Pages

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Globo critica, mas gastou 12 vezes mais com patrocínio da Petrobras




O jornal "O Globo", das Organizações Globo, promove há anos o Projeto Aquarius, um evento cultural, onde orquestras sinfônicas, corais ou óperas são levadas à exibição pública ao ar livre.

O patrocinador do projeto tem sido a Petrobrás nos últimos anos, e em uma única apresentação em 2007, gastou R$ 1,5 milhão (R$ 1.474.000,00 para ser exato), totalmente patrocinado pela Petrobras (PRONAC 0610300 no Ministério da Cultura).

O valor é 12 vezes mais caro do que outro evento semelhante que o jornal criticou (leia aqui na nota abaixo), porém de música negra, o projeto "Quilombos Cariocas".

As mesmas perguntas que o Globo fez a Petrobrás quanto ao projeto "Quilombos Cariocas", se aplica ao "Projeto Aquarius":

O que orquestra sinfônica clássica tem a ver com extração de petróleo?

Em nossa opinião, devido à responsabilidade social da empresa, inclusive com com cultura e geração de empregos na área cultural, tem a ver, tanto que a Petrobrás patrocina sua própria Orquestra.

Mas... por coerência, "O Globo" deveria devolver o dinheiro do "Projeto Aquarius" recebido como incentivo fiscal, e tirar o dinheiro do bolso das Organizações Globo.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração