Pages

domingo, 22 de agosto de 2010

Dilma tem o maior potencial entre quem não viu propaganda..


A parcela da população que ainda não assistiu aos programas eleitorais na TV representa 66% do eleitorado e é formada sobretudo pelos menos escolarizados e pelos mais pobres, segmentos em que a candidata Dilma Rousseff (PT) se sai melhor.

Segundo pesquisa Datafolha realizada na sexta, Dilma tem vantagem ainda maior, de 24 pontos, sobre José Serra (PSDB) entre os 34% dos eleitores que viram a propaganda eleitoral gratuita.

Essa diferença mostra a consolidação do potencial de transferência de Lula para sua candidata, com a associação direta entre os dois feita pela propaganda eleitoral.

"Considerando o efeito dos primeiros dias de campanha na TV entre os eleitores que viram os programas, é razoável supor que Dilma tem potencial de crescimento entre os que ainda não viram", afirma Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha.

PROPAGANDA NA TV

No cenário global, Dilma tem 47% das intenções de voto, contra 30% de Serra e 9% de Marina Silva (PV), resultado que daria à Dilma  vitória no primeiro turno se as eleições fossem hoje (a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos).

Entre os que declararam ter visto ao menos uma vez a propaganda na TV, Dilma sobe para 53%, enquanto Serra tem 29% e Marina Silva, 11%.

Entre os 66% que não viram os programas na TV, a diferença entre Dilma e Serra é de 13 pontos: 44% a 31%, respectivamente.

A menor audiência da propaganda eleitoral na televisão se deu entre os que têm apenas ensino fundamental. Nesse grupo, 28% viram os programas, contra 37% dos que têm ensino médio e 45% dos mais escolarizados.

Os menos escolarizados são metade dos eleitores que não assistiram à propaganda. Nesse segmento a petista teve seu melhor desempenho, aumentando uma diferença de 5 pontos na pesquisa anterior para 19 agora.

No corte por renda, o cenário também é favorável a Dilma. Os mais pobres são 51% dos eleitores que ainda não viram os programas eleitorais na TV. Nessa fatia do eleitorado, a petista tem 20 pontos de vantagem.

Entre os que têm renda familiar mensal de até dois salários mínimos, 30% viram a propaganda, percentual que sobe entre os que ganham mais de dois a cinco mínimos (35%), mais de cinco a dez (46%) e mais de dez (45%).Folha no desespero

5 Comentários:

Paulo de Carvalho disse...

Quanto a Serra usar a imagem de Lula na TV vejo de outra forma.

Fosse eu marqueteiro de Dilma, alardearia assim: "Até o candidato da oposição afirma que Lula é o melhor Presidente da História. E que, se Lula indica Dilma, é porque ela é boa mesmo!

Bene disse...

Quanta perda de tempo do STJ. Por acaso alguém acha que os atuais "donos" irão perder a ação. Estão querendo rir na minha cara né?

Morais disse...

Os tucanos já estão preparando o enterro do Serra, pois já estão conformados com a derrota do mesmo.
Os aliados dele não querem nem saber que ele é candidato, estão com medo de perderem votos junto ao eleitorado.
A Dilma tem uma boa equipe, e tem o apoio do LULA e do povo e isto é suficiente para ela ganhar a eleição.

Fátima disse...

É uma pena não ter o Horário político aos domingos. O único dia em que, quase toda a família está de folga, reunida em frente á TV. O PT poderia angariar mais votos, principalmente para o MErcadante, que está muitomal nas pesquisas.

Eason Nascimento disse...

Acredito que Dilma ainda vai crescer nas pesquisas. Existe espaço pra isso. Os possíveis eleitores de Serra, vão mudar o voto, como já ocorreu com o candidato Alckmin em 2006. Vamos continuar trabalhando.
http://easonfn.wordpress.com

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração