Pages

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Institutos reagem a ataques: “Questionável é a linha editorial da Folha”


Textos publicados nas últimas semanas pelo jornal Folha de São Paulo, com o aparente objetivo de desacreditar os resultados das pesquisas eleitorais dos concorrentes do Datafolha e valorizar os apurados pelo instituto do Grupo Folha, produziram uma crise entre as quatro maiores empresas de pesquisa do país.

E despertaram, terça-feira e ontem, vigorosa reação dos presidentes do Vox Populi e do Sensus apoiada por integrantes do conselho de ética da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa (ABEP). Na terça-feira, o Vox Populi e o Sensus protestaram durante reunião da ABEP. Ontem, o diretor-presidente do Vox Populi, Francisco Meira, repetiu seu protesto aBrasília Confidencial.

“As discussões (sobre os resultados das pesquisas) deveriam manter um nível técnico, sobre as diferenças metodológicas. Infelizmente, a Folha optou por uma abordagem tendenciosa e sem argumentos consistentes. Questionável é a linha editorial da Folha de São Paulo”, atacou Francisco Meira. E continuou:

“A diferença entre nós é a existência de um grande veículo de comunicação que se dispõe, talvez por solidariedade aos colegas do departamento de pesquisa, a praticar um jornalismo de má qualidade, atacando sistematicamente empresas que divulgam resultados diferentes dos que lhe interessam”.

INVERSÕES NO DATAFOLHA

A origem da crise está no comportamento que a Folha de São Paulo passou a adotar logo depois que publicou pesquisa do Datafolha em que, diferentemente de todas as pesquisas de intenção de voto divulgadas neste ano, os resultados apontaram o crescimento do pré-candidato do PSDB, José Serra, e estagnação da pré-candidata do PT, Dilma Rousseff.

Ao contrário também de uma tendência que o próprio Datafolha identificara um mês antes, de crescimento de Dilma e queda ou estagnação de Serra, os resultados publicados pelo instituto em 27 de março, duas semanas antes do lançamento da pré-candidatura tucana, apontaram outro cenário.

Embora o Vox Populi e o Sensus não tenham levantado suspeita sobre esses resultados apurados pelo Datafolha e exibidos pela Folha, o jornal começou a questionar o trabalho dos concorrentes, cujos resultados, em resumo, não favoreceram a candidatura tucana (veja no quadro). Eles apontaram, no fim de março e no início de abril, a continuidade do crescimento da candidatura petista e empate entre Serra e Dilma.

“FORA DE CONTEXTO”

A Folha de São Paulo publicou notas insinuando que a ordem das perguntas utilizada pelo Vox Populi poderia interferir no resultado das pesquisas.

“A Renata Loprete, a Mônica Bergamo e o Fernando Rodrigues receberam uma nota de esclarecimento. Demoraram cinco dias para publicar nossa posição. Quando o fizeram, foi fora de contexto, passando ao leitor a impressão de que nossa resposta se referia a outras acusações”, afirmou terça-feira e reafirmou ontem o diretor-presidente do Vox Populi.

Poucos dias antes da divulgação da mais recente pesquisa do instituto Sensus, que mostra diferença inferior a meio ponto percentual entre Serra e Dilma, a Folha de São Paulo se voltou contra o outro concorrente do Datafolha. O jornal tentou desqualificar o trabalho do Sensus, antes mesmo de que os resultados fossem divulgados, explorando uma troca no nome do contratante da pesquisa.

“A Folha pinçou esse fato e transformou em uma matéria de primeira página que não diz absolutamente nada”, reclamou Ricardo Guedes, diretor do Sensus, na reunião com o conselho de ética da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa

O presidente da ABEP, Waldir Pile, que intermediou o debate entre os presidentes dos institutos, disse que a associação não impõe normas de conduta aos filiados. Mas frisou que, certamente, a melhor forma para discutir eventuais discordâncias de metodologia “não é através de notas na imprensa”.Brasilia Confidencial

AS DIFERENÇAS INCÕMODAS

Instituto Datafolha (25/26 de março) >> Candidatos Serra 36% x Dilma 27%
Vox Populi (30/31 de março) >> Serra 34% x Dilma 31%
Sensus (5 a 9 de abril) >> Serra 32,7% x Dilma 32,4%

5 Comentários:

Anônimo disse...

Olá Helena,

As vezes pesquiso algumas fotos especiais e não encontro. É necessário recuperá-las. Até na net parece que tomaram chá de sumisso.

Vê se você arranja uma foto bem "bunitinha" de Serra com Cacciola e FHC. É tudo que queremos ;))

Abs.

Dulce.

alex disse...

OLHEM A SOVA QUE O FHC TOMOU NA BBC

Jornalista da BBC pressiona e Fernando Henrique Cardoso engasga, guagueja ...

Vejam a saia justa do FHC ao falar no Geraldo Brindeiro, "o engavetador de CPIs"...

O cara teve mais de 600 processos criminais contra funcionários do governo e arquivou tudo

O jornalista da BBC jogou uma pá de cal no ex-Presidente e para sempre. Fim da linha para o governo Tucano que agora se diz nunca ter sido neoliberal

Pena que não temos jornalismo assim no Brasil.

Pessoal: pare uns minutinhos. E se possivel repasse

http://www.youtube.com/watch?v=yxvPBL_4Cww&NR=1

Anônimo disse...

Sabe o que é isso Helena, é que a "Elite Cheirosa" "Pó Demais".

dil disse...

Mas como mente esse jornal...tá pior que "O Globo" aqui no Rio.

Anônimo disse...

Helena, a exemplo do pedido de Dulce, eu tambem preciso de uma foto, que não salvei, do Serra num jardim de infância de SP, ASSUSTANDO uma criança.
Por favor, veja se consegue recuperá-la.
Obrigada, Neuza-RS
Vovó Neuzinha.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração