Pages

segunda-feira, 15 de junho de 2009

PSDB se prepara para detonar Ciro


Antes de ter seu nome oficializado como candidato ao governo do Estado de São Paulo por uma coligação envolvendo o PSB, o PT e o PDT, o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) já fornece um estoque de munição considerável para os adversários o atacarem . Ao longo da última década, o ex-governador cearense e ex-ministro da Fazenda no governo Itamar Franco declarou repetidas vezes que um dos maiores problemas do país é a elite econômica paulista . Mesmo tendo nascido em Pindamonhangaba (SP), a cidade natal do ex-governador paulista Geraldo Alckmin. Os tucanos já tem pronto o discurso. Outros partidos que disputarão o governo estadual, em especial o PSDB, que lutará para ficar mais quatro anos no , querem pregar em Ciro a pecha de "estrangeiro" que não gosta de São Paulo .

Nos três partidos pelos quais transitou nos últimos 20 anos, Ciro sempre foi enfático em suas criticas ao empresariado paulista. Para ele, seu Estado natal, sempre colocou seus interesses particulares à frente dos interesses da federação. Não são raras as frases do ex-governador cearense afirmando que o país é comandado por empresários paulistas. Em muitos desses episódios Ciro Gomes usou de sua conhecida verborragia para criticar os donos do capital do Estado mais rico.

O tucanos também avisam que vão usar essas declarações de Ciro, durante a campanha eleitoral 2010. Uma das mais controversas declarações de Ciro ocorreu em 2001, quase no fim do segundo mandato de FHC. Comentando sobre uma reunião que o então presidente havia tido com empresários paulistas, Ciro comparou o encontro a uma reunião da Operação Bandeirantes, a Oban, grupo paramilitar criado para combater movimentos de esquerda durante a ditadura militar.

Um ano depois, durante a campanha presidencial, Ciro voltou à carga, afirmando que o país ainda continuava sendo comandado por barões, sendo os atuais ligados ao sistema financeiro. "O atual modelo que concentra uma oligarquia de barões paulistas no poder precisa ser destruído", afirmou o então candidato à sucessão de FHC em comício na cidade mineira de Sabará.

As críticas de Ciro ao empresariado paulista remontam até mesmo ao tempo em que era aliado de FHC, na época candidato à Presidência da República, com o apoio de toda elite econômica. O então ministro da Fazenda afirmara publicamente que os empresários de São Paulo estariam em complô contra o Plano Real.

As críticas à elite econômica de São Paulo continuaram ao longo dos últimos anos. Em 2006 Ciro Gomes afirmou que a "tragédia do Brasil é a classe dominante paulista". A declaração foi motivada pelo fato de o deputado federal ter encontrado em um teatro de São Paulo a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy, o atual secretário de cultura do Estado de São Paulo, João Sayad, e o governador de São Paulo José Serra. "Em São Paulo o PT e o PSDB são a mesma coisa", disse ele na época. Em tucano, já avisou que todos esses discursos de Ciro estão bem guardados para quando Ciro se declarar candidato.

Apesar de todas as críticas feitas à elite econômica paulista,(das quais eu concordo), Ciro recebeu mais de dois milhões de votos em São Paulo quando concorreu à Presidência da República em 2002. Percentualmente, teve um desempenho em São Paulo muito próximo de sua média nacional. Enquanto recebeu em todo o país 12% dos votos válidos, foi escolhido por 10% dos eleitores paulistas.

E você querido leitor, concorda com as declarações de Ciro Gomes? Acha que tais declarações tiram votos?

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração