Pages

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Os números para o primeiro turno

Eleição não é número, como se sabe. Mas os números contam, num país onde 190 milhões de pessoas vão escolher o presidente pelo voto direto.

O DataFolha de hoje tem uma boa notícia para José Serra. Ele voltou a crescer e se encontra em empate técnico com Dilma — a vantagem é de 1 ponto, contra uma margem de erro de dois pontos.

Mas há um número na pesquisa que abre a possibilidade de Dilma vencer no primeiro turno.

O DataFolha apurou que 5% do eleitorado não sabe que Lula não é candidato e se dispõe a votar nele. Outros 4% ainda se dispõem a votar naquele concorrente que Lula indicar. E 1% dos eleitores votarão no “candidato do PT.”

Vamos combinar que Dilma é a candidata natural a receber estes votos. Se ela mantiver os 37% que possui hoje e embolsar esses votos que estão entre Lula e o PT, ficará com 47% da votação — e ganhará a eleição no primeiro turno.

Como? Não é preciso fazer 50% mais 1 dos votos para vencer na primeira fase?

Sim. Mas é preciso entender estes números. Na prática, um pouco mais de 10% dos eleitores não comparecem às urnas ou, quando o fazem, deixam o voto em branco e até anulam. A disputa real ocorre numa massa que envolve entre 88% e 90% dos votos disponíveis.
É por essa razão que Lula fala em vitória no primeiro turno.

Eleição não é matemática nem se ganha com tamanha antecedência. A campanha na TV é um momento especial para a construção e/ou destruição de candidaturas. Mas os números do DataFolha dão base a essa hipótese. Do Paulo Leite - Época

1 Comentários:

Morais disse...

O datafraude não engana ninguém com esta pesquisa, se está indicando empate entre as duas candidaturas para conseguir arrecadar dinheiro para o Serra, está enganada pois os doadores não são bobos e estão de olho no que esta acontecendo e, portanto não vão cair numa maracutaia desta.
Pesquisas internas do PT indicam outra coisa e pesquisa feita em Minas pelo Psdb nem foi divulgada de tão ruim que deve ter sido para o Serra.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração