Pages

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Religiosos unidos em defesa de Dilma

A candidata Dilma Rousseff (PT) conta com importante cinturão de apoio de líderes religiosos.Na lista de suporte político estão nomes como os do deputado federal Manoel Ferreira (PR/RJ), presidente da Convenção Nacional das Assembleias de Deus, o bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), também da Iurd, o deputado federal Robson Rodovalho (PP-DF), bispo da Igreja Sara Nossa Terra, o vereador de São Paulo e deputado federal eleito Gabriel Chalita (PSB-SP), do movimento católico Canção Nova, e o ex-bispo católico de São Félix do Araguaia (MT), dom Pedro Casaldáliga.

A dúvida agora é saber se eles terão mais influência sobre o eleitorado que bispos e pastores menos conhecidos mas muito próximos dos fiéis. Para o sociólogo e professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Rudá Ricci, votos conservadores de evangélicos e católicos deverão ter peso importante no segundo turno. Nesse sentido, lembra que os fiéis costumam se orientar em bloco por seus líderes de igreja.

A tese não foi provada por pesquisa recente realizada pelo Ibope, no qual 2% dos eleitores dizem ter recebido orientação de dentro da religião ou templo contra o voto em Dilma no primeiro turno. Mas apenas metade destes (1%) seguiu efetivamente a orientação .

Ainda conforme o Ibope, 61% dos eleitores no primeiro turno se declararam católicos. Em seguida, com 21%, vem o grupo formado por várias denominações cristãs. Destes, 6% frequentam a Assembleia de Deus e 3% se declaram batista,metodista ou presbiteriano. As igrejas Iurd, Deus é Amor e Evangelho Quadrangular contam na pesquisa com 1% cada uma. Outros 4% se declaram de outras igrejas evangélicas específicas, mas que individualmente não pontuaram, e 3% se declaram simplesmente evangélicos, sem especificar igrejas.

11 Comentários:

Unknown disse...

Dilma foi bem no debate de ontem, ainda que tenha perdido oportunidades de mandar Serra do Dem para nocaute, como nos casos qdo. ele citou apagão e celular.
Na minha opinião soou estranha e forçada na boca de Dilma, a frase “eleita, graças a Deus”. Chega de religião misturada numa disputa que tem que ser política.

armando do prado

Marcos Sousa disse...

Pessoal, vamos votar na enquete do IG sobre debate da Rede TV. Vamos reforçar a nossa candidata:
http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/enquete+quem+se+saiu+melhor+no+debate+da+rede+tv/n1237805140460.html

blog do teacher Ramos disse...

Companheiros, vou repetir pela milésima vez: Todo esse apoio não vai servir de nada se for apenas um post na internet. Ou se grava depoimentos e os apresentam no guia ou é perda de tempo. Internet não ganha eleição. A eleição se ganha no mundo real.

blog do teacher Ramos disse...

Companheiros, vou repetir pela milésima vez: Todo esse apoio não vai servir de nada se for apenas um post na internet. Ou se grava depoimentos e os apresentam no guia ou é perda de tempo. Internet não ganha eleição. A eleição se ganha no mundo real.

Anônimo disse...

Dilma, e porque eles não se pronunciam na tv? de forma volumosa e com repercussão? Lembre que este site não tem o alcance que os jornais e tv´s.

Dom Orvandil Moreira Barbosa disse...

Esse levantamento é muito bom, querida companheira Helena. Após as eleições saberemos quem entre os evangélicos e os católicos (há várias igrejas católicas no Brasil, que não só a romana, como é o caso da minha - Igreja Anglicana Tradicional do Brasil, que é católica)que se situam na perspectiva do desenvolvimento representado por Lula-Dilma e quem se alinha no rumo do entreguismo neoliberal e impatriótico, cuja representação está com FHC-Serra.

Tomo a liberdade de reproduzir essa tua matéria em meu blog www.padreorvandil.blogspot.com

Abraços. Amo o blg de vocês, Dom Orvandil

alex disse...

DOM BERGONZINI, O BISPO DE GUARULHOS, QUE COMBATE DILMA .. MAS NÃO COMBATE A PEDOFILIA NA SUA DIOCESE. JUSTO?

Dom Bergonzini, o bispo de Guarulhos, combate Dilma e não combate a pedofilia

Diocese do bispo que acusa Dilma tem grave caso de pedofilia


Dom Bergonzini, o bispo de Guarulhos que mandou fazer 21 milhões de panfletos clandestinos contra Dilma com a grana dos fiéis, deveria se preocupar com sua própria Diocese, em Guarulhos.

Ali, o padre Romualdo Nunes de Almeida, 43, da igreja São João Batista, é acusado de pedofilia e de manter relações homossexuais com o vendedor Diego Ferreira da Rocha, que tentou extorqui-lo.

O padre ficava horas a fio em sites de relacionamentos procurando crianças e rapazes, diz o acusado.

A matéria completa sobre este caso saiu no Jornal da Tarde de novembro de 2009. O bispo até agora nada disse sobre pedofilia. Está mais preocupado em ajudar Serra com calúnias sobre Dilma


Leia mais em: ¹³ O ESQUERDOPATA ¹³
Under Creative Commons License: Attributio

Quincas disse...

Eu gostei de ouvir a Dilma dizer mais uma vez o nome de Deus, alto e em bom som, por isso foi comparada a Joana Darc e Rita Garibalde. Agora eu pergunto: O Sarra vai ao templo evangelico e come da ceia, vai na igreja católica e comunga, ajoelha, etc. Mas porque será que ele nunca evoca o nome de DEUS? Eu nunca vi o Serra pronunciar o nome Deus, será que ele tem medo de pronunciar o nome de Deus em vão?

PINHEIROFOTO disse...

Aqui em Imperatriz ontem domingo nas saidas das igrejas Evangelicas estavam entregando panfleto com capa da revista veja e materia que fala da Dilma da semana passada

Dom Orvandil disse...

que pena, não publicaste meu comentário fraterno que enviei pela manhã. Tudo bem. Abraços www.padreorvandil.blogspot.com

ESMERALDO TEODORO disse...

Porangatu – GO

Santuário Nacional
Campanha dos Devotos
Sr. Diretor

Prevenir é sempre o Melhor Remédio

Já passei por varias provações nessa minha vida de Cristão- Católico: bispos brutos e mal educados, padre pederastas e mulherengos e ate coisas piores, nada até hoje, havia abalado as minhas convicções religiosas por que não sustento minha fé em seres humanos.
Confesso, no entanto, que a insensatez de alguns padres e bispos e de algumas alas (RCC) da igreja me abalaram muito. Espero que a Igreja de Aparecida (C Ss. R) não queira seguir o mesmo caminho de manipular, em nome de uma falsa orientação, as convicções políticas dos seus fieis.
As igrejas que estão se prestando a esta politicagem interesseira e tendenciosa, desrespeitam a multiplicidade de convicções políticas dos seus fieis, num verdadeiro cerceamento de idéias e convicções individuais.
Deveriam então dizer que só querem como fieis ↔ Colaboradores quem comungar das mesmas ideologias políticas: PSDB/DEM e CIA.
Será que já se esqueceram o que o FHC – PSDB respondeu quando perguntado se acreditava em Deus?
Que a Rute Cardoso – PSDB reuniu no Rio de Janeiro para lutar pela aprovação do aborto em plena visita do papa aquela cidade, numa verdadeira afronta ao papa e a igreja?
Não tem visto o FHC defendendo nos meios de comunicação a discriminação e liberação das drogas?
Enquanto igrejas se preocupam (numa visão míope) com supostos efeitos, estão se esquecendo da raiz (causa) de todos os males políticos: a corrupção – eleitores corruptos continuam votando e elegendo políticos corruptos (Jader Barbalho, Paulo Maluf...).6
A lei da ficha limpa (coisa boa que a igreja fez), mas só passou no congresso porque foi discutida em ano eleitoral, mas se não se mantiver a vigilância o STF poderá derrubá-la (ministros do Supremo não são votados).
A política de geração de trabalho e renda, aquisição da casa própria, inclusão social, combate a violência contra a mulher, abuso e exploração de crianças e adolescentes que o Lula tem criador e incentivado não conta em nada?
O trabalho de catequizar e solidificar a fé das pessoas para que elas aprendam a amar e respeitar a Deus, ao próximo e a vida é das igrejas. Se elas falham ou são incompetentes no desempenho desse papel, não adianta querer se esconder atrás de leis que sempre existiram e nunca impediram os (as) aborteiros (as) de o praticarem.
As leis nada mais são do que muletas para quem sofre de psicológica.
Querer que a Moral Cristã se sustente em leis humanas é desconfiar da eficiência do trabalho catequético – evangelizador da igreja e até da força transformadora do próprio Deus.
Se a ação de Deus não esta acontecendo nas igrejas institucionais e domesticas é porque está havendo incoerência entre o que se prega e o que se vive.
Apesar de termos um vigário exemplar (Pe Manuca) em nossa Paróquia (Sma Trindade –Porangatu – GO) preciso muito da sensatez e da coerência da igreja humano – sacerdotal de Aparecida p/ que eu continue Católico ↔ participante da campanha dos devotos.


Atenciosamente.,
Esmeraldo Teodoro da Silva

Nota: quando eu terminava de escrever esta carta mais uma bomba: “bispo de Guarulhos-SP distribui milhões de panfletos política e partidariamente contra Dilma Roussef e a favor de Serra.”
Logicamente que com o dinheiro dos fieis de sua igreja particular

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração