Pages

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Ibope: avaliação positiva de Kassab cai de 46% para 28%



A aprovação da gestão de Kassab (DEM) foi fortemente abalada no último ano, segundo dados da pesquisa Ibope, encomendada pelo movimento Nossa São Paulo. A pesquisa foi realizada em dezembro de 2009 e os resultados foram divulgados na manhã desta terça-feira, 19.

Ainda na pesquisa Ibope

Instituição que mais está contribuindo para melhorar a qualidade de vida:

Igreja 17%
Governo Federal (Lula): 16%
Prefeitura de São Paulo: 11%
Prefeito de São Paulo (Kassab): 2%
Governo Estadual (Serra): 8%
Veja a relação completa aqui em arquivo PDF:

Em relação à pesquisa anterior, de novembro de 2008, passou de 12% para 26% a quantidade de pessoas que avalia a administração municipal como ruim ou péssima. Dentre os que a consideram ótima ou boa, o percentual caiu de 46% para 28%.Os números coincidem com a queda nos índices de outros indicadores de bem-estar na cidade. Por exemplo, aumentou de 6% para 28% a quantidade de pessoas que afirma temer alagamentos.

Também apresentaram altas o receio em relação ao trânsito (16% para 18%), atropelamentos (7% para 13%), assaltos ou roubos (57% para 65%) e torcidas de futebol (6% para 11%).

A avaliação foi feita com base no IRBEM (Indicadores de Referência de bem-estar no Município), que compreende aspectos como saúde, transporte, habitação, meio ambiente, trabalho, espiritualidade, sexualidade, transparência e participação política, entre outros.

A nota média de São Paulo foi de 4,8 pontos numa escala de 1 a 10. A nota 1 significa estar totalmente insatisfeito; a nota 10, totalmente satisfeito.A pesquisa do Ibope entrevistou 1.512 entrevistados, entre 2 e 16 de dezembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Um ano atrás, 53% afirmavam que não sairiam de São Paulo; em dezembro de 2009, houve uma inversão: 57% afirmaram que gostariam de morar em outra cidade, e só 41% preferem ficar. "Há que se levar em conta que a pesquisa anterior foi feita logo após as eleições, então o clima era outro. Agora estamos vivendo as enchentes", diz a diretora executiva do Ibope Marcia Cavallari.

No topo da avaliação ficou o quesito das relações humanas, com 6,5, seguido de religião e espiritualidade (com 6,3). O item trabalho também obteve nota acima da média, com 6,2, embora o número de entrevistados que consideram algum aspecto do trabalho bom ou ótimo não tenha passado de 25%.

Saúde e educação ficaram com uma média de 5,1 e 5,0, respectivamente. Mais de 60% acreditam que não há democracia na educação e 71% acham que o serviço para agendar consultas, exames e resultados nos sistemas de saúde é ruim ou péssimo. Os menores índices, por sua vez, ficaram com segurança (4,3), transporte (4,0), desigualdade social (3,9).

A nota mais baixa ficou com transparência e participação política (nota 3,3), revelando grande aumento no grau de insatisfação e impopularidade da administração municipal atual. A honestidade dos governantes foi avaliada por 92% dos entrevistados como ruim ou péssima, e a punição à corrupção e a transparência dos investimentos públicos foram mal avaliados por 88%. A nota para honestidade dos políticos foi de apenas 2,3.Confira o resultado completo da avaliação de SP

Vale o comentário do leitor

Serra vai ser o técnico de polo aquático, Kassab, doutor em pedágio, ambos especialistas em Rouboanel com doutorado em buraco no metrô e PHD em privatizações. Que currículo maravilhoso! Tem um bairro em São Paulo, que se chama Pantanal...literalmente!Veja a relação completa aqui em arquivo PDF:

4 Comentários:

Zeno - P.A.Z. disse...

Aqui em Curitiba comenta-se que uma pesquisa feita em São Paulo, deu que 50% da população está planejando morar em outra cidade. Os 50% restantes ainda não foram pesquisados...

Anônimo disse...

Também com tanta coisa ruim acontecendo em São Paulo e nenhuma coisa boa acontecendo, é mais do que normal o povo querer se mudar desta cidade.O Kassab ainda tem que comemorar este número que ele alcançou, pois com certeza não foram entrevistados os morados do Pantanal, pois eles sim, estão com muita raiva deste prefeitinho pé de chinelo.

Anônimo disse...

Li na integra o editorial do estadão "http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100119/not_imp497938,0.php" e achei um absurdo. Triste um meio de comunicação 100% ao desserviço da nação. Repugno o Estadão e, em particular, esse editorial

Anônimo disse...

Ler editorial do estadão? nem pensar!. o que precisamos é fugir desse mal que é ler esses jornalecos do serra /fhc.Eu ja me livrei disso e podem ter a certeza que estou bem mais calmo!.
Dilma ganhando é o que eu quero!.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração