Pages

sábado, 10 de julho de 2010

José Serra, no Ceará, desmente José Serra, no Espírito Santo

A quem José Serra (PSDB/SP) está enganando, na divisão dos royalties do petróleo? Os capixabas? Os cearenses? Ou os dois?

Conforme o estado que Serra visita, ele faz demagogia e inverte a promessa que faz, conforme o "gosto do freguês". Mesmo que a promessa de hoje desminta a promessa de ontem.

Foi o que aconteceu com a divisão de Royalties do petróleo.

Na visita ao Espírito Santo, Serra disse "essa ameaça permanente de tirar recursos do Espírito Santo, que é uma região produtora de petróleo, não vai acontecer" - para tentar agradar aos capixabas.

Hoje, em visita ao Ceará, disse que foi mal interpretado sobre as declarações feitas ontem, em Vitória (ES): "Não critiquei a distribuição dos royalties. O que saiu foi distorcido. O que eu disse é que os royalties do petróleo devem beneficiar o conjunto do Brasil" - para tentar agradar os cearenses. (Com informações do Último Segundo)

Serra "saqueou" o ICMS sobre o petróleo do Espírito Santo e Rio de Janeiro, na Constituinte

Serra falou no assunto no Espírito Santo, porque na Constituinte, o então deputado José Serra (PSDB/SP) foi o relator do sistema tributário e praticamente saqueou o ICMS do Petróleo do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Os royalties foram uma espécie de prêmio de consolação por este saque. Relembre essa história completa na nota "Carrasco do Espírito Santo na constituinte, José Serra visita os demo-tucanos capixabas".


Modelo de partilha de Dilma e Lula, trará muito mais dinheiro a todos os estados do Brasil, do que os royalties.

Se o modelo neoliberal e de lesa-pátria demo-tucano de concessão criado por FHC, continuasse vigorando no pré-sal, o povo brasileiro (de todos os estados) perderia pelo menos 30% de sua fortuna, segundo estimativas. O modelo de partilha, proposto por Dilma e Lula, resgatará essa fortuna para o fundo social, financiando a educação, ciência e tecnologia, meio-ambiente, combate à pobreza, em todos os estados brasileiros.

Essa é a fatia do leão na riqueza do pré-sal. Os royalties, apesar de importantes também, envolve valores muito menores do que os ganhos com a partilha, que os demo-tucanos são contra.

Biruta de Aeroporto

É por causa de cada hora e cada lugar José Serra falar uma coisa diferente, que Dilma Rousseff já o chamou de "biruta de aeroporto", aquele sinalizador de aeroporto que muda conforme a direção do vento.

1 Comentários:

Leonardo Afonso disse...

Olá!

Esta é uma correspondência trocada com Noam Chomsky, em que ele fala do potencial brasileiros, cita avanços recentes e quase declara apoio a Dilma...

http://leosfera.blogspot.com/2010/07/chomsky-o-potencial-do-brasil-traduzido.html

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração