Pages

sábado, 17 de abril de 2010

A Folha de José Serra precisa abrir a caixa-preta do Datafolha

No registro da pesquisa do Datafolha no TSE, no plano amostral diz:

"Área física: Serão realizadas entrevistas em 145 municípios, localizados nas seguintes unidades da federação: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Alagoas, Sergipe, Ceará, Distrito Federal, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Goiás, Tocantins, Pará, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Amapá e Rondônia. A relação completa dos municípios e bairros pesquisados será encaminhada a esse tribunal posteriormente, após a publicação dos resultados."



Assim até eu consigo fazer uma pesquisa para colocar o demo-tucano José Serra com os 38% que o Datafolha atribui a ele.

Imagine que eu pesquise duas cidades do mesmo porte, uma na baixada fluminense, outra no interior paulista. Imagine que inclua entre os 145 municípios, só a do interior paulista e descarte a da baixada fluminense (inventando uma justificativa, como por exemplo, "erros" na aplicação da metodologia pelos entrevistadores). Use esse resultado como amostra para todas as cidades de mesmo porte na região sudeste. É claro que, fazendo isso, os números de Serra sobem igual a um balão e, depois de feita, não há auditoria que possa provar que os números foram forjados.

Mandar a relação completa dos municípios e bairros pesquisados POSTERIORMENTE à publicação dos resultados, permite que qualquer um chegue ao resultado que quiser, bastando escolher os dados que quer descartar e os que quer aproveitar.

Até vá lá que a relação de municípios não deva ser divulgada antes da pesquisa ir a campo, para evitar que partidos tentem influir nos resultados se souberem onde a pesquisa será feita. Mas é imperativo que a relação seja entregue em envelope lacrado ao TSE antes da pesquisa ir a campo, para reduzir (ainda que não elimine) a possibilidade de manipulação, permitindo que institutos descartem uma parte dos resultados "indesejáveis".

De qualquer forma o Datafolha está devendo abrir sua caixa-preta e revelar quais são esses 145 municípios e bairros pesquisados.

Leia também a nota: "Auditar o Datafolha é armadilha contra Dilma"

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração