A candidata Dilma Rousseff (PT) conta com importante cinturão de apoio de líderes religiosos.Na lista de suporte político estão nomes como os do deputado federal Manoel Ferreira (PR/RJ), presidente da Convenção Nacional das Assembleias de Deus, o bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), também da Iurd, o deputado federal Robson Rodovalho (PP-DF), bispo da Igreja Sara Nossa Terra, o vereador de São Paulo e deputado federal eleito Gabriel Chalita (PSB-SP), do movimento católico Canção Nova, e o ex-bispo católico de São Félix do Araguaia (MT), dom Pedro Casaldáliga.
A dúvida agora é saber se eles terão mais influência sobre o eleitorado que bispos e pastores menos conhecidos mas muito próximos dos fiéis. Para o sociólogo e professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Rudá Ricci, votos conservadores de evangélicos e católicos deverão ter peso importante no segundo turno. Nesse sentido, lembra que os fiéis costumam se orientar em bloco por seus líderes de igreja.
A tese não foi provada por pesquisa recente realizada pelo Ibope, no qual 2% dos eleitores dizem ter recebido orientação de dentro da religião ou templo contra o voto em Dilma no primeiro turno. Mas apenas metade destes (1%) seguiu efetivamente a orientação .
Ainda conforme o Ibope, 61% dos eleitores no primeiro turno se declararam católicos. Em seguida, com 21%, vem o grupo formado por várias denominações cristãs. Destes, 6% frequentam a Assembleia de Deus e 3% se declaram batista,metodista ou presbiteriano. As igrejas Iurd, Deus é Amor e Evangelho Quadrangular contam na pesquisa com 1% cada uma. Outros 4% se declaram de outras igrejas evangélicas específicas, mas que individualmente não pontuaram, e 3% se declaram simplesmente evangélicos, sem especificar igrejas.
11 Comentários:
Dilma foi bem no debate de ontem, ainda que tenha perdido oportunidades de mandar Serra do Dem para nocaute, como nos casos qdo. ele citou apagão e celular.
Na minha opinião soou estranha e forçada na boca de Dilma, a frase “eleita, graças a Deus”. Chega de religião misturada numa disputa que tem que ser política.
armando do prado
Pessoal, vamos votar na enquete do IG sobre debate da Rede TV. Vamos reforçar a nossa candidata:
http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/enquete+quem+se+saiu+melhor+no+debate+da+rede+tv/n1237805140460.html
Companheiros, vou repetir pela milésima vez: Todo esse apoio não vai servir de nada se for apenas um post na internet. Ou se grava depoimentos e os apresentam no guia ou é perda de tempo. Internet não ganha eleição. A eleição se ganha no mundo real.
Companheiros, vou repetir pela milésima vez: Todo esse apoio não vai servir de nada se for apenas um post na internet. Ou se grava depoimentos e os apresentam no guia ou é perda de tempo. Internet não ganha eleição. A eleição se ganha no mundo real.
Dilma, e porque eles não se pronunciam na tv? de forma volumosa e com repercussão? Lembre que este site não tem o alcance que os jornais e tv´s.
Esse levantamento é muito bom, querida companheira Helena. Após as eleições saberemos quem entre os evangélicos e os católicos (há várias igrejas católicas no Brasil, que não só a romana, como é o caso da minha - Igreja Anglicana Tradicional do Brasil, que é católica)que se situam na perspectiva do desenvolvimento representado por Lula-Dilma e quem se alinha no rumo do entreguismo neoliberal e impatriótico, cuja representação está com FHC-Serra.
Tomo a liberdade de reproduzir essa tua matéria em meu blog www.padreorvandil.blogspot.com
Abraços. Amo o blg de vocês, Dom Orvandil
DOM BERGONZINI, O BISPO DE GUARULHOS, QUE COMBATE DILMA .. MAS NÃO COMBATE A PEDOFILIA NA SUA DIOCESE. JUSTO?
Dom Bergonzini, o bispo de Guarulhos, combate Dilma e não combate a pedofilia
Diocese do bispo que acusa Dilma tem grave caso de pedofilia
Dom Bergonzini, o bispo de Guarulhos que mandou fazer 21 milhões de panfletos clandestinos contra Dilma com a grana dos fiéis, deveria se preocupar com sua própria Diocese, em Guarulhos.
Ali, o padre Romualdo Nunes de Almeida, 43, da igreja São João Batista, é acusado de pedofilia e de manter relações homossexuais com o vendedor Diego Ferreira da Rocha, que tentou extorqui-lo.
O padre ficava horas a fio em sites de relacionamentos procurando crianças e rapazes, diz o acusado.
A matéria completa sobre este caso saiu no Jornal da Tarde de novembro de 2009. O bispo até agora nada disse sobre pedofilia. Está mais preocupado em ajudar Serra com calúnias sobre Dilma
Leia mais em: ¹³ O ESQUERDOPATA ¹³
Under Creative Commons License: Attributio
Eu gostei de ouvir a Dilma dizer mais uma vez o nome de Deus, alto e em bom som, por isso foi comparada a Joana Darc e Rita Garibalde. Agora eu pergunto: O Sarra vai ao templo evangelico e come da ceia, vai na igreja católica e comunga, ajoelha, etc. Mas porque será que ele nunca evoca o nome de DEUS? Eu nunca vi o Serra pronunciar o nome Deus, será que ele tem medo de pronunciar o nome de Deus em vão?
Aqui em Imperatriz ontem domingo nas saidas das igrejas Evangelicas estavam entregando panfleto com capa da revista veja e materia que fala da Dilma da semana passada
que pena, não publicaste meu comentário fraterno que enviei pela manhã. Tudo bem. Abraços www.padreorvandil.blogspot.com
Porangatu – GO
Santuário Nacional
Campanha dos Devotos
Sr. Diretor
Prevenir é sempre o Melhor Remédio
Já passei por varias provações nessa minha vida de Cristão- Católico: bispos brutos e mal educados, padre pederastas e mulherengos e ate coisas piores, nada até hoje, havia abalado as minhas convicções religiosas por que não sustento minha fé em seres humanos.
Confesso, no entanto, que a insensatez de alguns padres e bispos e de algumas alas (RCC) da igreja me abalaram muito. Espero que a Igreja de Aparecida (C Ss. R) não queira seguir o mesmo caminho de manipular, em nome de uma falsa orientação, as convicções políticas dos seus fieis.
As igrejas que estão se prestando a esta politicagem interesseira e tendenciosa, desrespeitam a multiplicidade de convicções políticas dos seus fieis, num verdadeiro cerceamento de idéias e convicções individuais.
Deveriam então dizer que só querem como fieis ↔ Colaboradores quem comungar das mesmas ideologias políticas: PSDB/DEM e CIA.
Será que já se esqueceram o que o FHC – PSDB respondeu quando perguntado se acreditava em Deus?
Que a Rute Cardoso – PSDB reuniu no Rio de Janeiro para lutar pela aprovação do aborto em plena visita do papa aquela cidade, numa verdadeira afronta ao papa e a igreja?
Não tem visto o FHC defendendo nos meios de comunicação a discriminação e liberação das drogas?
Enquanto igrejas se preocupam (numa visão míope) com supostos efeitos, estão se esquecendo da raiz (causa) de todos os males políticos: a corrupção – eleitores corruptos continuam votando e elegendo políticos corruptos (Jader Barbalho, Paulo Maluf...).6
A lei da ficha limpa (coisa boa que a igreja fez), mas só passou no congresso porque foi discutida em ano eleitoral, mas se não se mantiver a vigilância o STF poderá derrubá-la (ministros do Supremo não são votados).
A política de geração de trabalho e renda, aquisição da casa própria, inclusão social, combate a violência contra a mulher, abuso e exploração de crianças e adolescentes que o Lula tem criador e incentivado não conta em nada?
O trabalho de catequizar e solidificar a fé das pessoas para que elas aprendam a amar e respeitar a Deus, ao próximo e a vida é das igrejas. Se elas falham ou são incompetentes no desempenho desse papel, não adianta querer se esconder atrás de leis que sempre existiram e nunca impediram os (as) aborteiros (as) de o praticarem.
As leis nada mais são do que muletas para quem sofre de psicológica.
Querer que a Moral Cristã se sustente em leis humanas é desconfiar da eficiência do trabalho catequético – evangelizador da igreja e até da força transformadora do próprio Deus.
Se a ação de Deus não esta acontecendo nas igrejas institucionais e domesticas é porque está havendo incoerência entre o que se prega e o que se vive.
Apesar de termos um vigário exemplar (Pe Manuca) em nossa Paróquia (Sma Trindade –Porangatu – GO) preciso muito da sensatez e da coerência da igreja humano – sacerdotal de Aparecida p/ que eu continue Católico ↔ participante da campanha dos devotos.
Atenciosamente.,
Esmeraldo Teodoro da Silva
Nota: quando eu terminava de escrever esta carta mais uma bomba: “bispo de Guarulhos-SP distribui milhões de panfletos política e partidariamente contra Dilma Roussef e a favor de Serra.”
Logicamente que com o dinheiro dos fieis de sua igreja particular
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração