Pages

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A PF do governo Lula elucida a quebra de sigilo e a Folha ainda quer colocar a culpa em Dilma

A Folha de José Serra (Jornal Folha de São Paulo), traz uma manchete simplesmente absurda. Diz que "PF liga quebra de sigilo à pré-campanha de Dilma". A fonte da notícia parece ser a advogada de Eduardo Jorge Caldas Pereira, com acesso aos depoimentos do inquérito.

O próprio texto desmente o título e, pelo contrário, reforça a ideia de que a quebra de sigilo tem a ver com a disputa tucana no final do ano passado (época da quebra de sigilo), já que a reportagem confirma que foi feita através do jornal "O Estado de Minas", ligado a tucanos mineiros.

Considerando que os fatos (não a interpretação que a Folha faz deles) sejam verdadeiros:

1) Segundo a Folha, a PF atribui ao jornalista Amaury Ribeiro Jr. a encomenda, para um despachante, das quebras de sigilos fiscais nas agências da Receita Federal em Mauá (SP) no ano passado;

2) O despachante é Dirceu Rodrigues Garcia, e apareceram telefonemas dele com o jornalista nos dias em que o sigilo foi violado. Segundo a PF, Amaury ia a São Paulo buscar os documentos, em viagens pagas pelo jornal "O Estado de Minas".

Ora, então fica cristalino que ele estava fazendo ou reportagem para o jornal, ou se agiu politicamente, estava a serviço do grupo político ligado ao PSDB mineiro, influente no jornal.

3) Após a quebra do sigilo telefônico, o despachante Garcia depôs na PF dizendo que Amaury pagou R$ 12 mil pelos dados da filha e do genro de Serra, Verônica e Alexandre Bourgeois, do dirigente tucano Eduardo Jorge Caldas Pereira e de outros integrantes do PSDB.

4) Garcia fazia contato com o office-boy de São Paulo Ademir Cabral. Este acionava um outro despachante, Antonio Carlos Atella, que conseguia as cópias das declarações por meio da solicitação falsificada de cópia de documentos da Receita. Outro caminho de conseguir as declarações na receita era através do despachante Fernando Araújo Lopes, que pagava Adeildda dos Santos, funcionária lotada na agência da Receita em Mauá (SP), que acessou os dados.

A Folha narra estes fatos acima que, se forem verdadeiros, apenas comprova que a quebra de sigilo fiscal nada teve a ver com a pré-campanha de Dilma, e sim com o jornal "O Estado de Minas".

Tirar conclusões além disso foi especulação da Folha. Só Amaury e o "O Estado de Minas" podem explicar o que houve por trás disso.

Além disso, é absurdo querer especular vínculos desta quebra com a pré-campanha de Dilma, porque o governo tem o controle da Receita Federal em Brasília. Se fosse fazer uma bandalheira destas, faria dentro da cúpula da Receita sem envolver terceiros. Seria dar muita volta à toa e correr riscos demais desnecessários, fazendo esse caminho todo através de São Paulo, envolvendo tantos despachantes e funcionários, para servirem de testemunhas.

Por fim foi o próprio PT quem pediu a abertura de inquérito da Polícia Federal, e é a Polícia Federal quem está desvendando os envolvidos, com independência para investigar tudo, sem abafar nada.

É preciso lembrar também que quem descobriu que os sigilos fiscais da filha de José Serra foram vazados foi a própria Receita, em auditoria. Até então só se falava de quebra de sigilo de Eduardo Jorge.

A Folha força a barra quando deseja vincular a quebra de sigilo à campanha de Dilma, por contatos de Amaury Ribeiro Junior com Luiz Lanzetta, meses depois, em abril deste ano.

Lanzetta não é petista. É jornalista, empresário, já trabalhou em campanhas tucanas, e sua empresa fornecia os contratos dos jornalistas para a campanha de Dilma que fazem a assessoria de imprensa dela até hoje.

Lanzetta, como jornalista e empresário, nunca negou que manteve contatos com Amaury, mas todos negam que Amaury chegou a trabalhar para a campanha de Dilma. A imprensa apelidou estes contatos de "grupo de inteligência" que estaria fazendo "dossiê". Tal "grupo de inteligência" parece jamais ter se constituído. E o que chamam de "dossiê" seriam arquivos de seu computador pessoal, para um livro que ele irá lançar sobre a privataria. Amaury acusa de terem sido roubados e foram parar na revista Veja (que não publicou o conteúdo), num episódio mal explicado até hoje.

Dilma deu declarações públicas desautorizando qualquer baixaria, dossiês e coisas do gênero, partindo de sua campanha.

Lanzetta, ao tornar-se alvo da imprensa, se demitiu da campanha.

Os fatos são estes. Foi a Receita Federal e a Polícia Federal que estão elucidando o caso. E os órgãos foram acionados pelo próprio PT e pelo Governo Lula. E a Folha ainda quer colocar a culpa em Dilma.

22 Comentários:

alexandre disse...

Perfeito,amigos. Obrigado por acordar cedo e esclarecer.
Não tenham dúvid de que o serra vai usar no programa eleitoral.
Mas talvez o aécio não se sinta tão animado mais a conseguir votos pro serra em Minas.

alexandre disse...

estranhei muito na época, a notícia de que o marcio Aith, assessor de imprensa do Serra,estava feito doido atrás do Amaury. Depois o maury sumiu e eu pensei, Foi comprado? ameaçado de morte?

Anônimo disse...

É a típica manchete para aparecer no programa político do Serra. Serve só para isso, pois fica claro que o Amaury estava fazendo um dossiê para o Aécio se proteger do mafioso do Serra.

Danielle

flagel disse...

Pessoal, esse movimento da Folha de Serra é sintomático. Creio que eles já têm noção de que Dilma, com tanto apoio, tanto respaldo, voltou a crescer. Vão querer ganhar no tapetão, farão de tudo para impugnar a candidatura dela. E se não conseguirem, vão tentar impedir a posse. sinto cheiro de Honduras no ar (lembrem-se: o STF e TSE não são nada amigáveis ao governo, se puderem, ferram mesmo). Muito medo. Tem que ter uma reforma na área da justiça (acabar com essa fama de país dos magistrados) e tem que ter um órgão regulador da imprensa mesmo. Não é necessário censura, basta abrir concorrência dando espaço pra jornais de verdade, profissionais, competentes.

Anônimo disse...

Vamos boicotar o filme "A Suprema Felicidade" de Arnaldo Jabor. Vamos dar o troco!!!!

Bene disse...

Essa manchete é apenas para o horário político, dai é hora da Polícia Federal fazer uma declaração pública contando a verdade.

Lula 3 Vezes disse...

Bomba!! Bomba!!

Do Laerte Braga, via blog do Terror do Nordeste:

- http://wwwterrordonordeste.blogspot.com/2010/10/fhc-subestima-forca-no-nordestino.html

- http://www.strategic-culture.org/news/2010/10/07/elections-in-brazil-and-the-us-intelligence-community.html

As fotos do encontro secretíssimo (portas fechadas à imprensa) de FHC em Foz do Iguaçú estão aqui:

http://juntosomos-fortes.blogspot.com/2010/10/as-fotos-do-leilao-de-fhc-com.html

Silvia Brusco Marques disse...

Zé Augusto....
Isso ... é o que a gente poderia chamar de factóide criado pelo amigos do então candidato....
Qdo vi essa notícia no começo da história ... pensei estão subestimando a inteligência do PT, se o partido tivesse interesse em ver dados das pessoas... era só ir até um computador dos diretores da receita e ver..... ehehe
A folha de S.Paulo quer vender jornal... aqui em SP... para os loucos paulistas que precisando de uma faísca só para botar fogo...
Isso será desespero de causa???
Ora tenha dó!!!! acredita nisso só que não tem massa encefálica
Concordo com vc em tudo!!!
Eta menino sabido!!!!

X-MAN disse...

Põe o Amaury pra falar, só ele pode esclarecer, to achando que é mais um tentative de desqualifa-lo e assim dar uma quebra no livro dele, culpa do proprio amaury que não lança o maldito livro; pra variar fazem um cizidão e poem a Dilma no meio por falta de escandalos na prateleira.

Claudinete Sergipe disse...

Fiquei feliz ao ver diversas categorias assinando Manifestos Pró-Dilma. Contudo, não basta assinarem apenas manifestos tem que ter ações. Professores, Universitários, Estudantes, Sindicatos, Filósofos, Artistas, nós temos duas ações importantes nessas exemplos em que Fernando Henrique Cardoso se antecipa para VENDER O BRASIL AOS ESTRANGEIROS, estas ações são: MOBILIZAÇÃO e FISCALIZAÇÃO dessas Urnas Eletrônicos. Somos nós, brasileiros que amamos este Brasil e que não queremos ver nosso patrimônio entregue aos estrangeiros que devemos ser os verdadeiros guardiões destas eleições.

Claudinete Sergipe disse...

Fiquei feliz ao ver diversas categorias assinando Manifestos Pró-Dilma. Contudo, não basta assinarem apenas manifestos tem que ter ações. Professores, Universitários, Estudantes, Sindicatos, Filósofos, Artistas, nós temos duas ações importantes nessas exemplos em que Fernando Henrique Cardoso se antecipa para VENDER O BRASIL AOS ESTRANGEIROS, estas ações são: MOBILIZAÇÃO e FISCALIZAÇÃO dessas Urnas Eletrônicos. Somos nós, brasileiros que amamos este Brasil e que não queremos ver nosso patrimônio entregue aos estrangeiros que devemos ser os verdadeiros guardiões destas eleições.

Anônimo disse...

Estatais de SP têm conselheiros até do Rio Grande do Norte
além do experiente pernambucano roberto freire, nomeado conselheiro da emurb e spturismo, eis que:
Conselhos abrigam aliados de tucanos

http://blogs.estadao.com.br/jt-politica/conselhos-abrigam-aliados-de-tucanos/

Anônimo disse...

A coordenação da campanha de Dilma deveria pedir direito de resposta à Falha de SP.

Claudiente Sergipe disse...

A Folha, como todo o PIG, é um atentado à democracia deste País. Ela quer diluir o impacto da verdade sobre a quebra de sigilo fiscal, que foi realizado entre o pessoal do PSDB, porque o próprio Aécio Neves sabe o comportamento do Serra numa eleição e ele queria participar das prévias a fim de ser candidato a presidente e para isto, lembrando do que Serra fez com Roseana Sarney, detonando a candidatura dele para que ele fosse o candidato. Assim Aécio procurou se defender do seu "amigo" Serra que, como disse o Ciro Gomes, se preciso ele passa o trator encima da mãe para chegar ao poder. Por outro lado, a imprensa serrista quer também tirar de foco o caso Paulo Preto, no qual Serra está metido até o pescoço. A FOLHA, GLOBO, ESTADÃO, VEJA e ÉPOCA merecem estar num lugar: a lata de lixo. Serra conseguiu esvaziar as igrejas católicas. Vejam só quem é o Serra.

Reginaldo disse...

Não podemos deixar isso acontecer. Cadê o Lula ?

HEITOR disse...

Mais que esclarecer quem encomendou a reportagem, é abrir o que foi descoberto e esclarecer, além da autoria, a verdade da época das privatizações. Não esqueçamos que, independente de quem encomendou, o conteúdo deve ser levado em consideração e bastante.

josé lopes disse...

A globo.com já está copiando notícia da folha. Os ventríloquos da "midiocridade" copiam integralmente. É um jornalismo tão aético que não abre para quem é acusado se defender. Uma sugestão para a campanha da Dilma: colocar no ar depoimento da Polícia Federal. É uma merda isso, o tempo que deveria ser direcionado para propostas a gente tem que perder com esses áulicos do salão do governo paulista, onde reina a mentira, a traição, o vício e os crimes de lesa-pátria.

josé lopes disse...

Quem tem experiência de quebrar sigilos são os tucanos. Em 2006 vários deputados do PPB sofreram represálias para aprovar a tese da reelição do governo FHC. A Folha, na época, não tão tucana noticiou assim:

Jogo sujo de quem? 12/12/96

(...) Para maior temor da clientela do banco, circulava ontem no Congresso a informação de que mais listas estariam sendo elaboradas. O alvo: a cúpula de outros partidos que mostram resistência à tese da reeleição já. Outra novidade: teriam vazado apenas uma parte da lista do PPB. A completa, com 15 páginas, traria os dados de toda a cúpula do partido.

(...) A tendência dentro do Palácio do Planalto era não poupar os responsáveis pela lista, caso eles sejam descobertos. No Congresso, porém, alguns líderes governistas tinham sérias dúvidas sobre o desfecho do caso. Primeiro, não há como negar que as informações tenham saído de dentro do banco. A lista traz detalhes de contas de deputados aos quais só um funcionário poderia ter acesso.

Depois, é muita ingenuidade imaginar que esse funcionário não tenha seguido ordens de um superior. Demitir um servidor de segundo escalão pode acabar revelando a identidade do autor intelectual da lista. Aí, o episódio pode acabar envolvendo gente graúda, ficando explícito que alguns membros do governo tucano fazem jogo sujo pela reeleição.

Adilson disse...

Enquanto existir vou fazer propaganda negativa contra esse jornaleco para que as pessoas sejam libertas desse nojo de jornal.

Weiland disse...

O Pt precisa processar a folha. não é possivel!!! por informação caluniosa!!!

edward arthur disse...

1°-A PF tem que terminar o inquerito dela, certo? 2°- O PT tem que colocar na justiça a folha de SP e o PRIVATARISTA por esta vinculando aquebra de sigilo a todo momento a responsabilidade a campanha de Dilma, certo? Todos os brasileiros tem que saber onde foram parar o dinheiro das privataris pois em 500 anos o Brasil adiquiriu uma divida publica 38% em 8 anos do PSDB a divida publica foi pra 78% venderam o que poderam e as estradas, hospitais, universidades, ferrovias, ind naval, portos e aeroportos ect estavam tudo sucateado ou nao existiam, aode foi parar esse dinheiro das privatizaçoes? O Livro os poroes da privataria sao as pegadas e um direito do povo Brasileiro.

Rodrigo Carvalho disse...

No MSN também aparece essa mesma manchete, culpando o PT.Podem averiguar.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração