Pages

sábado, 17 de abril de 2010

DataSerra precisa de transparência. Auditoria depois da seleção dos questionários, nunca pegará uma manipulação.

Na nota abaixo abordamos que auditar o Datafolha é armadilha contra Dilma, mas o PT não deve ficar com os braços cruzados. Deve exigir mais transparência.

Há muito tempo noto que todos os institutos divulgam os números por região (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste), mas ficam numa zona de conforto, para não terem seus números confrontados, ao não divulgarem os resultados por estados.

Existem dezenas de pesquisas regionais, feitas nos estados, tanto por institutos regionais como nacionais, que poderiam validar ou divergir das pesquisas nacionais.

Se Datafolha, Ibope e os outros institutos disponibilizassem os resultados por estado ficariam numa "saia justa" para manipular.

Além disso é extremamente relevante as diferenças entre o eleitorado de São Paulo, do Rio de Janeiro, e de Minas, três grandes colégios eleitorais, que votam diferente em quase todas as últimas eleições. Mostrar a média do Sudeste esconde mais informação do que mostra.

Os institutos também deveriam confiar no seu taco e disponibilizar a tabulação dos resultados nos municípios e bairros pesquisados.

Por fim, deveria ser regra fazer o que o Sensus fez: disponibilizar acesso à íntegra da pesquisa a todos os partidos que queiram, independente de acionar o TSE.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração