Pages

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Datafolha: Dilma já empata com Serra na espontânea, e Lula vence em São Paulo

Um olhar no detalhamento da pesquisa Datafolha, mostra a dramática situação da candidatura demo-tucana de José Serra.

A situação é crítica, semelhante ao Titanic após chocar-se com o iceberg. A água já atinge a primeira classe. As ratazanas demo-tucanas estão desesperadas em busca de uma rota de fuga, e as lideranças fiéis demo-tucanas começam a sentirem-se como os violinistas do filme.

Dilma e Serra já estão empatados na pesquisa espontânea

A pesquisa espontânea é aquela em que o pesquisador não apresenta os nomes ao eleitor. Apenas pergunta "Em quem você gostaria de votar para presidente na eleição de 2010 ?"

Pois nesta pesquisa, Lula aparece disparado na frente com 27%. Serra vem muito atras com 5% empatado tecnicamente, dentro da margem de erro, com a ministra Dilma, que está com 4%.


Na pesquisa espontânea, 48% disseram que não sabem em quem votará.

O significado dessa pesquisa espontânea (que melhor reflete o voto decidido e consciente) é que o favoritismo de Serra é tão falso quanto uma nota de R$ 3,00.

Na verdade, hoje, o número de eleitores decididos a votar em Serra é 5%, o mesmo que Dilma (4%, empatada dentro da margem de erro).

Além disso, 1% responderam espontaneamente "Candidato apoiado por Lula". E 27% responderam o próprio Lula. Não é difícil adivinhar para quem a maioria dos votos migrarão desses 27% de pessoas decididas a votar epontaneamente em Lula.

A situação é pior quando o plano "B", Aécio, é testado como candidato demo-tucano.

Nesse contexto, a análise qualitativa desta pesquisa já demonstra que, na verdade, Dilma já é favorita. Para esse favoritismo aparecer nas pesquisas estimuladas é só questão de tempo. Pelas projeções, só um desastre poderia deter a eleição de Dilma, e é esse desastre que a oposição está em busca desesperada.

Lula vence Serra em São Paulo (no estado e na capital)

São Paulo sempre foi a fortaleza dos tucanos. Ali controlam a máquina governamental há 14 anos. Alckmin teve mais votos do que Lula em 2006 no estado de São Paulo. Serra conseguiu eleger Kassab na capital em 2008.

No cenário de pesquisa estimulada, em que o Datafolha testou os nomes Lula, José Serra, Ciro Gomes, Heloísa Helena, o presidente vence Serra no estado de São Paulo por 39% x 35%, e na capital por 38% X 35%.


A maioria do eleitorado paulista quando perguntado se prefere Serra ou Lula para presidir o Brasil, já prefere Lula.

Toda a argumentação de que Serra seria bom governador, logo, os paulistas o escolheriam para presidente, etc, vai por água abaixo com esta pesquisa.

Perceberam a situação dramática em que se encontra a candidatura demo-tucana?

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração