Pages

segunda-feira, 26 de abril de 2010

No PIG, pobre só é notícia quando é soterrado

O jornal popular "O Dia" do Rio de Janeiro, traz a notícia abaixo:
Já no jornal das Organizações Globo, pobre só é notícia quanto é soterrado. É o pedaço de terra que lhe cabe no latifúndio, como no poema "Morte e vida Severina", de João Cabral de Mello Neto:

"Esta cova em que estás, com palmos medida
É a conta menor que tiraste em vida

É de bom tamanho, nem largo, nem fundo
É a parte que te cabe deste latifúndio."

O PIG (Partido da imprensa Golpista) diz que notícia boa não é notícia. Porém, só aplicam isso para o pobre. Para o rico, notícia boa como a subida da Bolsa de Valores, é notícia.

O acesso à casa própria, para quem precisa, é notícia mais importante do que o rico ficar mais rico com a subida da bolsa.

Noticiar programas de acesso à casa própria, desperta em quem perdeu sua casa ou vive em área de risco, e ainda não está sabendo, a reclamarem para si também acesso a esses programas.

Por essas e por outras é que quem divide o Brasil é a imprensa demo-tucana, quando pratica a exclusão social de seu noticiário.

Segue a notícia do jornal "O Dia":

"Dois mil imóveis já estão sendo avaliados pela Caixa Econômica Federal e pela Prefeitura de Niterói para atender as vítimas das enchentes e dos deslizamentos do início do mês. Hoje, o governador do Rio, Sérgio Cabral, se reúne com os oficiais superiores do Comando Militar do Leste para compra de três terrenos do Exército, sendo dois em Niterói e um no Rio. Além disso, serão liberados R$ 30 milhões mensais para custear o aluguel social das vítimas...
... As moradias avaliadas em R$ 50 mil foram doadas para as vítimas e o Governo do Estado vai bancar as prestações. Essas unidades eram do PAR (Programa de Arrendamento Residencial) e foram transferidas para o ‘Minha Casa, Minha Vida’, por meio da Portaria 153, do Ministério das Cidades...

... O secretário municipal de Habitação de Niterói, Marcos Linhares, informou que está sendo analisado pela Caixa Econômica Federal um método alternativo, que permite erguer 120 apartamentos em 120 dias. “Estamos verificando com a nossa equipe técnica a qualidade do sistema. Tem que ser seguro”, explica o superintendente regional da Caixa, Raimundo Macedo. " - Leia a notícia inteira aqui.

2 Comentários:

Unknown disse...

Desculpe a correção,mas o poema é de Ariano Suassuna.

Zé Augusto disse...

Lucia,
EU conferi, "Morte e vida Severina" é do João Cabral de Mello Neto.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração