Pages

domingo, 3 de outubro de 2010

Lula deixa um Brasil que confia em suas capacidades, diz "El País"

"Lula despede-se"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixa um Brasil que confia em suas próprias capacidades e que passou a ser, ao longo de seus dois mandatos, uma economia emergente capaz de transformar a realidade internacional, afirma hoje o jornal espanhol "El País".

"O êxito de Lula foi em boa parte interiorizado pelos brasileiros, cuja confiança nas próprias capacidades está se traduzindo em um dinamismo econômico e social sem comparação na América Latina, nem provavelmente no restante do mundo", diz o jornal em um editorial elaborado por ocasião das eleições presidenciais brasileiras.

Durante os dois mandatos de Lula, acrescenta, "o Brasil deixou de ser aquele permanente país do futuro que foi na maior parte do século XX" para se transformar "em uma das economias emergentes que estão transformando a realidade internacional no início do século XXI".

O jornal diz que as bases do Brasil atual se estabeleceram sob o mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, mas que "a definitiva eclosão" de suas potencialidades aconteceu porque seu sucessor "soube ir ampliando a herança recebida até os setores mais desfavorecidos, até consolidar uma dinâmica classe média".

No editorial, intitulado "Lula despede-se", a publicação considera que essa estratégia permitiu que "os brasileiros confiassem no sistema democrático e na reforma como via para superar as desigualdades que ainda subsistem".

Destaca como a gestão de Lula mais próxima de sua despedida teve marcas fortes na "tentativa de redefinir a posição internacional do Brasil acomodando-a a sua nova e pujante realidade interna", para o qual "se multiplicaram" as iniciativas diplomáticas, "embora com resultados desiguais".

Assim, enquanto propostas como a reforma da ONU "ampliaram a margem internacional do Brasil", "a aproximação ao Irã despertou mais receios que colheu benefícios", da mesma forma que "a gestão da crise hondurenha" e "a condescendência em direção ao Governo cubano por ocasião da morte do opositor Orlando Zapata", acrescenta o jornal.

Apesar de "outras marcas ruins no balanço, como os casos de corrupção e os confrontos com a imprensa, Lula deixa um Brasil melhor do que encontrou", acrescenta a publicação, que considera que "não será fácil para nenhum dos três candidatos sucedê-lo com a mesma liderança".

Apesar disso, o diário espanhol opina que "um país previsível se reconhece porque as instituições e as políticas são independentes das pessoas. Embora, como no caso de Lula, as pessoas possam ser decisivas".

Lula e Dilma

Outros jornais estrangeiros destacam o legado de Lula e traçam um perfil da candidata Dilma Rousseff, que lidera as pesquisas de opinião.

A edição deste domingo do jornal britânico The Observer traz uma reportagem de uma página sobre o Brasil com o título "O legado de Lula: brilho, riqueza e dinamismo".

O texto assinado pelo correspondente Tom Phillips, do Rio de Janeiro, afirma que "com 81% de aprovação depois de dois mandatos, o presidente sai de cena após transformar a vida de ricos e pobres".

O jornal britânico The Sunday Times traz um perfil de Dilma Rousseff intitulado "A torturada Joana D'Arc do Brasil deve governar".

A reportagem de Amy Stillman, do Rio de Janeiro, fala sobre o passado de guerrilheira de Dilma e diz que a candidata estava "decidida a mudar o mundo" quando lutou pela democracia

O jornal francês Le Monde. O título da reportagem deste domingo do jornal sobre a eleição brasileira é: "A metamorfose de Dilma Rousseff, a 'guerrilheira' que virou administradora".

Dilma também é o destaque do jornal americano New York Times. De São Paulo, o jornalista Alexei Barrionuevo escreve que "a protegida de Lula" é a favorita para vencer o pleito, que, segundo o jornal

6 Comentários:

X-MAN disse...

Que diabos de cabine inventaram esse ano? Eu tava esperando pra votar e y=tava vendo em quem a pessoa do cabine tava votando pelo movimento das mãos, o voto é secreto ou não e? A tal cabine deveria ser toda fechada e não ter aquele vão que deixa os de fora olharem em quem a pessoa ta votando, ridiculo!

Unknown disse...

Bom dia, bom Voto, vota Brasil :)

O Laguardia,novamente,outra vez foi destilar seu ódio contra o crescimento que Lula implementou ao país. Poderia ter deletado não fiz, seria censura e não procedo assim.Vcs podem responder. abrs

ET: O site Paulo Henrique"Conversa Afiada" tá fora do ar.

Caripuna disse...

O eleitor pode votar mesmo sem documento oficial com foto.

Alguns juízes eleitorais entendem que mesmo na falta do documento oficial com fotografia o eleitor poderá vencer esse obstáculo e exercer o direito de votar. É que a possibilidade de exercitar o direito do voto decorre do fato de o eleitor ter o seu nome inscrito na folha de votação que está às mãos dos mesários em cada local de votação (Art. 62 Lei 9504). A apresentação do documento com fotografia cumpre, apenas, função de prova, como forma de evitar fraude (uma outra pessoa querer se passar por aquela que está inscrita na folha).
No momento e no local de votação, o mesário exige o título e o documento. Não pode opor obstáculo ao exercício do voto, se o eleitor apresentar somente o documento com foto. Mas, se o nome do eleitor estiver na folha de votação e o eleitor não tiver o documento com foto que comprove ser ele a pessoa inscrita na lista? Aí, o somente o juiz eleitoral daquela Zona, ou juiz eleitoral auxiliar daquela Sessão, poderá superar o obstáculo: basta ao eleitora apresentar prova documental ou testemunhal para convencer o juiz de ele é ele mesmo. Aí, o juiz eleitoral pode emitir uma autorização para o eleitor acessar à urna e exercer o seu voto sagrado.

Reg disse...

Vamos ficar de olho na apuração das eleições e verificar, caso aconteça, o porquê das urnas de minas demorarem tanto a enviar informações como ocorreu na última eleição.
Porque nada justifica a demora do envio das mesmas e neste caso o TSE vai ter que explicar a demora.
Tem que entrar informações de todo o Brasil simultaneamente, haja vista serem todas preparadas para fazê-lo online.
Estou sempre com um pé atrás do TSE em função da curau.

Airton disse...

Flagrante – Veja a preocupação do PSDB com o povo :

http://metalcadente.blogspot.com/2010/10/o-povo-o-povo-que-se-f.html

augusto disse...

esse 'El pais' precisaria saber que para melhorar este pais ainda alem do que ja melhorou, precisa tirar mercado e poder de tralhas do monopolismo corporativo como a "Telefónica".
Alias porque el pais nao faz uma pesquisazinha no estado de sp sobre o grau de satisfaçao dos paulistas com la "Telefónica"??
O repto está lançado.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração