Pages

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Carrasco do Espírito Santo na constituinte, José Serra visita os demo-tucanos capixabas

O carrasco do estado do Espírito Santo, na Constituinte, foi José Serra (PSDB/SP). Nesta segunda-feira, ele estará visitando os demo-tucanos capixabas, e fazendo sua ofensiva midiática no estado.

Mas o que poucos capixabas sabem é que o então deputado José Serra (PSDB/SP) foi o relator da comissão que reformulou o sistema tributário durante a constituinte de 1988, e praticamente saqueou, do Espírito Santo, o ICMS do Petróleo.

Todas as mercadorias produzidas no Brasil pagam ICMS no estado onde são produzidas, mas Serra mexeu seus pauzinhos durante a constituinte, para tratar dois produtos diferentes de todos os outros: petróleo e eletricidade.

O Petróleo extraído no Espírito Santo, não gera um centavo de ICMS para os capixabas. Boa parte dele é levado para ser consumido em São Paulo, e é só lá que o ICMS é recolhido aos cofres do governo paulista.

Como prêmio de consolação, por ter seu ICMS saqueado, os estados produtores de petróleo passaram a ter direito a uma parcela maior dos royalties. Mas o valor destes royalties sempre foram inferiores ao que os estados receberiam se recolhessem o ICMS, e que foi para as mãos do governo paulista.

Serra operou na constituinte atendendo ao lobby da FIESP, do poder econômico e político paulista. São Paulo é o maior consumidor de eletricidade e petróleo produzidos em outros estados. Por isso, Serra operou para criar regras onde São Paulo sempre ganha e os demais estados sempre perdem.

Para produtos que São Paulo exporta, a cobrança do imposto é na origem, ou seja, para os cofres do governo paulista.

Para produtos que São Paulo importa muito, o petróleo e eletricidade, a cobrança é no destino, onde é consumido, ou seja, vai também para os cofres paulistas, em vez de ficar com os estados produtores.

A corda arrebentou do lado mais fraco diante do poder de pressão paulista na constituinte. Perderam o Espírito Santo e o Rio de Janeiro.

O Paraná também foi vítima do carrasco José Serra, pois o IMCS sobre a energia de ITAIPU consumida em São Paulo, só recolhe ICMS para os cofres do governo Paulista.

3 Comentários:

Morais disse...

Ô meus irmãos capixabas vamos acordar ai e votar na Dilma, pois o Serra já sacaneou vocês uma vez, não deixem ele sacanear de novo.

Ary disse...

E a Dilma é que é terrorista?

X-MAN disse...

Na entrevista da cbn o herodoto, ess já foi bom, lá pelas tantas diz: "estamos entrevistando o nosso candidato", ato falho logico, a cbn é uma emissora isenta.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração