Pages

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Globo admite: Manchete de primeira página do jornal era mentirosa


Manipulação: Manchete de capa do jornal o Globo (clique na imagem do jornal) é mais uma mentira de Ali Kamel . A notícia pra lá de mentirosa diz: “O Presidente Lula discute com manifestante que reclamavam de problemas no programa de habitação do governo”.

Viram a mentira leitor? Primeiro, o Globo não informa que integrantes do Movimento Popular Pró-Moradia para Baixa Renda se concentraram na entrada do CCBB (onde o Presidente Lula está despachando),para protestar contra um programa de moradia do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM). O jornal, induziu erradamente, descaradamente, o leitor a pensar que o protesto era contra o projeto habitacional do governo federal, Minha Casa Minha Vida.

Segundo Paulo Batista dos Santos, líder dos sem-teto, um dos motivos da manifestação é porque eles (os sem-teto), temem que o governo do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), privilegie as grandes construtoras em detrimento das famílias com renda de até três salários mínimos. Lula prometeu conversar com o governador do DF, José Roberto Arruda, e mandou o chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho, receber uma comissão de representantes do movimento.

O jornal também não diz que, os manifestantes foram surpreendidos pelo Presidente, que deixou seu gabinete e foi à rua ouvir a reivindicação.

Por último, o jornal também esqueceu de dizer que, os manifestantes, esperavam pela ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e que, ao verem Lula, os manifestantes passaram a gritar palavras de ordem do tipo: "Lula, eu te amo". E mais, Lula deixou o local ovacionado pelos sem-teto Veja as fotos aqui .


O desmentido de Hoje:


O Jornal carioca "O Globo" admitiu hoje, em primeira página, que publicou ontem uma notícia na capa desmentida na página interna da mesma edição do próprio jornal. A mentira está na capa do jornal. O Globo não deveria dar destaque ao desmentido, publicando também na capa?

Na página interna mostrava o que publicamos aqui no blog:

O presidente Lula desceu à rua para conversar manifestantes que estavam em frente ao CCBB (local de trabalho provisório, enquanto o Palácio do Planalto é reformado).

Os manifestantes receberam o presidente com carinho, inclusive com gritos de "Lula, eu te amo", vindo de populares.

O presidente perguntou: "Qual a reivindicação de vocês?".

Eles temem que o governo demo-tucano do Distrito Federal privilegie as grandes construtoras em detrimento das famílias com renda de até três salários mínimos, nos programas habitacionais.

O presidente prometeu conversar com o governador do DF, José Roberto Arruda (DEMos/DF), e mandou o chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho, receber uma comissão de representantes do movimento.

O apetite oposicionista do jornal das organizações Globo é tão grande, que viraram a notícia ao contrário na capa de ontem, cometendo o seguinte ridículo:

O título foi "Lula enfrenta protesto" e a legenda da foto diz que que "Lula discute com manifestantes".


Decadência vai de mal a pior

É fato relevante a publicação do erro com esse destaque na capa.

Foge aos padrões. Normalmente os jornais só publicam o "erramos" no pequeno espaço dedicado a isso, nas páginas internas.

Provavelmente até o restinho de leitores do jornal que ainda sobraram, deve ter reclamado da contradição entre a capa e a notícia interna.

Significa medo do Globo de repetir o "mico" dos boxeadores cubanos, da fraude na ficha de Dilma publicada na Folha de José Serra (Folha de São Paulo).

Não fosse a blogosfera, nem saberia do caso.

No Rio de Janeiro, o Globo não é mais influente. Não pauta assuntos entre o povo, nem mesmo entre a grande maioria da classe méda. Nem sei quem ainda lê o jornal. Nem militares gostam mais do jornal, devido à perseguição ao funcionalismo, pois quando o governo reajusta salários do funcionalismo (inclusive militares) o Globo logo joga uma manchete dizendo que o governo aumentar gastos, sem avaliar sequer a justeza do aumento diante das perdas inflacionários desde a época de FHC. Além disso, desagrada os militares a falta de nacionalismo do jornal, sempre sabujo dos interesses estrangeiros imperialistas, contra o Brasil, contra o pré-sal ficar para os brasileiros, contra a Petrobrás.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração