Foto no comício às vésperas da derrota da mulher do ex-prefeito:
Agripino e o ex-prefeito Laércio (camisa vermelha), cassado por corrupção na ampliação de um hospital.O senador José Agripino Maia (DEMos/RN), começou mal sua tentativa de reeleger-se em 2010.
Agripino e o ex-prefeito Laércio (camisa vermelha), cassado por corrupção na ampliação de um hospital.O senador José Agripino Maia (DEMos/RN), começou mal sua tentativa de reeleger-se em 2010.
Seu esquema político de sustentação sofreu baixa e começa a ser desmontado, ainda em 2009.
O motivo...
CORRUPÇÃO: Prefeito do esquema político de Agripino foi destituído
O ex-prefeito de São José do Campestre (RN), Laércio José de Oliveira (Dr. Laércio), eleito em 2008 (PP coligado ao DEMos e PSDB), do esquema político de José Agripino Maia, foi destituído da prefeitura por improbidade administrativa em maio de 2009, devido à corrupção, conforme apuração do Ministério Público Federal/RN:
1) Falsificação de documentos na prestação de contas da obra de ampliação do Hospital Maternidade Maria Vicência de Souza. Atestava que a obra já estava completa e atendendo plenamente aos beneficiários. Porém, a fiscalização realizada pelo Ministério da Saúde, constatou que não havia sido concluído nem mesmo metade do projeto, embora a integralidade dos recursos tivesse sido paga à empresa contratada.
2) Fraude na licitação para contratação da empresa que ficaria a cargo das obras, não tendo sido observadas as disposições da Lei n.º 8.666/93.
3) A empresa contratada apresentava notas fiscais referentes a medições que não condiziam claramente com o andamento das obras, porém, mesmo assim, o demandado ordenou o pagamento total da obra, ensejando grave lesão ao erário.
Esses atos de corrupção, com prejuízo aos cofres públicos da União, aconteceram na gestão anterior, entre 2001 e 2004. A íntegra da ação na justiça apresentada pelo MPF/RN pode ser lida aqui (arquivo em formato PDF).
Nova eleição mostra esquema de José Agripino Maia sendo desmontado
Se a cassação de Dr. Laércio pela Justiça Eleitoral já representava uma baixa, essa derrota foi referendada pelo povo, pois eleições suplementares foram marcadas para domingo passado (26/07/2009).
O grupo de Agripino se articulou para manter o mesmo esquema e arranjo político na prefeitura, lançando como candidata a mulher do ex-prefeito cassado: Cione Ferreira (PMN).
Agripino fez todos os esforços para eleger a mulher do ex-prefeito cassado por corrupção, inclusive sendo uma das estrelas do comício de encerramento da campanha, no dia 23 de julho, ao lado de seu primo, João Maia (PR/RN), irmão de Agaciel Maia.
O resultado das urnas no domingo passado desmontou o esquema de José Agripino Maia em São José do Campestre.
Venceu o adversário, Zequinha Borges, do PMDB com apoio do PSB e do PT.
Perdas e Danos
Na contagem da política potiguara, apoiaram Cione Ferreira e saíram derrotados:
- senador José Agripino Maia (DEMos);
- deputado João Maia (PR) - primo de Agripino e irmão de Agaciel Maia;
- deputado estadual Robinson Faria (PMN);
- deputado estadual Ricardo Motta (PMN);
Apoiaram Zequinha Borges, e saíram vitoriosos:
- governadora Wilma de Faria (PSB);
- deputada Fátima Bezerra (PT);
- deputado-líder Henrique Alves (PMDB);
- senador Garibaldi Alves (PMDB);
- senadora Rosalba Ciarlini (DEMos);
- deputado federal Rogério Marinho (PSB).
- deputado estadual licenciado Cláudio Porpino (PSB);
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração