Pages

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Corrupção na imprensa: Como Serra transferiu bilhões dos cofres públicos para o PIG desde 1988

Em primeira mão no blog Os Amigos do Presidente Lula em 06/07/2010 às 14:43hs

José Serra (PSDB) quando era deputado constituinte, em 1987/1988, foi relator da Comissão do Sistema Tributário, Orçamento e Finanças, o que equivaleu à última reforma tributária que tivermos.


Por isso Serra é um dos grandes responsáveis pela complicação e injustiças do sistema tributário brasileiro.

Devido a esse trabalho muito mal feito de Serra, todo mundo reclama por uma nova reforma tributária.

Uma das maiores injustiças perpetradas por Serra foi proibir de cobrar impostos de jornais, revistas e sobre o papel usado para impressão, no artigo 150 da Constituição Federal.


Nem o papel usado em cadernos escolares ficaram isentos, então por que jornais e revistas, inclusive páginas e cadernos de anúncios publicitários, deveriam ficar?

É uma clara forma de corrupção moral e das relações econômicas na sociedade, através de privilégios indevidos para um seleto grupo de elite com poder de formação de opinião pública e interferência manipulativa nos humores do eleitorado. Sobretudo naquela época, quando não havia internet.

A desculpa para dar esse privilégio descarado à empresas de barões da mídia, com fins lucrativos, foi que, se o governo tivesse poder de tributar, poderia coibir a liberdade de imprensa, retaliando o setor com aumento de impostos.


Desculpa esfarrapada de Serra e do lobby do partido da Dona Judith Brito, o PIG (Partido da Imprensa Golpista).

Em vez de isenção, o relator Serra, poderia simplesmente estabelecer uma alíquota teto de imposto, de forma a impedir essa suposta retaliação.

A verdade foi que Serra sucumbiu ao lobby dos jornais e revistas que, na prática, cedeu dinheiro público dos impostos para os donos de jornais. Agraciados em seus interesses econômicos, estes donos de jornais alinham-se à Serra em suas pretensões eleitorais.

Não por acaso, a propaganda eleitoral do demo-tucano na TV está fazendo dobradinha com manchetes sensacionalistas, deturpadas e até mentirosas, estampadas nas capas dos jornais.

De 1988 a 2010, bilhões foram sangrados dos cofres públicos das prefeituras (proibidas de cobrar ISS), dos estados (proibidos de cobrar ICMS sobre o papel), e da União. São verbas sangradas da educação, saúde e segurança pública, para os bolsos milionários das famílias Marinho, Frias, Civita, Mesquita, Sirotsky e outros barões da imprensa. Tudo isso graças a "gentileza" e ao empenho de José Serra na Constituinte, em prol do PIG.

22 Comentários:

RICARDO disse...

FAZENDO-SE MAIORIA NO CONGRESSO, O GOVERNO ELEITO (DILMA) DEVERIA ENCAMINHAR PROPOSTA URGENTE PARA A MODIFICACAO CONSTITUCIONAL NECESSARIA.
E NECESSARIO QUE SE QUEBRE A ESPINHA DORSAL DA IMPRENSA GOLPISTA, ANTES QUE ESTA, QUEBRE A ESPINHA DA SOCIEDADE.
ESSA MEDIDA E POUCO, MAS JA E UM COMECO.
REVER AS CONCESSOES TAMBEM E URGENTE.

Maria Antonieta disse...

Mas esse sujeito é muito salafrário mesmo. Eu achava que era só os contratos do governo paulista passando milhões de reais para essas familias donas de jornais, podre de ricas. Mas faz tempo que o cara tá drenando dinheiro do povo para receber ajuda nas eleições. É por isso que a folha foi desmoralizada no domingo. O mundo inteiro acompanhou a chacota do povo. Os dois estão desmoralizados. Bem feito. Tudo que foi feito embaixo do tapete tá vindo prá cima, sendo exposto pro povo ver.

josé lopes disse...

Então essa excrescência veio do Serra? Então o "Mensalão da Mídia" vem desde 1988?

De fato o artigo 150 da Constituição concede a mais generosa isenção de impostos à imprensa e a editoras de livros. Na questão das editoras de livros e outras entidades sem fins lucrativos eu acho até justo. Mas, no caso do jonal não. Parece-me um tremendo cala-boca concedido a mídia. Na verdade, não é simples isenção, é imunidade, ou seja, o Congresso Nacional está proibido de instituir impostos sobre esses serviços ou instituições e seus produtos. Feijão paga imposto, mas jornal não paga. Sem contar outros "benefícios" que podem resultar de ter por trás o poder da mídia, eles não pagam ICMS ou ISS sobre a programação, não pagam IPMF, têm imunidade tributária para IPI, têm garantido o subsídio do papel de jornal como muito bem assinalou o nosso Zé Augusto. Assim é moleza não?

IV Avatar disse...

Serra é um eterno inimigo dos trabalhadores e do povo
Amigo dele só mesmo o Frias, Mesquita, Kamel...
É o estado mínimo para o povão e máximo para o ladrão, está é o jeito tucano-demo de governar

Adilson disse...

O pior é que ainda ele continua beneficiando o PIG com gordos contratos de compra de assinaturas com a desculpa de ensinar os alunos da rede pública.

Eason Nascimento disse...

Vamos repercutir este post sobre os desmandos de Serra e porque ele tem o apoio irrestrito e irresponsável da mídia. Divulguemos.
http://easonfn.wordpress.com

Pedro L. disse...

Gostaria de mais uma vez deixar meus agradecimentos ao blog e seus editores, pela oportunidade de receber uma informação séria e imporante que jamais teria acesso se ainda houvesse o filtro do PIG.

Como é bom essa sensação de liberdade que sinto toda vez que acesso os blogs progressistas. Me lembro dos anos 90, quando era um adolescente ingênuo doido pra saber mais sobre meu país, mais li Folha, via Globo e nunca obtia a verdade dos fatos, hoje estou livre, graças a blogsfera.

Muito Obrigado!

Ary disse...

Ou seja, os demotucanás fornecem o papel e o PiG dá as tintas para caluniar, mentir, omitir, distorcer. Essa é a tal liberdade de imprensa que muit convem aos bandidos que se esvaem.

Antonio disse...

No sexto dia das medições do tracking Vox Populi/Band/iG para a eleição presidencial, a petista Dilma Rousseff obteve 55% e o tucano José Serra 22% das intenções de voto. Pela primeira vez desde o início da medição, no dia 1 º de setembro, a petista oscila positivamente acima da margem de erro que é de 2,2 pontos percentuais

Zé Augusto disse...

Haroldo Cantanhede

Desculpe cortar seu comentário, mas a gente está sob fogo cerrado da turma do Serra, para tirar esse blog do ar, e seu comentários tem detalhes que a lei não permite.

Vou republicar, sem o que a lei considera excessos. Não é censura. É que se a gente ver e deixar comentários que contém acusações de crimes que a pessoa não foi condenada, tem presunção de inocência, a lei volta-se contra nós.

Todos podem falar o que quiserem do ponto de vista de críticas políticas, mas não pode ultrapassar a linha do que a justiça entende como injúria.

Acusar de crimes, só a quem está condenado pelo crime.

Segue o seu comentário com piiiii:

Sou tradutor e tenho uma empresa pequena e pago imposto sem parar (na verdade, estou até devendo) e leio o que Zé (piiiiii) fez em benefício de seus amigos (piiiii). Ele, (piiii) dos cofres públicos, e seus amigos, ladrões da verdade. Enquanto isso o brasileiro mediano cumpre suas obrigações e a mídia só faz gargalhar, graças a Zé (piiii).

É VERO! disse...

Se sem ser o presidente, o Zé-sem-rumo oferece todos esses privilégios às famiglias piguentas, imaginem se ele ganhasse a presidência! O Pig é quem mandaria no Brasil! XÔ, Zé-trololó! Xô, mídia bandida, vira-latas, nazi-racista!

Anônimo disse...

Gersimar VIX

Esse traste que hoje é o candidato da oposição, quando relator dessa comissão na constituinte, beneficiou o estado de são paulo em duas questões: uma no icms da energia elétrica e outra no icms do petróleo, pois nos dois casos o icms é recolhido no estado consumidor e não no estado produtor. Imaginem se o estado do paraná ficasse com todo o icms da produção da energia elétrica, e os estados do rio de janeiro e do espírito santo, ficassém com o icms da produção do petróleo, não seria necessário essa briga que está hoje no comgresso sobre os "royalties", pois a arrecadação do icms seria muito maior que os royalties.

José Renato Moura disse...

Só para fazer justiça: aqui no RS, o Raul Pont defendeu na Constituinte Estadual que houvesse esse cobrança. Foi marcado pela RBS, e só voltou a aparecer nos veículos da empresa (TV, Rádio Gaúcha, Jornal Zero Hora, etc.), quando foi eleito para a Prefeitura de Porto Alegre. Mesmo assim, nesses vinte anos não teve uma única vez que não aparecesse de forma negativa na mídia, como carrancudo ou o cara "do contra".

Nice Facundo disse...

Assim fica facinho, facinho pra imprensa defender o Zé.
Trocas de gentilezas.
O mais interessante é que mesmo assim o Serra ainda precisou comprar milhões de jornais da folha pra ela não ir pra bancarrota

Claudinete Sergipe disse...

Ah,tá! Então está quase tudo explicado esse apoio da podre mídia ao Serra. Sem contar ai a compra de assinaturas de revistas, jornais e outras coisitas mais. Será que o Serra é bobo? Quero ler o livro do Amaury R. Junior para ver outras peripécias do Serra com as privatizações do patrimônio do povo brasileiro.

Reg disse...

A gente entende que o PIG não vá denunciar falcatruas nas quais ele está envolvido, mas que País é este?
Que agentes públicos são estes do Estado de São Paulo que não iniciam uma investigação exemplar nesta pouca vergonha que é doar dinheiro público para jornais e revistas?
Cadê a OAB?
Ah! A OAB é tucana e participante do movimento CANSEI e por isto faz vista grossa para a rapinagem do dinheiro público no estado de São Paulo.
Distribuição de dinheiro para jornais e revistas é caso de polícia, CPI e prisão por malversação de dinheiro público.
Paulistas moram num lugar aonde ocorrem alagões, incêndios, pedágios extorsivos, apagões, desmoronamentos de obras porcas, congestionamentos absurdos, polícia sacaneada, professores sacaneados e oi serra distribuindo dinheiro para jornais e revistas e o povo inerte?
Afinal de contas paulistas são feitos de quê?
Inacreditável que ainda votem nestes canalhas e acreditem nestes sugadores do dinheiro público.
São Paulo está precisando de uma sessão de descarrego.
Sai satanás, este corpo não lhe pertence.
Saravá, pé de pato mangalô três vezes.
Acorda São Paulo.

Francisco Alves disse...

Tenho uma grande admiração pelo trabalho de todos do blog.
Como se diz: mata a cobra e mostra a cobra. Sensacional.
Parabéns a todos.
Precisamos inventar uma passeata virtual contra esse PIG que conspira contra a democracia. Eles brigam contra a maioria do povo brasileiro que apoia o PT e o pres. Lula.
Eu amo a Dilma chata, brigona, que cobra todo mundo, por que ela tem convicção e certeza do que faz.

PAULO BOLA disse...

Quero falar de um assunto que não tem muito a ver com esse post, mas com o fato do Sr. Falso procurador de Veronica Serra, estamos aqui reunidos entre amigos debatendo esse assunto e pensando que se algum de nós trabalhassemos na receita e fizemos algo ilegal como bisbilhotar nas contas de qualquer lider ou parente de lideres do PSDB, por sermos filiados ao PT a culpa seria da Dilma?
Ou do Partido dos Trabalhadores? Quem garante que essa pessoa não foi paga para fazer isso? E a troco de que a Dilma faria isso, se todos nós sabemos que o Brasil quer ver os tucanalhas bem longe do poder

Anônimo disse...

Dessa safadeza eu não sabia. É pra
isso que eles querem o poder!

Weiland disse...

é uma vergonha!!! a imprensa defende os governos tucanos, o caso no RS é muito pior... A governadora tinha que perder o mandato e não conseguiram tirá-la. mais essa violação dentro do governo dela. Essa imprensa é triste... :)

mario barreto disse...

Penso que cada caso é um caso. As revistas e jornais hoje viraram um terreno fértil para a propaganda. Há pouca notícia e muita propaganda, boa e barata.
No entanto penso que se a isenção foi para todos, a todos beneficia, sem restrições, a medida é mais benéfica que maléfica.
O que temos de fazer, com urgência, é fomentar o acesso a informação a todos os brasileiros, de forma ampla e barata, seja por jornal, revistas, livros, internet, incentivando as pequenas empresas de comunicação, rádios comunitárias, jornais locais, de associações, universalizar o acesso ã internet, entre outras medidas.

José Elesbán disse...

Há um erro aí. A isenção de impostos sobre papel para impressão de periódicos não é princípio de Serra. É algo que vem da Revolução Francesa, ou até antes. É um princípio visando preservar a liberdade de imprensa, num tempo em que a imprensa era bem mais democrática que hoje.
Isso é alinhado com a preservação do sigilo da fonte, por exemplo.

Não dá para esquecer que se isso privilegia Folha de São Paulo, ou Veja, também é utilizado por veículos mais progressistas como CartaCapital, Caros Amigos ou Le Monde Diplomatique, por exemplo.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração