Pages

domingo, 3 de outubro de 2010

Observadores internacionais acompanham eleições no TSE

Dois grupos de aproximadamente 30 observadores internacionais cada circularam há pouco pelas dependências do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Eles passaram pela sala onde trabalham jornalistas que acompanham as informações no TSE. A Agência Estado conversou com representantes da Itália, Quênia, Namíbia, França e China. Ao passar pela sala de imprensa, os observadores fizeram perguntas aos monitores da diplomacia brasileira a respeito de quantos computadores estão disponíveis para os jornalistas e quais os veículos de comunicação estão representados no local.

A primeira secretária da embaixada da França no Brasil, Cecília Merle, atua pela primeira vez como observadora. “Espero ver a modernidade da votação brasileira, principalmente do voto biométrico”, disse. A França, a Estônia e a Holanda também já utilizam urnas eletrônicas, segundo o Tribunal. Os observadores informaram que sairão do prédio do TSE e visitarão alguns locais de votação em Brasília. Há uma pausa para almoço, mas a peregrinação está prevista para ocorrer até as 17 horas, quando acaba a votação. Eles também serão recebidos pelo presidente do TSE, Ricardo Lewandowiski, e assistirão a uma palestra sobre o sistema eleitoral brasileiro. “Depois da visita, repassarei as informações para o embaixador da França no Brasil”, explicou Cecília.

Segundo o TSE, mais de 150 autoridades governamentais e não-governamentais, representando 36 países estarão no Brasil com essa função. As maiores delegações são as da Argentina e do México. Além de Brasília, os visitantes serão recebidos pelo TSE e pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, mato Grosso do Sul, São Paulo e Bahia.

5 Comentários:

Antonio Carlos Silva - RJ disse...

E não aparece uma ONG (umazinha sequer) para denunciar as manipulações politiqueiras da porca mídia/imprensa .
Cadê a UNE, CUT, MST etc.., para denunciarem as manipulações da mídia ordinária para fins eleitoreiros ? .

josé lopes disse...

O Jornal Nacional fez a última "cobertura" dos presidenciáveis. Uma "cobertura" totalmente manipulada fingindo dar tratamento isonômico a todos os candidatos. Em sua última tentativa de tirar votos da Dilma. O JN primeiro mostrou a Dilma e sua campanha. Com sofismas editou algumas cenas que mais denegriram do que promoveram. O segundo foi o Serra. Nessa cobertura o JN caprichou. Mostrou Serra com a família e fez uma cobertura muitíssimo melhor do que a da Dilma. A terceira "cobertura" a de Marina, o JN realizou uma verdadeira campanha eleitoral promovendo e dando à candidata do Partido Verde as melhores cenas e os melhores comentários. Marina chegou a fazer propaganda o que é proibido pela Lei Eleitoral quando falou sobre sua proposta para a educação.

Diz a lei:

Art. 4º É vedada, desde 48 horas antes até 24 horas depois da eleição, a veiculação de qualquer propaganda política no rádio ou na televisão – incluídos, entre outros, as rádios comunitárias e os canais de televisão que operam em UHF, VHF e por assinatura –, e, ainda, a realização de comícios ou reuniões públicas (Código Eleitoral, art. 240, parágrafo único).

Isso vai ficar assim, sem resposta?

Anônimo disse...

Falta 1hora e meia para o termino e estou apreensiva.

Se der 2• Turno, espero que a campanha nao seja na base do paz e amor.

Chega de sermos massacrados. Tem que mostrar as sugeiras que a oposição esconde debaixo do tapete com ajuta do PIG.

Rodrigo Carvalho disse...

A subida de Marina era maios do que prevista, no entanto achei estranha o Serra subir cerca de 2 a3 pontos em relação a pesquisas , inclusive de boca-de-urbna. E mais esquisito ainda, a menor agressividade do PIG desde 3 dias antes da eleição...algo estranho no ar, principalmente em SP e MG...
dirigidos pelo PSDB.Será muito difícil para a Dilma. O PT foi acusado de tudo vídeos falsos invadiram o Youtube, e ficou quae quieto, dormindo em berço esplêndido, tinha que ter saído para a briga, não diretamente, mas já viram, o Serra deixa para outros atacarem, para uma turma postar vídeos.

Ricardo disse...

Muito estranha a votação em São Paulo. Ninguém do povo sabe quem é Aloisio Nunes e ele foi eleito, contra todas as espectativas e pesquisas. Nao somente, mas principalmente em sp acho que houve fraude nas urnas eletrônicas.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração