Pages

domingo, 26 de setembro de 2010

A imprensa poode ter candidato. Mas também, deve respeitar a vontade do povo. E o povo, quer Dilma

Em editoriais em suas edições deste domingo, os jornais Folha de S.Paulo e o Estado de S.Paulo se posicionaram a respeito da sucessão presidencial no País. A Folha e o Estadão reagiram às críticas à imprensa feitas pelo Presidente Lula

O Estadão declarou apoio ao candidato do PSDB à presidência da República, José Serra.Intitulado "O Mal a Evitar", o editorial do Estado de S. Paulo diz que "com todo o peso da responsabilidade (...), o Estado apoia a candidatura de José Serra à presidência da República".

A Folha criticou o Presidente Lula e a "candidata oficial", Dilma Rousseff, do PT, e disse procurar manter uma orientação de "independência, pluralidade e apartidarismo editoriais".

Isso é democracia de verdade.Você pode ofender o Presidente da República em locais públicos que nada lhe acontece. Você pode inventar historinha,  e  não vai ter que provar. Estão  reclamando do quê? Tem até direito a fazer trocadilho sem graça sem que nada lhe aconteça. Dilma, Lula e muitos outros arriscaram a vida para que  hoje, todos, até a impresa, pudesse exercer o direito de se manifestar, e de modo grosseiro.

Globo e Veja, não precisam publicar editorias, nós já sabemos qual é o candidatos dele

Como também, já percebemos que têm limite a estupidez, a parcialidade e o empenho de setores da chamada imprensa grande para levar ao segundo turno a disputa presidencial. A candidata Dilma Rousseff e o Presidente Lula são tidos como inimigos, não adversários. Essa mídia transforma em escândalos quaisquer denúncias oriundas de fontes. Concordo com todos que lutam pela liberdade de expressão. Contudo, não me conformo com a tendência do dos jornais de exagerar no número de páginas e no tamanho das manchetes quando o assunto são os erros dos políticos de quem, nitidamente, o jornal discorda. Ao contrário, nem noticia, ou, se o faz, é em poucas palavras e em minúsculas letras, num cantinho quase escondido, quando a notícia ruim é sobre os políticos com quem o jornal simpatiza.

A imprensa, julga e condena sem provas e sem direito de defesa as pessoas acusadas. Ainda assim, reclama da suposta falta de liberdade de expressão. Esse comportamento sim, não tem nada a ver com democracia. Tal ferocidade é resultado do arraigado preconceito contra o Presidente Lula, não obstante sua alta popularidade, jamais alcançada por qualquer outro primeiro mandatário em fim de governo. Contudo, a vontade popular, livremente manifestada nas urnas, deve ser respeitada.

11 Comentários:

V disse...

Que coisa ridícula o Editorial do Estadão, agora ele fazem isso? O que é isso? Mea culpa para a queda nas vendas?
Os 10 mandamentos do PIG

I - Não mostrarás o que é bom da esquerda.

II - Esconderás o que é ruim da direita.

III - Não darás voz a movimentos sociais e irás criminalizá-los.

IV - Não recusarás jabá.

V - Demitirás jornalistas e repórteres independentes, só manterás os bajuladores sob o jugo dos teus sapatos importados.

VI - Os bajuladores, então, deverão venerar o Dono, chamando-o de colega e jornalista (não importa se é).

VII - Irás dizer que é Censura qualquer ameaça, mesmo que seja o cobrador da padaria.

VIII - Tudo que será publicado deve passar pelo grupo censor, que tem o Dono como chefe.

IX - Não citarás outro membro do PIG.

X - Sempre dirás que o PIG é a fonte da verdade, por mais mentirosa, manipulativa e estúpido que seja o que publicares.

Bene disse...

Parabéns . A Manchete do artigo disse tudo. Que respeitem nossa vontade. Só isso.

X-MAN disse...

Esse jornalecos se esquecem o seguinte: todos estão submetidos á lei, inclusive esses jornalecos, se esquecem tambem que lá na Cosntituição tem um artigo sobre a regulamentação da midia, democracia é isso, fora isso, seria instalar uma ditadura da midia, onde 3 ou 4 pessoas falam o que querem e quando querem em nome do povo. E o povo com certeza não lhes deu esse aval.

Pereira disse...

Para os Mesquistas, Frias, Civitas. e Marinhos só há liberdade de imprensa em torno dos ideais deles. Caso contrário não é afronta! Esses caras tentam na realidade Helena, é querer PRIVATIZAR e se apoderar e do conceito de liberdade de expressão. Eles podem mentir, desconstruir, desinformar, omitir que é perfeitamente liberdade de expressão. Agora nosso Presidente LULA não pode externar seu pensamento porque isso significa afrontar a liberdade de expressão que eles pensam que é propriedade deles. São de fato grotescos e ridículos!!! Eles ainda não se aperceberam que a INTERNET destruiu a CASA GRANDE.

Pedro Du Bois disse...

como sempre, os editoriais desses dois jornalecos contém meias verdades, ou seja, a verdade está quando eles falam mal do Lula e de seu governo e da Dilma; a mentira, quando apregoam apoiar o Serra. Até as baleias francas nas costas de Santa Catarina sabem que - hoje - ninguém mais apoia o Serra. Então, a tal publicação serve apenas para o de sempre: falar mal do Lula. Outra coisa, os dois diatribes apenas passam recibo ao Lula por tudo que tem dito sobre a partidarização e o facciosismo e o comprometimento dessa gente. Réus confessos, por suposto. A Dilma deve incluir essas confissões em sua campanha.

Unknown disse...

Sempre tiveram candidatos, claro da direit, mas falta-lhes coragem e caráter para assumí-los.
Diferente da Carta Capital, muito diferente, donde se conclui que ética e caráter é mal distribuido entre os da mídia.

armando do prado

Unknown disse...

Sempre tiveram candidatos, claro da direit, mas falta-lhes coragem e caráter para assumí-los.
Diferente da Carta Capital, muito diferente, donde se conclui que ética e caráter é mal distribuido entre os da mídia.

armando do prado

Yara disse...

Leia isso:
http://flitparalisante.wordpress.com/2010/09/13/campanha-tucana-tem-a-imprensa-no-bolso-governo-de-sao-paulo-contratou-assinaturas-anuais-de-jornais-de-todas-as-regioes-jornal-de-piracicaba-e-um-deles/#comment-48808

Anônimo disse...

Eles se acostumaram com o "mandar prender e torturar" e agora acham que "ameaça" a democracia é a crítica ao comportamento partidarizado e cínico da imprensa que pertence a 4 famílias. A "liberdade de empresa" deles está ameaçada, não de censura, mas de falência econômica e respeito moral. Só o Serra pode salvar a velha mídia. Mas o sinal foi dado: "o mal a evitar". Não foi exatamente assim com o Jango?

Danilo

Morais disse...

Falar o que quer e do jeito que quer não é liberdade de expressão, é abuso do poder da imprensa, pois ela sem ouvir o outro lado condena e joga o réu aos leões e este nem tem direito de resposta.
Os que são acusados por esta nossa mídia tem que lutar de unhas e dentes para provar a mentira deles e mesmo depois que consegue se defender, muitas vezes nem uma linha é publicada dizendo que a pessoa é inocente, ainda costumam criticar a justiça.

Paulo Gondim disse...

Quem lê esses dois jornalecos já definiu seu voto há muito tempo e deve está morrendo de vergonha alheia. Mas é como disse o Presidente Lula: vamos derrotar a direitona e a mídia golpista.
Duvido que alguém sério anuncie seus produtos num jornal mentiroso.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração