Pages

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Apesar da denúncia de charlatanismo, Serra desafia a justiça e declara ao TSE ser 'economista'


Imaginava-se que depois da polêmica, onde José Serra (PSDB) nunca apresentou ao distinto público um diploma de graduação em economia, ele não registrasse mais sua candidatura no TSE como "economista" em 2010, como fazia nos anos anteriores.

Mas registrou, desafiando a justiça e a ética dos Conselhos de Economia.

Quando ele era governador, na biografia, havia recuado, não se apresentando como "economista". Dizia apenas que formou-se como mestre "nessa disciplina" (Economia), sem detalhar nenhuma graduação como Bacharel em Ciências Econômicas.


A designação profissional ECONOMISTA é privativa dos bacharéis em Ciências Econômicas. Sem esse diploma, não pode usar. É como alguém apresentar-se como Médico sem ter diploma de medicina.


A Justiça Eleitoral deve exigir do demo-tucano que comprove com documentação do CORECON-SP sua situação regular como "ECONOMISTA", ou a mudança da profissão no registro da candidatura, ou sua candidatura ficará irregular, por apresentar informações falsas.


Charlatanismo dá até 3 meses de prisão

Segundo o jornalista Sitônio Pinto, do jornal A União (PB), em artigo publicado em 25 de março de 2010:

O Conselho Federal de Economia nunca se manifestou sobre o pedido de interpelação judicial e o conseqüente enquadramento do candidato José Serra no Art. 47 do Dec. Lei. 3.688/41, feito pelo Conselho Regional de Economia da Paraíba e endossado pelos Conselhos Regionais do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Piauí, Alagoas, Maranhão, Rondônia e Tocantins, e por dois membros do Conselho Federal de Economia.

O pedido teve por motivo o uso indevido da qualificação de economista pelo candidato Serra, que não tem bacharelado em economia nem é registrado em qualquer Conselho Regional de nenhum estado brasileiro. O procedimento do candidato caracteriza falsidade ideológica e charlatanismo, em prejuízo dos que exercem legalmente a profissão.

O Corecon-PB fez a sua parte, denunciando a irregularidade e pedindo providências à entidade competente, - no caso o Conselho Federal de Economia, parte legítima para uma iniciativa jurídica, pois congrega todos os Corecons do Brasil, onde, hipoteticamente, Serra deveria estar inscrito como economista.



O CloacaNews também já advertiu que:

O Decreto-Lei 3.688, de 3 de outubro de 1941, em vigor, trata das Contravenções Penais. Seu artigo 47, no Capítulo VI, trata do exercício ilegal de profissão ou atividade:

“Exercer profissão ou atividade econômica ou anunciar que a exerce, sem preencher as condições a que por lei está subordinado o seu exercício:
Pena - prisão simples, de 15 (quinze) dias a 3 (três) meses, ou multa”.


O "Conversa Afiada" reproduziu troca de e-mails entre seu editor, Alberto Ramos, e Marcia Godoy, do Corecon-SP (Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo):

Prezado Sr. Alberto Ramos.

Não consta neste CORECON/SP registro em nome do Sr. José Serra e/ou Sr. José Serra Chirico.
Agradecemos pelo contato e permanecemos à disposição. Atenciosamente,
___
Marcia Gomes Godoy Sá
Depto. Registro

10 Comentários:

Lucia disse...

Qual o poblema? Meu vizinho era encanador na Itália e aqui dizia que era engenheiro, perdeu o diploma na viagem, uai.
Caduma, que implicância com o coitadinho!

joaquim de carvalho disse...

Realmente, essa mania de dizer que tem curso superior virou moda.
O tucano Marconi Perillo diz que depois de ter ido para o Senado, se formou em Direito assistindo aulas aos Domingos e 2ª-feiras.

Morais disse...

É um absurdo tudo isto acontecendo com o Serra, ele cometendo crime e o Corecon não toma nenhuma providência, mas de alguém que tem o registro deixar de pagar a taxa com certeza será cobrado até na justiça.
Os economistas têm de protestar contra este absurdo.

Ailton Cena disse...

Como Serra provou em vídeo postado no youtube, que não sabe fazer uma simples operação de divisão, acho que deveria ser exigido primeiro o seu certificado de conclusão do ensino fundamental. Né não?

josé lopes disse...

Não seria também crime de falsidade ideológica? Tem mais coisa aí.

waldir ferreira disse...

DEVE SER: " conomista"

Mariá disse...

Que coisa feia!!!!Se fosse a Dilma o PIG já estaria noticiando nas primeiras páginas!!

josé lopes disse...

Eu sempre que tiro uma foto para documento eu fico sério. O Serra sorri como se dissesse: - vem, você não sabe o que está te esperando:
Muito pau em grevista, privataria, volta da inflação, desemprego tudo por uma "causa muito justa" servir aos abastados e poderosos. A gente não vai deixar que isso aconteça.

bLOgDoRiLdO disse...

Eu vou fazer um esforço nada racional para tentar explicar o inexplicável. Mas... Quem sabe?

Eu também sou economista. Não. Não tenho graduação em ciências econômicas. Aliás, se tudo der certo, graças ao PROUNI, devo colar grau em Pedagogia no final deste ano, mas posso me considerar economista.

Sim, já que ganho um salário que me priva de algumas coisas, então tenho que planejar minhas despesas de acordo com o que ganho. Isso é o básico da economia não é? Eu tô falando besteira? Pois bem. Vou a dois supermercados para fazer uma compra para abastecer minha casa. Vou primeiro em um, anoto os preços e corro para o outro mercado. Lá, aquilo que já está mais barato eu já vou colocando no carrinho, mas o que tem preço igual ou superior ao do primeiro mercado, deixo para comprar lá. Isso também é um princípio da economia não é? Produtos de qualidade, ainda que similares, com preço mais barato, é o que devemos abastecer a dispensa certo?

Muito bem. Posso pedir meu registro de economista também?

Anônimo disse...

charlatanismo, dizer que mente quando diz que é economista é algo muito sério. O povo brasileiro EXIGE o esclarecimento desse importantissimos fatos, sob o risco de passar por otário nessa campanha.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração