Pages

sábado, 30 de janeiro de 2010

Porque a pesquisa Vox Populi só foi divulgada na sexta-feira

A pesquisa Vox Popoli / TV Bandeirantes, foi registrada no TSE para poder ser divulgada na segunda-feira, e chegou a ser anunciada que seria divulgada naquele dia. Mas só foi ao ar na sexta.

Se a pesquisa fosse boa para Serra teria sido publicada na segunda, detalhada na terça, republicada na quarta, comentada na quinta e analisada na sexta, seria notícia nas revistas do fim de semana, etc...

Mas a pesquisa foi devastadora para Serra, principalmente se comparando com a pesquisa anterior de Dezembro/2009, pois em apenas 1 mês:

- A diferença entre os candidatos caiu de 22% para 7%
- Dilma tirou 15% de diferença para Serra em apenas um mês
- Dilma subiu 10% em apenas um mês
- Serra caiu 5%

Então a pesquisa foi muito ruim para Serra. Por isso ela ficou na geladeira, aguardando para ser publicada apenas na sexta-feira, quando as edições das revistas semanais já estavam fechadas, e não se fala mais nisso (lá nos canais do PIG).

A escolha de sexta-feira não é a toa. O motivo tem tudo a ver com a nota "José Serra só permite à Globo divulgar sua corrupção às sextas-feiras", que publicamos aqui em 2008.

Notícias ruins para governador tucano de São Paulo, quando torna-se impossível abafá-las, tem dia preferencial da semana para veiculação, tal qual anúncios programados.

É sempre às sextas-feiras.

O SERRAcard, com mais de uma semana de atraso, foi noticiado numa sexta-feira.

A ALSTOM também (com um mês de atraso).

Deve fazer parte do contrato entre José Serra e as TVs do PIG.

Geralmente os telejornais fazem uma matéria na sexta e, em seguida, abafa o assunto.

Muita gente na sexta-feira está mais interessada em diversão do que no noticiário sério, minimizando o impacto.

O fim de semana também cuida de esfriar o assunto. Uma notícia na segunda-feira, rende a semana inteira. As pessoas conversam no trabalho, há discursos no Congresso, pronunciamento de fulano e ciclano, etc.

Quando divulgada na sexta, até chegar a segunda-feira, já tem muito assunto novo, até mesmo os jogos de futebol no fim de semana, para esfriar o impacto.

10 Comentários:

Eli disse...

Faz todo sentido e acho que deram uma mascarada, acho que na verdade, a diferença deve ser ainda menor.

D.Pires disse...

Muitos jornais nem noticiaram.
e pior: Serra não cai e sim "oscila". risos...
esses jornais não tem pudor, jornalistas são paus mandados e quem quizer saber alguma coisa, é na internet e mesmo assim temos que escolher..

Carlos de Santana disse...

Fantastica análise!!!

Não tinha percebido ainda esta estratégia. Voces do blog agora me seduziram de vez!!! Parabens

Abraços

Malú disse...

...e o Noblat publicou só hoje, sábado. Ele é sempre o primeiro a dar as últimas barrigadas, sempre dava correndo as pesquisas quando o Serra estava "bem". Agora só publicou uma insignificante notinha por livre e espontânea pressão.

J. Carlos disse...

Faz sentido sim esta manipulação. Sabemos do que o PIC é capaz para abafar os escandalos do desgoverno do Zé Pedágio Alagão Serra e alardear ao máximo as paucas bobagens feiota por ele se é que exisate. Mas isto me lembra Garrincha quando o técnico da Seleção, salvo engano Fiolla dizia: Você entra pelo meio e ao ultapassar a linha divisoria do gramado você enfia na direta para Garrincha ela fecha e faz o gol. Quero que esta jogada se repita tantas quantas vezes for necessária. Ai entra o genio da bola, Garrincha, e diz: Você combinou isto com os adversários? Risos. O PIG está fazendo o papelão par o qual foi contratasdo resta saber se o povo aprova isto. Eu duvido e vou pagar pra vê. POVO CONTENTE DILMA PRESIDENTE.

J. Carlos disse...

Faz sentido sim esta manipulação. Sabemos do que o PIC é capaz para abafar os escândalos do desgoverno do Zé Pedágio Alagão Serra e alardear ao máximo as poucas bobagens feitas por ele se é que existe. Mas isto me lembra Garrincha quando o técnico da Seleção, salvo engano Fiolla dizia: Você entra pelo meio e ao ultrapassar a linha divisória do gramado você enfia na direta para Garrincha ela fecha e faz o gol. Quero que esta jogada se repita tantas quantas vezes for necessária. Ai entra o gênio da bola, Garrincha, e diz: Você combinou isto com os adversários? Risos. O PIG está fazendo o papelão par o qual foi contratando resta saber se o povo aprova isto. Eu duvido e vou pagar pra vê. POVO CONTENTE DILMA PRESIDENTE.

nelson@sinprodf.org.br disse...

Companheiras e companheiros, deixa essa direita esperniar, vamos fazer a nossa parte e como muita garra e convicção que estamos no caminho certo, divulgaremos pela internet, no bate papo com os amigos, vamos fazer a campanha diferente mesmo, só depende de nós no envolvimento de cada um, e trazer cada vez mais gente pra roda, como já temos a certeza do que o PIG é capaz, vamos a luta e ganhar no 1º turno é possível sim.
FAÇA COMO LULA, ESCOLHA DILMA PARA PRESIDENTE...

Sebastiao Araujo Tavora disse...

Lamento que a vagabunda imprensa brasileira haja assim; manipuladora de idéias e noticias. È por isso que dou pouca atenção a ela. Como Professor posso não ser dono de um canal de TV ou jornal impresso, mas irei combatê-los não como faz Hugo Chaves na Venezuela mas com verdade junto aos meus alunos. Hoje eles já nao exercem tanta influencia assim junto ao Povo

Anônimo disse...

Olhem que pérola, a manchete do estadão de sábado:"Serra lidera corrida presidencial, segundo Vox Populi". Governador de São Paulo obteve 34%(falar em queda, nem pensar):Dilma cresceu, mas ainda está em segundo lugar. Ou seja, Zé Alagão, é governador de SP, enquanto Dilma é só Dilma. É muita grana que esse vampirão sem escrúpulos injeta no PIG.

Carlos Ribeiro.

Anônimo disse...

Mas o povão que vota na Dilma não estão preocupados com resultados de pesquisa, prova é que a Dilma vinha sendo mostrada em segundo lugar bem atráz do Serra e, mesmo assim cresceu 10 pontos.
A Band escondeu a pesquisa enquanto pode, porém teve de mostrar que o seu candidato está em queda livre, que bom.
Também o Serra com um cabo eleitoral que é "uma vergonha" como o Boris só tem a perder votos.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração