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quarta-feira, 28 de julho de 2010

Até os amigos desprezam José Serra

Candidato à Presidência da República, José Serra (PSDB) encontra dificuldades para disseminar sua imagem em palanques aliados. Levantamento feito pelo jornal Correio Braziliense mostra que o material de campanha usado até agora pelos aspirantes aos governos estaduais não prioriza o tucano José Serra. Em ao menos 12 estados, o nome/a foto do tucano não é destaque nos santinhos, nas faixas ou nos banners.

A estratégia de campanha casada parece não ter convencido alguns candidatos. Em Alagoas, o governador Teotônio Vilela (PSDB), que tenta à reeleição, tem se esforçado para mostrar intimidade com o Presidente Lula e sua candidata, Dilma Rousseff (PT).

No Espírito Santo, todas as imagens de campanha de Luiz Paulo reforçam apenas sua candidatura. O jingle, inclusive, abusa do nome Luiz. “Esse é o homem. Esse sabe fazer. Luiz, Luiz, Luiz…Deixa com ele que ele faz acontecer.”

O tucano foi “preterido” até em palanques fortes, como o Paraná. A campanha de Beto Richa (PSDB-PR) deixa no site apenas material do candidato ao governo. Segundo a assessoria de Richa, o material casado “está sendo providenciado.” Serra estampa, ao lado de Geraldo Alckmin, a imagem do comitê central, no Edifício Joelma, em São Paulo. Mas, na internet, sua candidatura ocupa um canto da página, ao lado dos candidatos ao Senado Aloysio Nunes e Orestes Quércia. O material de campanha, no site, privilegia imagens de Geraldo e de seu vice.

No Rio Grande do Sul, a candidata à reeleição Yeda Crusius não ostenta fotos de Serra no comitê central. O mesmo ocorre no segundo maior colégio eleitoral, Minas Gerais. Apenas Antônio Anastasia, candidato ao governo, e Aécio Neves, ao Senado, estão na imagem do QG tucano em Belo Horizonte. O nome do ex-governador de São Paulo aparece — pequeno — em um santinho de Itamar Franco, candidato ao Senado. O mesmo ocorre no Acre. “No santinho, só tem o governador. O do Serra é um adesivo com o 45”, diz a assessoria de Tião Bocalom, candidato ao governo.

Os tucanos contam com Simão Jatene na disputa pelo governo do Pará contra a atual governadora Ana Júlia Carepa (PT). Entretanto, o material do candidato tucano não reforça a candidatura nacional. Até agora só o nome de Jatene ganhou as ruas. Ontem, Serra fez a primeira visita à região Norte desde o início da campanha. Passou o dia em Palmas (TO). Adesivos e fotos ao lado de Siqueira Campos, candidato ao governo, foram distribuídos.

A caminhada foi reforçada por um grupo de apoiadores cuja presença nas mobilizações custou R$ 510,a cada da campanha de Siqueira Campos, segundo afirmou uma contratada: Nós votamos no Siqueira Campos. Mas eles nos contratam para acompanhar o candidato nos eventos, para levar esse material para a rua.

O desafio do PSDB é conquistar votos no Nordeste. Além de driblar os altos índices de popularidade do presidente Lula, o partido precisa convencer aliados, incluindo prefeitos e parlamentares, a mergulharem na campanha. A tarefa não é simples. No material de Marcos Cals, que concorre ao Palácio Iracema, no Ceará, a estrela é o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

O site de Paulo Souto, candidato ao governo da Bahia, também apresenta de forma tímida o tucano. Traz apenas um banner com a foto de Serra no pé da página.

No Maranhão, Jackson Lago (PDT)diz que aguarda orientação jurídica, pois seu partido está coligado nacionalmente com a campanha de Dilma. No Mato Grosso do Sul, André Puccineli (PMDB) deve deixar o tucano de fora da propaganda.


A estrela principal é o Presidente Lula

Os candidatos aliados de Lula na eleição de outubro adotaram a mesma estratégia da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff: colar a imagem à do Presidente. No material de campanha dos concorrentes ao Senado e ao governo, Dilma até aparece, mas a imagem explorada intensamente é a do Presidente Lula. Seja gravando mensagem de apoio ou apostando no santinho, todos querem tirar uma lasquinha.

Mesmo fora da disputa, Lula é anunciado como se fosse concorrente. A candidata ao Senado pelo Paraná Gleisi Hoffmann (PT) aproveitou visita ao Ceasa, ontem, em Curitiba, para gravar cenas de seu programa de televisão e propagandear: “Daqui a pouco visitaremos o comércio e convidaremos para o comício do Lula”.

O comício ocorre só no sábado, mas ela está se preparando antecipadamente, de olho em como ficará a edição de seu programa de televisão. Na tentativa de chegar ao governo do estado, Osmar Dias (PDT) repete o movimento. Apresenta em sua página de internet o mesmo comício, enaltecendo apenas a presença de Lula.

Postulante à cadeira de governador do Amazonas, Alfredo Nascimento (PR) se antecipou e colocou em seu canal de vídeos na internet duas versões da mensagem de apoio que Lula gravou. A primeira é o material bruto, de três minutos e meio. A segunda, de um minuto e 40 segundos, já editada, anuncia: “Veja por que Lula apoia Alfredo Nascimento”.

Essa voracidade é bem visível entre os candidatos do Norte e do Nordeste. Ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB) usa e abusa das imagens ao lado de Dilma. A dificuldade do peemedebista em se aproveitar da fotografia com Lula deve-se à disputa com o governador Jaques Wagner (PT), candidato à reeleição. Wagner faz questão de exibir Lula na abertura do site.

Duplicidade
Nos locais em que há palanques duplos para a petista, a disputa fica acirrada. Candidatos ao governo do Piauí, João Vicente Claudino (PTB) e Wilson Martins (PSB) promoveram panfletos semelhantes em que aparecem ao lado de Lula e Dilma. Pela internet, Cid Gomes (PSB) e Lúcio Alcântara (PR) reproduzem a tática em busca de um naco considerável do eleitorado: colocaram no topo da página fotos ao lado de Lula e de Dilma. No Maranhão, a candidata do PMDB, Roseana Sarney, editou o clipe com o jingle da campanha exibindo logo na entrada o Presidente Lula e Dilma.

O fenômeno se repete nas ruas. Em recente caminhada por Uberlândia, muitas faixas exibindo Dilma ao lado dos candidatos locais, Hélio Costa (PMDB) ao governo, e Fernando Pimentel (PT) ao Senado. No Rio, o candidato a senador Jorge Picciani (PMDB) distribuiu santinhos separados com Dilma, Lula, o governador Sérgio Cabral e o prefeito da capital, Eduardo Paes (PMDB).

Candidato a governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT) tem participado de diversas agendas de campanha ao lado da ex-ministra. O site de campanha do petista, contudo, não faz referência à candidata. O mesmo ocorre nas páginas de internet de Aloizio Mercadante, concorrente ao governo de São Paulo, e de Marta Suplicy, postulante ao Senado. Onde não tiver, mandaremos”

12 Comentários:

josé lopes disse...

É por isso aqui vejam:

Dados do IPEA
O que a mídia não divulga.
Para que o país continue avançando é necessário votar na Dilma.

"Entre 1995 e 2008, 12,8 milhões de pessoas saíram da condição de pobreza absoluta (rendimento médio domiciliar per capita de até meio salário mínimo mensal), permitindo que a taxa nacional dessa categoria de pobreza caísse 33,6%, passando de 43,4% para 28,8%.

No caso da taxa de pobreza extrema (rendimento médio domiciliar per
capita de até um quarto de salário mínimo mensal), observa-se um contingente de 13,1 milhões de brasileiros a superar essa condição, o que possibilitou reduzir em 49,8% a taxa nacional dessa categoria de pobreza, de 20,9%, em 1995, para 10,5%, em 2008".
Atenção.

O período de 2003 a 2008 é destacado por ter sido, estatisticamente, o que registrou a mais intensa redução da pobreza absoluta e extrema na avaliação quantitativa da queda no comportamento das taxas de pobreza durante o período recente de estabilidade monetária.

De passagem disse...

Pesquisa no Amazonas

Dilma- 58%. Serra-16%. Marina-15%

Pesquisa no Maranhão

Dilma-56%. Serra-28%

http://uolpolitica.blog.uol.com.br/arch2010-07-25_2010-07-31.html#2010_07-28_11_21_29-147893372-0

Jorge disse...

Indio-na-Costa de Serra

bLOgDoRiLdO disse...

Ah pessoal!...
Estava indo por uma estrada quando avistei uma placa de um candidato do psdb. Percebi a ausência do nome do candidato que surrupiou a autoria da Lei do FAT e parei o carro e voltei. Queria poder fotografar a placa para mostra-la na internet. O nome do governador que alagou o Jardim Romano em São Paulo estava lá, mas num tamanho tão minúsculo que é preciso estar perto 1 ou 2 metros para perceber - e tem que garimpar, como no jogo "onde está Wally?".

Spok da Silva disse...

Nada mais significativo do que o Comitê Central de Serra estar localizado no edifício Joelma, palco de uma tragédia que estarreceu São Paulo. Agora, a tragédia é a própria natimorta candidatura de Serra. Abandonada por correligionários, sem discursos, cingindo-se meramente à emissão de ataques, a candidatura segue rumo ao abismo, uma derrota acachapante ainda no primeiro turno.Nada pode ser tão ruim que não seja merecido e justo para os demo-tucanos, esses apátridas entreguistas.

Airton disse...

O sujeito se filia ao PSDB ou a algum outro partido de direita, não por opção ideológica, mas apenas por conveniência. Mas, apoiar uma causa perdida, isto é outra história !

Anônimo disse...

Para assistir....Dilma ao vivo na SBPC ...........



http://tribunadonorte.com.br/

Yacov disse...

POsar para fotos aolado do VAmpirão depões contra. Os caras são reaças mas não são bestas, né?!?

"O BRASIL DE VERDADE não passa na glOBO - O que passa na glOBo è um braZil para TOLOS"

Luiz de Poa disse...

Politico é pragmático e necessariamente tem que ser esperto. Lula é o cara, Lula dá voto, o que Luiz Inácio toca funciona, então porque trocar o certo pelo duvidoso. Eu faria igual: um tucaninho escondido na lapela e imagens minhas com o amigo "Lula" inaugurando obras! Alguma duvida?

Marlene disse...

Odeio esses oportunistas melequentos...passaram 8 anos achincalhando nosso Presidente, desrespeitando os eleitores dele, humilharam Lula o que puderam...e agora querem pegar CARONA na popularidade dele...que nojo!!

São tão cretinos que cumprimentam as pessoas usando o chapéu alheio.

Torço para que o povo perceba o engodo e NÃO VOTE nesses canalhas oportunistas!

Reg disse...

É por isto que deve ser enfatizada a associação Dilma 13 e não Dilma2010, porque não sabemos até agora se colocarão outro número para ela a fim de confundir o eleitor desavisado.
Tudo tem um sentido quando se trata de trapaceiros.

Morais disse...

O Serra está desesperado porque ninguém quer fazer campanha para ele e, ele não tem tipo de candidato que vai para a rua fazer campanha, porque ele não gosta de pobre.
A candidatura Serra está afundando antes do lançamento da propaganda eleitoral gratuita e, quando o LULA disser que ele é o anti-LULA, "BYE-BYE Serra".

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