Pages

domingo, 31 de maio de 2009

Globo Filmes recebeu polpudos patrocínios da Petrobras


Na pauta da CPI demo-tucana da PetrobraX deverá incluir "devassa" nos patrocínios culturais da empresa.

Segundo o noticiário do PIG, a Petrobras estaria favorecendo "ONG's petistas". O que há de novidade é que entre as "ONG's petistas", aparece a Globo Filmes, empresa das organizações Globo produtora de filmes.

Enquanto a oposição persegue cidades do nordeste, pelo patrocínio da Petrobras à festas juninas, típicas da cultura local e tradicionais, quem tem acesso a polpudas verbas de patrocínio é a Globo Filmes.

Uma única cota de patrocínio à Globo Filmes, ultrapassa em valor a verba destinada à promoção de festas juninas em dezenas de cidades.

Sob pretexto de incentivo à cultura, pela lei do audiovisual ou lei Rouanet, a Globo Filmes produz filmes de apelo comercial, usando toda a estrutura de seus estúdios (PROJAC), atores de seu elenco, diretores, cenógrafos, equipamentos, tudo de sua estrutura.

Obviamente que a Globo conseguiria fazer esses filmes sem precisar passar o chapéu na Petrobras. Mas passa.

Um exemplo recente é o filme "Se eu fosse Você". Produzido pela Globo Filmes, dirigido por Daniel Filho, protagonizado por atores famosos, como Tony Ramos e Glória Pires. Tinha todos os ingredientes para ser sucesso de público e bilheteria, como aconteceu de fato.

No entanto, a Globo Filmes captou dinheiro de patrocínio na Petrobras para produzir o filme. Esse dinheiro paga a produção do filme (provavelmente com lucro, pois se a produção é feita dentro da TV Globo, deve transferir dinheiro para a TV a título de aluguel de estudios, equipamentos, etc.).

Uma vez o filme pronto e com custo já pago pelos patrocínios, o lucro de bilheteria, distribuição em DVD, exibição na própria TV Globo, e venda para exibição em outros países, fica com os produtores, ou seja, a Globo Filmes.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração