Pages

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Segundo turno é guerra só contra as malvadezas do Zé Baixaria - parte 1

Eleição no segundo turno exige a construção de pontes e de diálogo entre diferentes. Exige buscar, senão consensos, pelo menos concessões, dentro do razoável, de parte a parte.

Então é hora de guerrear só contra o Zé Baixaria, suas malvadezas, e sua campanha do ódio.

Aos outros, precisamos dialogar com argumentos, saber ouvir também, fazer um chamado à razão, mostrar as qualidades, ser humilde para ouvir o que os outros acham que são deficiências, exercitar a auto-crítica, e procurar aparar arestas.

Não há sentido, num segundo turno, por exemplo, hostilizar Marina Silva sem motivo.

Digamos que o segundo turno fosse entre Marina e Serra. Eu não pensaria nem um segundo e votaria em Marina de olhos fechados.

Acredito que, da mesma forma muitos eleitores dela votarão em Dilma, independente do que decidir o PV, e mesmo independente do que ela própria decidir.

Ela foi uma boa Ministra do Meio Ambiente do governo Lula, foi um quadro histórico do PT. Teve diferenças no primeiro turno com Dilma, mas foi uma disputa civilizada, com poucos atritos, dentro do debate político aceitável.

Marina procurou espaço que julgou encontrar melhor no PV, e tornou-se uma liderança política nacional. A gente reclama que dividiu um pouco os votos, mas convenhamos que é direito dela escolher seu caminho, com seus ônus e bônus, acertos e erros.

E convenhamos também que não haveria grandes dificuldades em compor um governo com ela, aparando arestas. Ela já foi ministra quando estava no PT, e o PV já fez parte do governo Lula, com Gilbeto Gil e Juca Ferreira no Ministério da Cultura.

Tirando alguns projetos, não existe tanta diferença assim na questão ambiental. Tanto que Carlos Minc foi sucessor dela, e eram bastante próximos. O governo Lula teve muito mais determinação para alocar verbas e dar recursos para proteção ambiental do que os governos passados. Na questão social, econômica, geração de empregos, educação, saúde, Marina não apresenta discordâncias sensíveis.

Não sabemos qual será a decisão do PV. Por cálculo político, eu penso que a decisão política mais provável seria liberar o voto para cada um apoiar quem quisesse. Cada parte do PV poderia fazer sua composição nos estados e o discurso de Marina foi de tentar ser uma terceira via para eleitores dos dois lados. Caso apóie um lado perderá o outro, descaracterizando um pouco o que conquistou no primeiro turno. Isso é um cálculo simplista e direto. É claro que as negociações partidárias pode mudar tudo.

5 Comentários:

Anônimo disse...

Fatores que levaram as eleições ao 2º turno:
1) Influência da mídia;
2) Promessas eleitoreiras de Serra
(Salário de R$ 600,00; 13º Bolsa Família e pagamento integral de aposentadorias)
3) Influência de líderes católicos e evangélicos;
4) O não combate efetivo aos boatos;
5) Confusão causada pela exigência de 02 doc.
muita gente deixou de votar, pois não sabia onde era a seção)
6) Comodismo da militância;
7) Alta abstenção.
Muitas pessoas em Macau - RN deixaram de votar, pois a exigência do documento com foto fez com que muitos eleitores deixassem o título em casa e fosse votar apenas com a identidade e não lembrando o número da seção em que votariam ficaram procurando seção por seção e muitas vezes até de local de votação. Revoltados foram para casa e não votaram.

Valdecy F. Nascimento
Macau - RN

eliz disse...

Um leitor escreveu em um comentario que a campanha eleitoral deve informar aos ouvintes todas as realizações do governo, traçando um paralelo dos dois períodos em que o PT e PSDB governaram - concordo plenamente, mas deve ter uma seção, bem chamativa,"central de boatos" - desfazendo as baixarias do Serra, esclarecendo qual o verdadeiro intuíto desse filho das trevas.

Anônimo disse...

Zé,

dois pontos considero de suma importância na campanha:

PPS - estes power point que circulam, lindos, bem feitos, são todos contra o PT. Acho que vários dos textos de vcs mereciam virar pwer point para chegar até os leitores menos politizados.

Grupos do Yahoo. Existem uma infinidades de grupos onde circulam mensagens dos boatos. Não há réplicas ptistas neles. Grupos como o amormaduro, amor e magia, etc.

OS defensores da Dilma ficam mandando mensagens uns para os outros e não atingem quem realmente interessa.

Chicão

Reginaldo disse...

Os votos de marina foi inflado devido a campanhas xiita de padre PSDBista e evangelicos ligados as igrejas de Israel.Para mim marina foi Tiririca da vida.

Zé Augusto disse...

Reginaldo,
Não acho uma boa idéia ficar brigando com a realidade das urnas, e muito menos com o povo brasileiro do jeito que nós somos, diversos, e plural.
Não aceitar isso é sectarismo.
Se a Marina teve votos de segmentos populares, é um eleitorado que tem tudo a ver com 95% do programa de Dilma. É preciso dialogar, entender, argumentar e até fazer concessões para aparar as arestas.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração