Pages

domingo, 17 de outubro de 2010

A zona cinzenta do Caixa-2 de campanha da Igreja Católica

Panfletos estão sendo distribuídos, aos milhões, usando o nome da CNBB, com a logamarca da entidade.

Os panfletos fazem campanha negativa para não votar em Dilma e no PT. Portanto é um panfleto de campanha eleitoral. Com agravante, de que, no segundo turno, só existem 2 candidatos, logo não é apenas campanha contra Dilma e o PT, é também campanha a favor de Serra e do PSDB.

O conteúdo já é reprovável, afinal por que apenas fazer campanha contra Dilma e esconder que Serra assinou a norma técnica que ordena abortos no SUS, quando foi Ministro da Saúde?

Se o objetivo do panfleto fosse conscientizar o eleitor diante de valores cristãos, e não fazer campanha eleitoral pró-Serra, deveria informar tudo sobre os dois candidatos na questão do aborto e deixar o eleitor decidir, bem informado.

Também causa estranheza desconsiderar no momento eleitoral, tudo o que a Igreja pregou nas campanhas da  fraternidade, nos gritos dos excluídos, para analisar as duas candidaturas apenas sob o enfoque de uma única questão. Quer queiram, quer não, fica claro, que é um subterfúgio para ter a desculpa de apoiar um candidato.

Mas pior do que o conteúdo, é a zona cinzenta do caixa-2 da campanha, entrando nas dioceses da Igreja Católica.

Na documentação da Gráfica que estava imprimindo, o faturamento é para o CNPJ da Mitra Diocesana de Guarulhos (ver nota abaixo).


É a personalidade jurídica da Diocese de Guarulhos.


Portanto a Diocese de Guarulhos está financiando campanha eleitoral de massa para Serra.

Todos tem direito à liberdade de expressão, mas imprimir milhões de panfletos eleitorais, é financiar campanha.

A Diocese precisa declarar a doação para a campanha de José Serra, senão é caixa-2 de campanha.

Independente da posição individual de cada clérigo, quer queiram, quer não, é o nome da Igreja Católica que está envolvido.


A Igreja Católica, a CNBB e a Diocese, precisam tomar uma atitude veemente e às claras para esclarecer todo esse escândalo, até para descontaminar a imagem de toda a Igreja, que está sendo atingida.

Atitudes como do Padre de Canindé (CE), condenando a exploração eleitoral com o nome da Igreja, precisam ser constantes, para salvar a imagem da Igreja de ser vista como partidarizada pelo PSDB e DEM.


A Igreja Católica participa há alguns anos de um movimento contra a corrupção eleitoral. Pede transparência de governos e de financiamentos de campanha.

Não é possível que se deixem envolver num escândalo destes, e não venham a público prestar esclarecimentos cristalinos e contundentes.

15 Comentários:

blog do Aldeir Ferraz disse...

Concordo com a indgnação com o que este Bispo de Guarulhos tem feito, mas, vamos tomar cuidado com os titulos das matérias para não generalizar e correr risco de perdermos votos para Dilma de pessoas sérias que existem na igreja.
É apenas um toque para que não nos igualemos a tucanalha.
Valeu!?

OLê olê olá Dilmaaa! Dilma!

Julio Cesar Macedo disse...

Chico Alencar do Psol do Rj, segundo deputado federal mais votado pelo rio, defende voto em Dilma! Ver Rede Atual!!!!

Anônimo disse...

MH, veja isso:

(resposta do vice pres. do PV em seu blog: http://alfredosirkis.blogspot.com/2010/10/respostas-agenda-verde.html

Nossas observações sobre os documentos e levando em conta as conversas:

Ambos documentos são fracos. O dos tucanos consegue ser pífio, dá impressão de negligência, de ter sido feito “nas coxas”.

Ambos não aceitam a moratória de usinas nucleares para além de Angra III. Os tucanos sequer o não-leilão de novas térmicas a carvão e óleo combustível a pretexto de ter que “estudar a demanda energética” (então ainda não calcularam???) omitindo que se ela for premente as novas térmicas podem ser a gás natural com muito menor emissão de CO2. As usinas a carvão na verdade obedecem a um interesse comercial de rentabilizar a volta dos navios que exportam minério de ferro trazendo carvão a preço de banana. Um negócio “marginal” com intensa emissão de Co2.

No ponto do código florestal Dilma aceitou ir mais longe. No documento os tucanos ficam aquém inclusive do colocado na conversa. Não falam de reserva legal e tornam ainda mais imprecisos seus limites em relação às APPs embora aceitem, já é um passo, a não-anistia a desmatadores.

Em segurança pública os tucanos não identificam claramente a questão da falta de dedicação exclusiva dos policiais em função de salários aviltados e da cultura do “bico” como uma questão central.

Cometem uma gafe monumental ao dizer que estamos de acordo em torno do “voto distrital” o distrital é a morte dos pequenos partidos como o nosso. Nossa proposta é o distrital misto (sistema alemão). Deve ter sido por conta da pressa ou do descaso…

Na política externa o PT não passa recibo, por escrito, embora na conversa seu principal ideólogo tenha admitido alguns erros de tom, o que foi honesto de sua parte.

Finalmente, o texto do PT é assinado pela própria Dilma enquanto o do PSDB leva a assinatura de Sérgio Guerra.

Anônimo disse...

Alô alô Dra. Cureau (lê-se quirrô), cadê a procuradoria?

Anna Banana disse...

Zé Augusto, o que eu não entendo é porque a campanha da Dilma e o Pt já não processaram esses padres, essa diocese, essa CNBB... enfim, todos os envolvidos. Com tantos bons advogados, como Tarso Genro e outros, o que estão esperando? P q deixam tanta calúnia e difamação sem tomar uma atitude? não acho prudente não tomar atitude... passa pra população comos e fosse verdade.

Anna Banana disse...

Zé Augusto, o que eu não entendo é porque a campanha da Dilma e o Pt já não processaram esses padres, essa diocese, essa CNBB... enfim, todos os envolvidos. Com tantos bons advogados, como Tarso Genro e outros, o que estão esperando? P q deixam tanta calúnia e difamação sem tomar uma atitude? não acho prudente não tomar atitude... passa pra população comos e fosse verdade.

Anônimo disse...

A contribuição à Campanha do Serra pela Diocese de Guarulhos é ilegal sendo declarada ou não. Igrejas, assim como Sindicatos, estão impedidos pela lei de fazer doações às campanhas e candidatos. Além da imoralidade existe ilegalidade no ato. O que diria a grande imprensa se fosse pego material contra Serra pago pela CUT? Pura hipocrisia!!

Morais disse...

Onde está a reação do PT recorrendo ao MPE e processando a Cnbb e o Psdb que está sendo privilegiado pela campanha difamatória, já devia ter pedido a cassação do registro dele, vamos acionar a Sandra curió sempre muito rápida para atua contra o PT.

José Carlos Lima disse...

Não é a Igreja Católica mas apenas a parte podre

Inclusive a parte podre parece ter caido a ficha depois desta palhaçada que foi parar na policia

Até que enfim uma luz no horizonte,
A Regional Sul-1 da CNBB aceitou a orientação da CNBB e ficará neutra nesta eleição

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/regional-sul-1-da-cnbb-declara-neutralidade

Agora é ficar de olho pra ver se o bispo de Guarulhos vai mesmo respeitar esta neutralidade com a qual se comprometeu ou se vai ser uma neturaldade que nem a da Folha
Mas já é um avanço

Esta direita decrépta, quando imaginávamos soterrada pela hisitória, apenas vegetava
As TFPs aguardavam a hora de dar o bote


Contida a tempestade, o bom senso voltou
Tomara que a campanha prossiga no bom termo para que, assim, as pessoas cheguem ao dia 31 capazes de optar por um dos projetos para este País seguir adiante
Que parem com esta loucura de transformar esta eleição num plebiscito religioso quando o que está em jogo é, antes de tudo, o pre-sal, a Copa do Mundo, as Olimpiadas, a Banda Larga Para Todos, o PROUNI, o combate ao rascismo e tudo mais ao que a TFP, Opus Dei, neonazistas e outros lixos não aceitam

Para que não paire qualquer dúvida sobre a posição oficial da CNBB assista a este vídeo onde o apresentador Rodolfo trata do assunto

http://www.youtube.com/watch?v=EmBEVi7Vkxo

Claudinete Sergipe disse...

Infelizmente sou obrigada a deixar de frequentar a minha igreja e também vou deixar de pagar o meu dízimo. Por que devo pagar meu dízimo para a igreja usar para pagar panfleto contra o povo brasileiro? Eu pago dízimo é só olhar o meu nome e meu Estado e conferir na relação dos dizimista. Minha igreja agora será simplesmente a Bílbia.

Anônimo disse...

Note-se que o próprio Bispo afirmou que a despesa estava livre de qualquer de impostos, por ser a igreja católica imune.
Além de caixa 2, faz-se sonegação.Vinicius.

Anônimo disse...

Está na hora de nós católicos fazer-mos um movimento para expulsar esses maus padres da
nossa Igreja. Estou decepcionado!
Custo a acreditar que a contri-
buição que deixo nas missas esta
sendo usada para patrocinar baixa-
rias!

Anônimo disse...

Encaminhei e-mail para a CNBB protestando contra esta ação obscurantista e ilegal. A sociedade precisa reagir !!!!!!

Anônimo disse...

defendo plenamente a vida e apoio o bispo de guarulhos nesta ação dele.

Anônimo disse...

defendo plenamente a vida e apoio o bispo de guarulhos nesta ação dele.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração