Pages

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Sigilo não afetará cenário de vitória para Dilma,dizem analistas

As revelações são diárias e ocupam as manchetes dos principais jornais do país. Mesmo assim, analistas prevêem que as denúncias envolvendo quebra de sigilo fiscal de pessoas próximas ao presidenciável José Serra (PSDB) terão pouco ou nenhum impacto no rumo da eleição, que tende à vitória em primeiro turno de Dilma Rousseff (PT).

Os argumentos de especialistas convergem. O tema é pessoal, de difícil entendimento, sem nenhuma materialização e sem força para alterar o quadro eleitoral.

"Esse escândalo é fraco e não tem impressão digital clara", disse à Reuters Carlos Ranulfo cientista político e professor da Universidade Federal de Minas Gerais.

O reflexo nas pesquisas de intenção de voto não se fez sentir. O caso teve início em junho, com um pico há dez dias, quando a filha de Serra também foi envolvida nas denúncias. Levantamentos do Ibope e do Datafolha passaram incólume.

Realizado entre 31 de agosto e 2 de setembro, o Ibope manteve o quadro em que Dilma alcança 51 por cento das intenções de voto e Serra, 27 por cento. O resultado é idêntico ao da sondagem realizada no período anterior, de 24 a 28 de agosto.

No Datafolha, a petista foi de 49 por cento para 50 por cento e o tucano passou de 29 por cento para 28 por cento. No levantamento dos dias 2 e 3 de setembro, as oscilações ficaram dentro da margem de erro.

E na medição do tracking do Vox Populi realizada na terça-feira, Dilma variou de 56 por cento para 54 por cento em relação à véspera, dentro da margem de erro, enquanto Serra manteve os mesmos 21 por cento.

A pesquisa, publicada diariamente pelo portal iG, ouve 500 eleitores a cada dia. A amostra é totalmente renovada a cada quatro dias, quando são totalizados 2.000 entrevistados.

"Não mudou nada. O assunto é complicado para a maioria do eleitorado e muita gente nem declaração de Imposto de Renda faz", disse Marcia Cavallari, diretora-executiva do Ibope, justificando a falta de compreensão do eleitorado em relação ao vazamento de dados fiscais.

"As pessoas podem achar que faz parte do desespero (dos tucanos)", afirmou Marcia, a 24 dias do primeiro turno.

A executiva acredita que poderá haver algum impacto no eleitor de alta renda e com instrução superior, que pode se sentir desprotegido em relação a seus dados na Receita Federal, mas por enquanto os dois candidatos estão próximos nestes segmentos.

As próximas pesquisas devem atestar o que preveem os analistas. O Ibope, por exemplo, vai produzir três pesquisas eleitorais para presidente antes do primeiro turno. Uma por semana.

O cientista político Alberto Carlos Almeida, autor do livro "A Cabeça do Eleitor", acredita que as denúncias são marginais ao cenário nacional. "Não vai afetar, não vai virar nada."

Em 2006, conta, o escândalo dos aloprados, com visibilidade bem maior, não fez o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva cair nas pesquisas. Alckmin é que subiu, atraindo os votos em branco e de indecisos, analisou. E no final Lula levou.

Para Almeida, a alta aprovação do governo Lula, o entendimento do eleitor de que Dilma vai lhe dar maior capacidade de consumo e o crescimento da economia de 7 por cento este ano vão eleger a candidata do governo. "É isso, o eleitor quer uma sensação de bem-estar."

Carlos Ranulfo lembra que no caso da tentativa de compra de um dossiê em 2006 houve prisões enquanto essa quebra de sigilo atual não aparenta ter sido usada para nada. "Não tem consequência nenhuma." Há quatro anos, dado o espectro do escândalo dos aloprados, a eleição, prevista para terminar no primeiro, foi ao segundo turno.Agência de notícias Reuters

10 Comentários:

Anônimo disse...

Com a maioria da população brasileira não sabendo interpretar um texto simples, até parece que as pesquisas iriam mudar com este caso bizarro.
Como mesmo disse a Marcia Cavallari: O assunto é complicado para a maioria do eleitorado e muita gente nem declaração de Imposto de Renda faz.
Espero que um dia a populaçao brasileira coma literalmente livros e mais livros nas horas vagas, o que é normal com a nosso vizinho Argentina ou na França. Lá eles veem com muito critério qualquer estupidez dita ou feita tanto pela esquerda quanto pela direita, mesmo sendo de um lado ou do outro.

alexandr disse...

O Horário eleeitoral da dilma foi sensacional. a Dilma tá fotogÊnica e segura. matou a pau. gosto também da propaganda do PSoL,sempre criativa. agora o serra foi a própria derrota um horror. a prop´posito recomendo fortemente uma visita ao blog 'escrevinhador' do rodrigo Vianna.
tem uma bomba lá Que atende pelonome de 'CitiCo building".

Unknown disse...

Vcs fazem um excelente trabalho e quem sou eu para criticar. Mas acho que o título poderia ser: A Farsa do Sigilo...

Paulo Gondim disse...

Ora, se por um lado, muita gente não se preocupa com a farsa dos sigilos, porque nem sabe o que é imposto de renda, por outro lado, quem declcara imosto de renda e tem o mínimo de informação sabe que o SERRA e o pessoal do PSDB são mestres em chafurdar a vida dos outros. Principalmente, de seus inimigos políticos, já que é assim que eles encaram a política, como uma guerra que eles semrpe têm de ganhar. Assim, estbelece-se a balança pesando em favor da DILMA, que tem obras para mostrar e um saldo de oito anos de um governo aprovado por 80% da população. Os 4% são as oligarquias raivosas e atrasadas que pensam que o povo ainda cai em suas armadilhas. Vai mudar nada não. Vamos levar no primeiro turno!

Charles Bakalarczyk disse...

Caro(a)s companheiro(a)s:

Temos de ficar atentos. O PIG é poderoso, malicioso, está desesperado, apelando. É perceptível que a Globo está se apegando nesse único fio de esperança que é produzir, reproduzir e realimentar o "escândalo da quebra de sigilo". Importa monitorar a reação do eleitorado e, sendo o caso, partir para um ataque, mesmo que levemente suave....

Morais disse...

Só o pig é que não enxerga isso e ainda insiste em amnter manchetes sobre o assunto, mas acho que deviam se dar ao luxo de pesquisar quantos por cento das pessoas estão lendo suas matérias sobre o assunto, veriam que é um percetual pequeno.
A Dilma vai ganhar no primeiro turno se Deus quizer.

NARDÃO disse...

Apesar do vídeo no qual o Serra tranqüilamente admite a existência da violação do sigilo da Receita Federal, realizado em outubro de 2009 no SBT, o PIG está escondendo e ignorando completamente este fato dando destaque exagerado à violação do sigilo da Receita Federal. Temos que divulgar o máximo este vídeo para anular esta baixaria que o Serra com o Pig estão fazendo com a Dilma.

jelio disse...

Se a um ano atras o Serra foi entrevistado pelo sbt e não falou nada ,deveriamos mostrar este video para todos inclusive a imparcialidade ,na entrevista com a Dilma no mesmo sbt que ja sabia desta quebra de sigilo

Laura disse...

Não podemos esquecer que quatro milhões "sumiram" da campnha dos Demo-Tucanos.
E se algum aloprado petista cair numa armação, ou pior, se cooptarem algum petista mau caráter para armarem com uma montanha de dindim ??
Duvidam que façam isso???
E se as revistas deles (Veja/Época) vierem com reportagens espalhafatosas como já fazem com os email que bombardeiam na internet caluniando sobre o passado militante de Dilma?
Tudo isso na véspera da eleição, sem dar tempo para restabelescer a verdade, pode sim adiar a decisão do eleitor como em 2006.....

Abimael Alvarez disse...

É lamentavel que vivamos um pais com um presidente tão omisso que está deixando de herença para seus sucessores a politica do eu NEGO E EU NÃO SABIA, ISSO E UMA VERGONHA NACIONAL

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração