Pages

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Caravana da Dilma

Ciro e Dilma acompanham Lula na vistoria a obras de revitalização do rio São Francisco. O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), também se juntou ao grupo em outro trecho da viagem. Aécio disputa a indicação para encabeçar a chapa tucana à Presidência com o governador de São Paulo, José Serra, e os ministros da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima - que pretende disputar o governo baiano pelo PMDB -, das Cidades, Márcio Fortes, e da Comunicação Social, Franklin Martins."Acho que o presidente tem todo o direito de viajar pelo país. Isso faz parte do jogo político. Eu não me preocupo com essas viagens, acho que elas são legítimas, da mesma forma que nós, do campo da oposição, de forma extremamente respeitosa, temos que ter a nossa estratégia", disse o governador tucano.Já o outro pré-candidato do PSDB, José Serra, disse que  falta  investimentos em áreas ribeirinhas do Rio .


Quebrando o protocolo definido pelo Planalto, Lula resolveu visitar uma estação de tratamento de esgoto em Pirapora .Lula,  fez questão de ir ao local. Acabou encontrando dois pescadores, que foram surpreendidos pela visita. O presidente conversou com eles e ainda passou alguns minutos pescando às margens do São Francisco, ao lado de Dilma.



Na sequência do roteiro, em Barra (BA), a ministra mostrou, diante de cerca de 2,5 mil pessoas, certa timidez para uma candidata. Chamada por pessoas que se aglomeravam para ver Lula e comitiva, Dilma se aproximou. Tirou fotos, abraçou algumas delas, mas logo se afastou.

O fato de ser a candidata de Lula, porém, deverá ajudá-la. "Eu voto em quem o presidente pedir", proclamava as pessoas que foram ouvidas por jornalistas."Posso morrer agora que vi o presidente Lula." diziam outras depois de ver Lula. Outras falavama que só faz o que Lula mandar. "Antes não votava no PT, só no Lula. Agora, voto em qualquer candidato do partido. Minha candidata é a Dilma". Era a frase mais ouvida por jornalistas que integravam a comitiva do PresidenteEm Barra, Lula prometeu ficar vigilante, mesmo depois de deixar a Presidência, para impedir que seus sucessores paralisem as obras de transposição.

O Planalto pôs um avião da FAB para levar 24 jornalistas aos canteiros das obras do São Francisco. A visita aos sertões de Minas, Bahia e Pernambuco visa a divulgar uma obra vista pelo próprio Lula como principal marca de seu governo no Nordeste. O grupo transportado pela FAB inclui jornalistas do Le Monde, Der Spiegel, BBC, Rede Globo, Terra Magazine e Revista Piauí, entre outros. A reportagem do Jornal O Estado  de S.Paulo foi a única que viajou  por conta própria.

A  figura do presidente Juscelino Kubitschek (1956-1960)  deu  um charme à caravana. Lula e Dilma pernoitariam ontem num canteiro das empreiteiras em Sertânia (PE). Assessores do governo passaram os últimos dias divulgando o fato de que o presidente repetiria um gesto de JK, que no fim dos anos 1950 dormia nos acampamentos da construção de Brasília.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração