Pages

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Central do Senado pode ter "grampeado" conversa com Mendes, revela jornalista


E já que o assunto de hoje é somente a maletinha do Jobim, tem mais uma informaçoes das blogueiras, Jussara Seixas, editora do blog “Por um novo Brasil” e da Vera, editora do blog “Eu quero falar” .Texto postado pela jornalista Cristiana Lôbo em seu blog revela que o Senado possuí uma central que grava todas as ligações feitas diretamente ao número central da casa, sugerindo que a revelação de trecho de conversa entre o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) e o presidente do STF,Gilmar Mendes, pode ter surgido a partir desse sistema – e de não de supostas gravações ilegais feita pela Abin, conforme acusou a revista Veja sem qualquer comprovação:Leia a íntegra do texto abaixo:

Central de telefone
Quem telefona para o número central do Senado (61 -3311.4141) é atendido por um sistema eletrônico que pede o nome do senador ou o setor com o qual você deseja falar. Você responde e, ao transferir a ligação para aquele ramal, a gravação informa: “para sua segurança, a partir deste instante, sua ligação está sendo gravada”.

É daí que alguns suspeitam que tenha saído o grampo no telefone do presidente do STF, Gilmar Mendes. Ele retornara a ligação do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) por meio da secretária - a reportagemda revista Veja não diz se ele retornou para o celular do senador ou para ogabinete.

Por isso o general Jorge Félix teria afirmado que a gravação pode ter partido do Senado. Afinal, todas as conversas pelo telefone de ramal são gravadas “para segurança” do interlocutor. Agora, para onde vão as milharesde fitas com o conteúdo das conversas, é que é preciso saber. E se dali elas entram num comércio, como dizem outros.

Bem, há muito caminho para investigação. E a Polícia Federal tem até o dia 2 de outubro para dar tantas respostas.

O serviço de atendimento automático do Senado continua não mais avisando que a ligação está sendo gravada “para sua segurança”. Já transfere para o gabinete ou setor desejado (depois de tentativas, porque o sistema é demorado). Se mudaram o sistema de atendimento de ontem para hoje, a coisa está mesmo grave. Com a palavra, a segurança do Senado - ou quem tenha autorizado a retirada desse passo no processo de atendimento das ligações do Senado.

10:22: Neste momento, o serviço de atendimento do Senado não avisa mais que a ligação está sendo gravada “para sua segurança”. Pode ser porque nos gabinetes ninguém atende. Vamos tentar amanhã cedo.

Comentário extraído do blog da Cristiana Lôbo

Prezada Cristiana,
Permita-me acrescentar as suas considerações um fato de extrema relevância que não foi divulgado pela imprensa, qual seja, desde 1999 há no Congresso Nacional uma Comissão Mista, cujo objetivo é fiscalizar as ações dos órgãos de inteligência do governo, assim sendo, não é correto atribuir, tão somente, ao Poder Executivo a responsabilidade pelo suposto grampo ocorrido no Gabinete do Ministro Gilmar Mendes, visto que por imprudência, negligência, imperícia, conivência ou conluio a Comissão Mista de Controle de Órgãos de Inteligência não cumpriu seu dever institucional, portanto deve a comissão ser responsável solidária. Entretano o Ministro Gilmar Mendes não chamou às falas o Senador Heráclito Fortes - que é o presidente da supracitada comissão.

Por Adilson

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração