Pages

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Para Lula, Brasil está melhor preparado do que outros emergentes diante da crise mundial

O presidente Lula foi o último a falar, na reunião ministerial, encerrada há pouco, e disse que o objetivo era que os ministros pudessem ter um panorama mais preciso do país e do mundo, dos possíveis rumos da crise e quais as medidas que devem ser tomadas para combatê-la.

Guido Mantega fez um resumo das discussões. Disse que o presidente falou sobre a reunião a recente reunião do G20 (países desenvolvidos e emergentes), onde os chefes de Estado concluíram que a crise é grave e requer medidas urgentes.

Lula destacou que as medidas para reduzir seus efeitos passam, principalmente, por políticas anticíclicas, citando o pacote editado pelo governo chinês que injetou US$ 586 bilhões na economia do país, o que equivale a 12% do Produto Interno Bruto (PIB) da China.

Mantega informou, ainda, que o presidente Lula considerou que o Brasil está em melhor condição de enfrentar a crise que outros países emergentes, entre eles a Coréia do Sul e a Rússia.

“O Brasil se preparou melhor. Estamos colhendo os frutos que plantamos. Fizemos reservas e nossas reservas foram até criticadas. Mas preferíamos ser credores em dólar do que ser devedor em dólar”, disse o ministro, concordando com Lula.

Fonte: Agência Brasil

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração