Pages

domingo, 2 de agosto de 2009

Vale sob controle estatal de novo?

Todo cuidado é pouco com esse tipo de notícia. É o tipo de notícia que especuladores usam para provocar turbulência nas Bolsas de Valores: fazer as ações caírem na segunda-feira de manhã, e voltarem ao normal de tarde, ganhando milhões. Tanto que já virou notícia na Bloomberg.

E todo cuidado é pouco com a origem da notícia: coluna de Lauro Jardim, na revista Veja.

Mas tem fundamento a médio prazo, pois todo mundo sabe da irritação que provocou em Lula as demissões na Vale. E sabe que, como grande acionista da Vale, o governo não ficou nada satisfeito com o corte exagerado no cronograma de investimentos diante da crise.

Também desagrada o governo alguns investimentos da Vale no exterior, preterindo expansão no Brasil.

Lauro Jardim publicou:

Na quinta-feira, Lula pediu a Guido Mantega e ao presidente do BNDES, Luciano Coutinho, que encontrem uma maneira jurídica de mudar o acordo de acionistas da Vale. Quer que o governo, através do BNDESPar e da Previ, que integram o bloco de controle da empresa, assumam de fato as rédeas da Vale, comandada por Roger Agnelli, ex-Bradesco, também um dos controladores. Nos últimos meses, Lula já vinha demonstrando publicamente sua insatisfação com a companhia. Mais de uma vez, puxou as orelhas de Roger Agnelli, reclamando de demissões na empresa e do que considerou um freio exagerado nos planos de investimentos. Se, de fato, a determinação de Lula andar, está destinada a ser uma fonte de polêmica incessante. Afinal, a companhia foi privatizada em 1997.

A polêmica será boa.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração