Pages

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Vai começar o humor negro e a baixaria na TV

Com a queda do artigo 45 da lei eleitoral, que até então proibia trucagens e sátiras a candidatos na TV, o "CQC" vai "rever" sua cobertura das eleições.Leia-se: tudo o que estava proibido será visto no programa que vai ao ar hoje, às 22h20, na Band.

Recursos de arte e pós-produção sobre as imagens dos candidatos -como um nariz de palhaço aplicado sobre o rosto de um político, por exemplo- serão usados numa espécie de retrospectiva do que foi feito até agora.

A liminar que derruba o artigo 45, concedida após ação ajuizada pela Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV), libera os humoristas para sátiras explícitas que haviam sumido dos programas.O humorístico "Casseta & Planeta", que vai ao ar na Globo, por exemplo, optou por fazer ficção, criando personagens-candidatos.

"O Brasil não merece entrar no século 21 com palhaços sendo tratados com seriedade e truculência e políticos fazendo piada no horário eleitoral", disse Marcelo Tas, apresentador do "CQC", à coluna Outro Canal.

"A sensatez do ministro Ayres Brito, que concedeu a liminar me emocionou talvez por ser o bom senso algo raro como os meus cabelos na história do Brasil", completou Tas.

19 Comentários:

josé lopes disse...

A Baixaria já começou.

O programa humorístico Zorra Total da TV Globo neste último domingo dia 28 de agosto foi uma vergonha! Nem dissimulado foi.

Foi propaganda eleitoral explicita para o candidato José Serra. O tema de um dos quadros era o que Serra propõe em sua campanha.

O ator humorístico que interpreta um viajante do presente que viaja para o passado critica no passado o que vai acontecer no futuro. Ele diz no com todas as letras e com bastante ênfase que "as estradas" (sem dizer se estas estradas são federais ou municipais) estão todas emburacadas e ainda fala no engarrafamento de carros e, que é necessária a construção de mais linhas de Metrôs. Não achei graça nenhuma, achei uma propaganda sem vergonha contra o governo.

Política é coisa séria e não se coaduna nos dias de hoje se fazer humor com coisas sérias. Entendo que liberar programas humorísticos na televisão às vésperas das eleições é uma temeridade.

Não estão preparadas para a democracia. Sempre foram tendenciosas.

Creio que o ministro Ayres Britto não atentou para o fato de que existe manipulação até em programas humorísticos. Espero que o ministério Público Federal eleitoral requisite a gravação do programa para comprovar a má fé daquela emissora e que se abra um inquérito para apurar responsabilidades.

Podemos protestar no e-mail abaixo para o STF. Protestem mesmo! Eu já fiz meu protesto. Não vai adiantar muito mas, é sempre bom marcar campo.


http://www.stf.jus.br/
Clique no Portal do Cidadão.

eliz disse...

Para mim eles podem escancarar - eu nunca dei e nem dou audiência a esses vendilhões. Eles falam somente para a turma deles.

Cornélius/Londrina disse...

O humor pode ser negro, branco, verde, amarelo e até azul. Só quero ver os pesos e as medidas. Quero ver tbm o olhar da justiça caso necessário acionar por abusos não éticos.

Reg disse...

É uma faca de dois gumes desqualificar por meio de sátiras candidatos do governo Lula, que é o que parece que eles querem, ou não?
Na verdade os empregados do PIG não são humoristas, porquanto eles mesmos é que riem das suas piadas, em geral precedidas de muito barulho pelo vazio das mesmas.
Ademais, compará-los com palhaços é uma ofensa a esta classe trabalhadora tão querida por todos e que muito alegrou a nossa infância.
Próximo passo da "empreitada para alavancar a campanha do serra, mais conhecido como a farsa" a partir dos empregados "humoristas" machos para cacete do PÌG, aqueles que entram em qualquer lugar público porque eles são fooo dões, será...tan...tan...tan, apresentar pesquisas indicando que o serra virou o jogo e aí sim é que vamos morrer de rir.
Que venham os esperrrrrtos da vez.

cao@dino disse...

o marcelo tass é do demo.

cao@dino disse...

o carequinha é do demo.

X-MAN disse...

Esses são os humoristas mais sem graça que apareceram em toda a historia da televisão, o tal casseta já está no ar há decadas com a mesma piada e esse cqc é um arremedo do que o propRio tas fazia com o ernesto varela, ou seja, são datados e muito sem graça.

IV Avatar disse...

Claro que o serrista Marcelo Tass repetirá agora o que fez quando das eleições municipais em SP, quando humilhava Marta e poupava Kassab
A título de estar fazendo humor o serrista Marcelo Tass, Madureira e outros farão campanha para o tucano-demo

Ccesarbento disse...

Eu gosto do CQC.
Só queria ver se eles seriam capazes de fazer um "Proteste Já" com algum dos produtos fabricados pelos seus patrocinadores enão só em relação ao poder público.

Edemar Motta disse...

Engraçado, quando vejo esses programas humorísticos da tv não acho graça nenhuma. Parece que os engraçados só ocorrem quando não os estou assistindo.

Marc disse...

Para destruir Lula, o PIG já mandou o batalhão dos jornalistas, dos colunistas, e dos artistas, como não funcionou, agora vai mandar o batalhão dos humoristas.

Vai funcionar?

Marcos disse...

Pena que o tal Marcelo Tas não tem o tal "bon senso raro" ao fazer suas piadas e principalmente por dizer que é imparcial.

Unknown disse...

Por que a companheira Helena colocou como Humor negro e Baixaria na TV, o título desse post? Acompanho a vida política de Lula desde 89, e sempre fui seu elitor. Creio que a liberdade de expressão e de imprensa, assim como a democracia, ainda sejam pilares que sustetam a campanha petista e da companheira Dilma. Se for diferente disso, me avise, que garanto que em meu Blog eu noticio e mudo minha opinião de voto..

francisco.latorre disse...

palhaços assassinos http://bit.ly/9V0mqI não é pra deixar barato. #vigiliacqc sem moleza pros vendidos. #tasfascio

josé lopes disse...

Gostaria que o STF explicasse a sociedade como concedeu essa liminar tão rápida para ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão)?

Como explicam que uma lei editada no governo FHC só hoje, vários anos após é declarada inconstitucional? Será porque o pato da vez é o governo Lula?

Com seu poder de "persuasão" junto ao judiciário e tendo à frente a TV Globo, sua filiada e principal interessada, a ABERT usou de um dispositivo constitucional para derrubar uma lei promulgada ao tempo de FHC. Mas, pergunto ainda: o que acontecerá se houver excessos com piadas de mau gosto e ofensivas aos candidatos? E, como ficam as piadas dissimuladas que adredemente visam beneficiar esse ou aquele candidato?

Não teríamos de ter leis nesse sentido, ou pelo menos uma normativa publicada pelo SFT para coibir abusos? Ou pelo menos ainda, dispositivos para uma resposta do judiciário em menos de 24 horas para proteger àqueles que se sintam ofendidos? E, em caso de ofensa que as emissoras paguem multas pesadas de acordo com o prejuízo causado? Em caso de reincidência, não seria justo que a emissora ficasse fora do ar como punição? É apenas um questionamento para reflexão.

Vou repetir: “O poder da imprensa é arbitrário e seus danos, irreparáveis, o desmentido nunca tem a força do mentido. Na Justiça, há pelo menos um código para dizer o que é crime; na imprensa, não há norma nem para estabelecer o que é notícia, quanto mais ética”. Frase atribuída ao Jornalista Zuenir Ventura (quando não era do Globo.)

Luiz Claudio C. Souza disse...

Infelizmente os políticos só aparecem na TV se cometerem algum crime ou em programas de humor onde são desmoralizados. Irresponsávelmente o debate político, os temas importantes que afetam diretamente nossas vidas foram retiados das grades de programação há décadas. Nas vésperas das eleições pagando-se uma fortuna para estes empresários, estes, como se estivessem fazendo algum favor exibem aquela propaganda eleitoral que mais uma vez expõe os candidatos ao ridículo fazendo-os parecer um amontoado de produtos à venda. Eu não tenho dúvidas de que o que estas pessoas almejam mesmo é que se feche o congresso se volte com a ditadura para que eles possam continuar a tocar os seus negócios particulares sem que a sociedade organizada e seus representantes venham os incomodar com esta história de democratizar a informação, quebra de monopólio, proibição de propaganda para as crianças, propaganda de bebida e cigarro e outros impedimentos para o crescimento de seus patrimonios individuais.

http://www.mobilizacaobr.com.br/profile/CleideLima disse...

Boa noite!
Sabem o quanto sou Petista Lulista e Dilmista! Porém quero deixar uma Obs troque esse titulo de Humor Negro, não fica bem sei que não e a intesão mas ele sugeri Racismo. Preto é cor de roupa! Negro é a identidade de um Povo. desde ja agradeço o espaço e conto com a compreensão de todos bjus
Vamos Seguir em Frente è Dilma Presidenta.

Anônimo disse...

Queridos,

cheguei aqui tem algum tempo. Vim do conversa afiada e não mais sai. Todo dia passo por aqui. Acho que você cochilaram na hora de colocar o título na matéria. Não acho que seja razoável utilizar o adjetivo negro para dizer que uma coisa é ruim, de mal gosto. Acho que um título melhor poderia ser humor de baixa qualidade baixaria na TV. Penso que nós negros não merecemos ser associados a humor de baixa qualidade.

Fraternalmente

Cristiano

vinicius disse...

Deixa essa turma fazer piada. Um dia descobriremos que as piadas são eles mesmos.
Falam do Tirica, da Mulher Pera, etc e pensam que essas "brincadeirinhas" ajudam a melhora alguma coisa.
Se esquecem que Virgílios, Álvaros, Agripinos, entre outros, são muito piores. Estes mentem descaradamente...
Não vou defender o Tiririca, Maguila ou Mulher Pera, mas esses humoristas precisam rever seus conceitos. Principalmente esses -tipo Marcelo Tass- que se acham os donos da verdade.
Um bando de bobos...Felizmente, existem políticos e políticos. Da mesma forma que existem humoristas e humoristas.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração