Pages

sábado, 9 de agosto de 2008

O homem da capa preta



Gilmar Mendes disse; "Pode uma tentativa de atemorização. Toda vez que temos alguma decisão polêmica no tribunal, temos esse fenômeno de ameaça de bombas, de tentativas de amedrontamento da corte"...E o que era mesmo o tal pó branco? Era lactose, simplesmente açúcar de leite, o pó branco encontrado na quinta-feira no 3º andar do Supremo Tribunal Federal (STF), que causou grande alvoroço ante a suspeita de que se tratasse de algum produto tóxico ou atentado contra algum ministro.

E, já que o açúcar de leite não deu a repercussão que o ministro esparava, hoje saiu mais uma na imprensa;Documentos obtidos pela revista Veja mostram que o gabinete do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, foi alvo de monitoramento clandestino no mês passado. Não sei porque, mas quando li essa notícia, lembrei-me do delegado da Polícia Federal Élzio Vicente da Silva quando afirmou à CPI dos Grampos Ilegais da Câmara que a empresa de espionagem internacional Kroll foi contratada pelo grupo ligado ao banqueiro Daniel Dantas para fazer escutas telefônicas e interceptações de e-mails de autoridades federais ... O delegado Élzio Silva foi responsável pela Operação Chacal, que, em 2004, desbaratou o suposto esquema de espionagem .Na peração Chacal, Dantas também foi investigado.

Quem é Gilmar Mendes...

Gilmar Mendes foi nomeado para o Supremo Tribunal Federal pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. À época, sua nomeação dividiu os meios jurídicos. Em artigo publicado na Folha de S. Paulo(assinante) o jurista Dalmo de Abreu Dallari , professor catedrático da UNESCO na cadeira Educação para a paz, Direitos Humanos e Democracia e Tolerância, declarou: "Se essa indicação (de Gilmar Mendes) vier a ser aprovada pelo Senado, não há exagero em afirmar que estarão correndo sério risco a proteção dos direitos no Brasil, o combate à corrupção e a própria normalidade constitucional. (...) o nome indicado está longe de preencher os requisitos necessários para que alguém seja membro da mais alta corte do país .

Gilmar Mendes tentou processar criminalmente o jurista Dallari por esse artigo, mas a Justiça recusou a instauração da ação penal que o já ministro Mendes pretendia mover contra o advogado Dalmo Dallari: "A crítica, como expressão de opinião, é a servidão que há de suportar (...) quem se encontrar catalogado no rol das figuras importantes", escreveu o juiz do caso Silvio Rocha, citando uma sentença publicada na Espanha .

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, para conseguir ter sua indicação aprovada no Senado Federal, Gilmar Mendes precisou contar com uma "mobilização tucana": "registros do Senado mostram que a base de apoio ao governo tucano se mobilizou para garantir aprovação do de Mendes para o cargo". Teve 15 votos contrários à sua efetivação, o triplo do segundo candidato ao posto com maior rejeição, o ministro Eros Grau.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração