores, mas saiu com menos poder nacional, com bancadas menores na Câmara e no Senado.

Aos governadores demo-tucanos eleitos, não interessa fazer uma oposição raivosa ao governo federal (como não interessou ao próprio Serra quando foi governador, fazer oposição frontal a Lula). Alckmin, Richa, Perillo, Simão Jatene, tem mais expectativa na própria reeleição em 2014 do que em vôos ao poder nacional.

Também não interessará muito aos governadores declarar guerra nacional contra partidos que lhes fazem oposição nas Assembléias Legislativas.

Nesse contexto, arroubos de oposição raivosa ficarão restritos à artigos nos jornais, escritos por José Serra e FHC, para demarcar território.

A oposição no Congresso deverá ser mais moderada. Deverá fazer críticas mais pontuais, e negociar mais conquistas para os governadores de seus partidos. Não causará surpresa se vermos um "fisiologismo de oposição", negociando votos a troco de verbas para os estados.

Mesmo assim, é bem provável que a imprensa tente manter o clima de beligerância dando mais espaço aos poucos radicais da oposição.

12 Comentários:

Unknown disse...

Olhem o que pregam essa gente que apoiou Serra, puro racismo. M.P. que tal verificar?

gentedecente.com.br/



armando do prado

RIBAMAR disse...

Essa eleição nos aproximou, nos fez amigos, sofremos aqui juntos nos momentos difícieis, ficamos felizes e curtimos o bom momento, diariamente ficamos ligados por meses e meses, realmente essa eleição nos proporcionou tudo isso graças a maravilha da net, agora pergunto: Como ficamos?
Abraços!!!

José Carlos Lima disse...

Mulher na presidencia, segue link para uma coletânea de textos e um belo vídeo sobre a vitória de Dilma Rousseff

http://josecarloslima.blogspot.com/2010/11/pesquei-isso-do-blog-do-azenha-imagens.html

Dener Azevedo disse...

E a imprensa do mau irá, companheiros, construir barreiras, cascas de banana e toda sordidez de mentira.Nossa vigília a de ser permanente. Serena, mas, permanente.

Anônimo disse...

Ontem assistir aquele senador do PR, horroroso, o Álvaro Dias afirmando a Mitre que o psdb vai fazer oposição com crítica e fiscalizar e não tem essa de negociação não. Projeto para o país, segundo ele, não tem e nem vai dar a mão para Dilma.
Zanuja

Silvia Brusco Marques disse...



terceiro turno???
ora.... ehehehe
acho é a energia contida...

como disse o candidato... não saber o que fazer com tanta energia...
" do mal " é logico!!!

Colhemos o que plantamos... vai ser duro pro cara segurar essa derrota heim!!!
Hoje deve estar esbravejando pra todo lado... acho que ele ainda vai querer brigar mais um pouco... não vamos dar descanso... não é???
ESTAMOS DE OLHO!!!
Não podemos baixar guarda.... nem dar folga...
bjs

vinícius disse...

Alguns analistas e jornalistas repetem um mantra: "foi a pior disputa da história democrática do Brasil".

Mentira!!!
Foi excelente!

A campanha de Dilma deu show. Foi uma vitória maravilhosa.
Venceu o oponentes, as revista semanais, os rádios, as tvs e muito blogistas.

reginaldo disse...

Fala ai para o PT nao dormi no ponto mais. tem muito tucano que vai ter que entrar na lei da ficha limpa : Aecio neves(quebra de sigilo );Zé Martelo (calunia e rouboanel);etc

Betotelles disse...

Para substituir o pugilista nocauteado Artur Virgílo, São Paulo elegeu, tendo que matar antecipadamente o Romeu Tuma, o ultra-radical e destemperado Aluisio Nunes. Garantia de Baixaria no senado.

leonardo-pe disse...

aluisio nunes,foi eleito graças ao enorme preconceito dos paulistas.q se pudessem rifavam a marta suplicy tambem!não é a toa q esse moço foi o mais votado para o senado.é inacreditavel o q acontece com o"maranhão(nazista)do sudeste"!

luiz disse...

não se deixem enganar eles ainda podem fazer estrago... agem como cães raivosos, todos sabem qual é a solução para um cão raivoso

Quincas disse...

O pior do Serra foi dizer que a culpa de sua derrota foi do "povo", ou seja, se fosse vontade a elite ele estaria eleito. Talvez o "povo" paulista, paranaense, mineiro e catarinense acorde para as próximas eleições. Com toda certeza Zé Serra, daqui há dois anos, vai se candidatar a prefeito de São Paulo, pode até mesmo se candidatar a prefeito de Salvador, onde teve bastantes votos. É só esperar....

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração