O Presidente Lula vai se reunir amanhã com o presidente da venezuelano, Hugo Chávez, na cidade de Manaus, capital do Amazonas. Também foram convidados os presidentes de Bolívia, Evo Morales, e do Equador, Rafael Correa. O encontro ocorrerá em um contexto de instabilidade política na Bolívia, da aproximação militar entre Venezuela e Rússia e das tensões após a decisão equatoriana de suspender seus contratos com a construtora brasileira Odebrecht. Além disso, há preocupação na região sobre possíveis impactos da crise financeira dos Estados Unidos na América Latina.
Hoje, Lula disse que a crise afetará todo o mundo, mas disse seguir confiante de que o impacto no Brasil será pequeno. Na agenda do encontro há temas de integração regional e discussões bilaterais com a Venezuela, como projetos energéticos em comum e planos de cooperação em áreas da indústria e da agricultura.
Correa comentou, além disso, que os quatro governantes devem abordar o projeto Manta-Manaus, que prevê a abertura de um corredor entre o Pacífico e o Atlântico com rodovias, ferrovias e rios entre as cidades de Manta, no Equador, e Manaus. O presidente equatoriano chegará fortalecido, após o triunfo do projeto de reforma da Constituição impulsionado por ele, aprovado em referendo realizado ontem. Lula e Chávez devem jantar na noite de hoje. Correa e Morales devem se somar ao encontro amanhã.
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração