Pages

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Análise das pesquisas mostra Dilma a caminho de ultrapassar Serra

O cientista político Marcus Figueiredo, coordenador do Doxa, o laboratório de pesquisas eleitorais do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), fez um levantamento sobre as curvas eleitorais de Serra e Dilma entre fevereiro de 2008 e janeiro de 2010. Especialista em pesquisas eleitorais, ele usou uma metodologia chamada Poll of Polls (Pesquisa das Pesquisas). Trata-se da união de dados das pesquisas de vários institutos.

O gráfico mostra crescimento exponencial de Dilma. Começou com 4,5% em fevereiro de 2008 e, na média, cresce sistematicamente até uma média de 27,8% em janeiro de 2010.

A queda de Serra é lenta, porém contínua. Serra sai de um patamar de 38,2% em fevereiro de 2008, atinge a marca dos 43% no início de 2009 e começa a cair, com variações episódicas, até descer ao patamar de 33% no início deste ano.

A última pesquisa, do Instituto Sensus, mostra os dois candidatos tecnicamente empatados.

“Serra sofreu uma variação positiva até o início de 2009. A partir daí, há uma tendência constante de queda”, afirma em entrevista ao iG.

Figueiredo prevê que, em um ou dois meses, caso não haja uma inversão das duas tendências, a ministra Dilma Rousseff deve ultrapassar o governador José Serra na média das pesquisas eleitorais.

Segundo Figueiredo, o governador paulista precisará sair da “encolha” e explicitar que é candidato à sucessão de Lula “o mais rapidamente possível”. Mesmo que faça isso logo depois do carnaval, o cientista político acredita que as pesquisas de março continuarão mostrando a ascensão da ministra da Casa Civil.

4 Comentários:

Willian Goulart disse...

não há cor melhor do que o rosa para identificar o "Nazitucano"

Willian Goulart

all disse...

PAULO BERNARDO: QUEM TEM QUE ACALMAR O MERCADO É O PSDB!

Dono de língua afiada, Bernardo disse que quem precisa acalmar o mercado, agora, é o PSDB. Citou a entrevista à revista Veja do senador Sérgio Guerra (PE), presidente do PSDB, para destacar que o partido do governador José Serra – provável adversário de Dilma – “cada hora fala uma coisa”. Há um mês, Guerra observou que, se o PSDB voltar ao poder, vai “mexer na taxa de juros, no câmbio e nas metas de inflação”, além de acabar com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

TUCANÃO DE BICO LONGO

“O PSDB passou sete anos dizendo que nós havíamos mantido a política econômica do governo FHC. Agora, vem um tucanão de bico longo e fala que vai mudar as cois as. Isso exige um esclarecimento”, provocou Bernardo.

No seu diagnóstico, a plataforma de Dilma não tem nada de estatizante. “As estatais e os bancos públicos já estão fortalecidos, a Petrobrás também e a Eletrobrás vem sendo redesenhada para ser mais competitiva. Por que o mercado se assustaria? perguntou.

(trechos no Conversa Afiada

Anônimo disse...

A mídia e os tucanato já perceberam que a Dilma já ultrapassa o Serra na próxima pesquisa e com certeza é por isto que estão muito raivosos, lançando mão até do FHC vomitando bobagens contra a Dilma.
Eles não precisam se desesperar, pois todo sabia que a Dilma ia ganhar as eleições, só eles pensavam que o Serra com a força da mídia tinha poder suficiente para derrubar a Dilma, mas esqueceram que o povo está mais culto e esperto, não aceitam estes antigos formadores de opinião tentando empurrar este Zé meleca como possível presidente deste país.

C3PO disse...

Não acredito em pesquisa. Como pode tanta gente querer um Brasil desigual votando no Serra.
Quero um Brasil mais igual, DILMA 2010.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração