Pages

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

TSE mantém decisão que negou multa para blog “Os amigos do Presidente Lula”

O blog Os amigos do Presidente Lula, já havia sido absolvido em 26 de julho, pelo ministro Henrique Neves, mas, a Doutora Sandra Cureau, recorreu da sentença do ministro. Ontem, quinta-feira (12), saiu a sentença definitiva. Por 6 votos a 1, o blog foi novamente foi  absolvido

Quem votou contra

Para o ministro Marco Aurélio de Mello, o blog fez “apologia” da então pré-candidata do PT e buscou desqualificar José Serra, que viria a ser o candidato do PSDB à Presidência da República.

 Por seis votos a um, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve decisão do ministro Henrique Neves que rejeitou pedido de Sandra Cureau do  Ministério Público Eleitoral (MPE) para aplicar multa por propaganda eleitoral antecipada contra o autor de um blog favorável ao presidente Lula, José Augusto Aguiar Duarte, e a Google Brasil Internet, provedora da página.

O MPE apresentou recurso(Sandra Cureau) contra o entendimento do ministro Henrique Neves, que foi negado pelos ministros na noite desta quinta-feira (12). Somente o ministro Marco Aurélio votou no sentido de acolher o recurso do Ministério Público Eleitoral e aplicar a multa.

A ministra Nancy Andrighi (relatora do recurso do MPE) e os ministros Marcelo Ribeiro, Arnaldo Versiani, Dias Toffoli, Aldir Passarinho Junior e Ricardo Lewandowski concordaram que o blog não realizou propaganda eleitoral antecipada.

Em sua decisão, o ministro Henrique Neves afirmou que o blog realmente se destina a selecionar (e divulgar) matérias favoráveis ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas que isso não caracteriza, por si, propaganda eleitoral antecipada. “Se assim fosse, as matérias originais também caracterizariam irregularidade, quando, na verdade, representam a livre expressão do pensamento e a liberdade de imprensa, garantidas pela Constituição Federal”, disse na ocasião.

“É óbvio que no ano de eleições os temas, particularmente aqueles difundidos na rede mundial de computadores, orbitem em torno de candidaturas. E é aí que se deve ter a cautela para distinguir a liberdade de pensamente e de informação da prática de propaganda irregular, como concluiu o ministro Henrique Neves”, afirmou a ministra Nancy.

“O blog é a casa de alguém, é o escritório de alguém. No mundo virtual, as pessoas se endereçam até lá por livre e espontânea vontade. Isso é incompatível com a ideia de propaganda”, complementou o ministro Dias Toffoli.

Para o ministro Marco Aurélio de Mello, o blog fez  sim “apologia” da então pré-candidata do PT e buscou desqualificar José Serra, que viria a ser o candidato do PSDB à Presidência da República.


Decisão

Sobre a suspensão do acesso ao conteúdo do Blog, o ministro Henrique Neves ressaltou que “Ultrapassado o dia 6 de julho, o fundamento invocado pelo Ministério Público para requerer a suspensão do conteúdo não está mais presente”, pois a propaganda eleitoral já se encontra permitida. Assim, este pedido teria perdido o objeto.

“Não tenho dúvida de que o sítio impugnado se destina a selecionar matérias que sejam favoráveis ao Excelentíssimo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que aparentemente é feito há quatro anos (são 5 anos). Essa seleção, contudo, não caracteriza, por si, propaganda eleitoral antecipada. Se assim fosse, as matérias originais também caracterizariam irregularidade, quando, na verdade, representama livre expressão do pensamento e a liberdade de imprensa, garantidas pela Constituição Federal, em especial, nos arts. 5º, IV, e220” destacou o ministro Henrique Neves.

“Se não é possível sancionar a divulgação de uma matéria jornalística produzida sob a égide do § 1º, do art. 220 da ConstituiçãoFederal, não há como impor multa ao particular a partir, apenas, da reprodução do conteúdo em sítio na internet”, finalizou o ministro ao afastar a aplicação de multa ao autor do Blog e a Google.

15 Comentários:

Land Ger disse...

E os 84 anos de Fidel?

Documentário – Comandante
Excelente documentário do cineasta Oliver Stone sobre Fidel Castro e Cuba. Ótimo para quebrar alguns paradigmas sobre este país.
http://bit.ly/9zLPau

Cíntia disse...

Parabéns! Vocês são guerreiros!

Quem foi o "1" que votou contra?

Abraços!

É Dilma!

Yacov disse...

Chuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuupa, dra. SANDRA Q-Horror!!!


"O BRASIL DE VERDAEDE não passa na gloBo - O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

Lea disse...

hahahahahahah, Sandra Cureau SIFU....Bem feito!!!!!.
Ohhh mulher feia.

Joao Batista Barbosa - Sao Jose dos Campos disse...

Prezada Helena
Conta pra nós quem foi o Ministro que votou contra o blog? Temos que saber quem é o tal "Excelencia" só pra ficarmos espertos com ele.

Daci disse...

Só me resta dizer parabéns!!

Viva a democracia

Cornélius/Londrina disse...

Enfim se fez justiça. Parabéns aos guerreiros e guerreiras que alimentam este excelente blog. É uma fonte na qual militantes e cidadãos de bem podem confiar. O ZÉPERDEU e Sra.Sandra Cureau perderam mais uma chance de contribuir para a democracia da informação. Serra não venceu e não passará.

Unknown disse...

Mais uma vez a democracia prevaleceu, mesmo tentando calá-la.

ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRA disse...

AVE ...ÃO !!! >>

KIBÃO !!! >>

PARABÉNS PRÁ NÓS. >>

>

Anselmo disse...

A razoabilidade do Min. Marco Aurélio Melo, esta no DNA, Mello, primo do Collor e indicado também pelo Ex. Pres. Collorido, sendo desta procedência não poderia esperar outro argumento. Apesar de seu primo, Collor, já reconheceu o potencial do Lula. Mas a decisão do Ministro esta dentro do livre convencimento. Do Gilmar Mendes saria argumentos e opiniões piores para os progressistas socialistas .

antonio carlos disse...

FUI UM DOS GRANDES APOIADORES DESTE BLOG EM 2006!! AJUDAMOS NA REELEIÇÃO DO pRESIDENTE LULA.. E MOSTRAR FEITOS DE SEU BELISSIMO GOVERNO!!!!ACESSO ESTE BLOG TODOS OS DIAS DESDE 2006!!!!como ele ficara quando o presidente sair em 01/01/2011?????

VERA disse...

A Sandra Curau, assim como a mídia gloupista já nem disfarça mais sua tucanalidade! Essa mulherzinha é uma vergonha! Quer dizer então que o Pig faz campanha pro vampiro Serrassuga desde sempre e a zinha vem querer censurar apenas este blog? XÔ, Maga Patológica!

MARCO disse...

Tinha que ser o mello!! não tem a minima chance o respeito ao direito, faz justiça como quem compra sabão sua unica razão é a defesa em propria causa e o pior é a vergonha que sentimos fico sempre pensando sera que estão vendo nos outros paises esse tipo de justiça, mas graças aos bons essa justiça colonial esta chegando ao fim.

Adriano disse...

Parabéns, Zé e Helena!

Estou muito feliz.

Chupa o sabugo de milho, curau.

mario barreto disse...

O ministro M.Aurélio é um bom Juiz e digo isso porque assisto muito seus julgamentos no TSE e STF.
Inclusive seu voto sobre a lei ficha limpa é realmente memorável e mercedora de todo crédito. Ele foi um dos poucos a se levantar contra algumas questões nitidamente inconstitucioais constantes na lei. Não vou entrar em detalhes técnicos, mas posso garantir que embora goste de holofotes, a atuação do ministro nos tribuinais superiores tem sido coerente e bastante abalizada.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração