Nesta sexta-feira (05/02), às 15h, o presidente Lula participa da cerimônia de inauguração do Centro Nacional em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), em Porto Alegre (RS).
O Ceitec tem como objetivo a realização de projetos e a fabricação e o desenvolvimento de circuitos integrados (chips). O governo federal investiu no empreendimento cerca de R$ 450 milhões.
O Ceitec, única empresa comercial no Brasil e na América Latina a realizar o processamento e a fundição de lâminas de silício visando à produção de chips, é uma empresa pública que está sendo instalada em um complexo de 14.600 m2, localizado em uma área com cerca de 5,6 hectares. A meta é implantar um ecossistema microeletrônico, com o propósito de capacitar o País para o desenvolvimento e a produção de circuitos integrados.
A empresa possui duas unidades principais, uma unidade fabril e um centro de pesquisa e desenvolvimento. Este último foi inaugurado em 27 de março de 2009 e também funciona no complexo, em Porto Alegre. O centro de pesquisa e desenvolvimento conta com engenheiros altamente especializados que realizam projetos comerciais de circuitos integrados de grande complexidade.
A equipe já desenvolveu um chip de modulação para o sistema brasileiro de TV Digital, um chip de radiofrequência para identificação animal voltado para rastreabilidade bovina (chip do boi) e uma família de circuitos integrados em 915 MHz com ampla utilização na identificação eletrônica de bagagens, automóveis e medicamentos. Também já foi desenvolvida tecnologia para o passaporte eletrônico.
A empresa colocará no mercado produtos de ponta na área de circuitos integrados, capazes de competir nacional e internacionalmente.
Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia, a expectativa para 2010 é de que o Centro empregue 120 engenheiros, incluindo mestres, doutores, engenheiros com larga experiência na indústria de circuitos integrados e recém-formados. A fábrica também deve empregar ainda cerca de 40 profissionais com alta especialização.
-
4 Comentários:
A turma do demotucanato paulista resolveu demonizar Aécio por não topar ser vice de Serra. Como é briga deles, não devemos nos meter, mas por quê o tucanato paulista não lança a tão desejada e imbatível chapa puro sangue: Serra / FHC, ou FHC / Serra? Não dizem que FHC fez um governo assim, assado e cozido? Que Lula só faz dar sequência à obra deles... Então, bota FHC na chapa.
EM 2010 É DILMA!
Há alguns anos eu leio noticias sobre esse centro.
Fico muito feliz pelo fato de o Brasil estar entrando uma área que até então era totalmente desconhecida por aqui.
A fabricação de circuitos integrados é um grande passo a caminho da independência tecnologica e da inovação.
A Telebrás tinha um famoso centro de tecnologia mas FHC fez isso virar pó.
No momento estou de férias no Sul do Maranhão.
Por aqui o noticiário local é substituido pelo SPTV de SP, tudo nos moldes de Serra, muita publicidade do governo de SP. Canal com imagem limpa e som audível somente a Globo, seja via parabólica ou não, não sei ao certo o que ocorre por aqui, até que ponto a Embratel privatizada tem culpa nisso.
Enfim, aqui o monopólio da informação é grave.
Quando o governo federal tenta alterar a situação, isto que seria uma notícia boa, vira notícia ruim na boca da velha mídia que, saca da cartola, o velho chavão "é stalinismo!!"
Em grande parte do nordeste o que impera é o monopólio da comunicação e de uma forma mais presente do que no restante do Brasil. Mesmo para quem tem parabólica, os outros canais não funcionam direito. Parece boicote.
Qual a responsabilidade da privatizada Embratel neste esquema tucano-demo de transmitir o que interessa a Serra para todo o Brasil? A TV Diário era concorrente da Globo mas esta a familia Marinho deu um jeito de extinguir. Enfim, além da falta de TV com democracia, por aqui também há o problema da banda larga, o problema em Balsas-MA é sério, uma cidade desenvolvida mas sem banda larga.
A iniciativa privada não mostrava interesse em explorar a banda larga, o Lula disse : Então o Estado vai fazer! Diante da possibilidade do Lula fazer, disseram que tinha interesse, mas o que eles querem mesmo é IMPEDIR que o negócio se concretize.
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração