Pages

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Bush diz a Lula que os efeitos do pacote surgirão até o fim do mês


O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush,disse ontem, durante telefonema ao Presidente Lula , que em duas semanas e meia será possível sentir os primeiros efeitos do pacote aprovado na semana passada para salvar a economia americana. No fim de semana, Lula havia ligado para Bush mas apenas ontem o presidente americano retornou, em uma conversa que durou aproximadamente 15 minutos.

Lula repetiu ao presidente americano que a crise econômica começou a se agravar: o Brasil tem hoje mais condições de enfrentar períodos de turbulência do que em momentos anteriores. Isso é possível porque a economia brasileira está mais sólida, os fundamentos mais estruturados e o mercado interno mais fortalecido. Bush concordou com a solidez da economia brasileira, afirmando que "o Brasil tem hoje uma plataforma mais sólida para enfrentar crises internacionais".

Lula parabenizou o presidente americano pela aprovação no Congresso, na última sexta, do pacote de socorro aos bancos e instituições financeiras dos Estados Unidos. Para Lula, esse plano servirá como um primeiro passo para o reequilíbrio da economia americana. E repetiu que é fundamental um maior regulação do sistema financeiro internacional para impedir outras crises.

O presidente Lula disse que, nesse momento de instabilidade, seria um excelente sinal para a comunidade internacional a aprovação da Rodada Doha. Embora não tenha dito explicitamente no telefonema, o raciocínio do petista segue na linha de que, aprovado um novo formato para os acordos comerciais internacionais, os preços das commodities, fundamentais para a economia brasileira, se estabilizariam num patamar mais razoável.

Lula reiterou o convite para que Bush participe, no fim de novembro, de um seminário sobre biocombustíveis, marcado para ocorrer em São Paulo. Bush agradeceu a oferta, mas disse que, diante da crise e das incertezas vividas por seu país, não era possível confirmar agendas futuras e participação em eventos internacionais.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração